Poucas franquias impactam como “Velozes & Furiosos”. De inicio, parecia ser um filme policial sobre corridas clandestinas em Los Angeles, para ir mais além em 2001. Mesclando ação, filme de assalto e trafico. Foi o que vimos nas continuações “+ Velozes, + Furiosos (2003)” e “Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)”. Já em 2009 tivemos “Velozes & Furiosos 4”, contou a volta do elenco original Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster e Michelle Rodriguez. Adicionando um ritmo ainda mais frenético de ação com sequências mirabolantes. Isso se tornou sua marca registrada. Bem exemplificada em “Velozes & Furiosos: Operação Rio (2011)” com Don Toretto (Diesel) e Brian O'Connell (Walker) roubando o cofre do bunker do rei do crime carioca Herman Reyes (Joaquim de Almeida). Detalhe: ele está preso por cabos de aço atrelados aos seus carros na alucinante fuga pelas ruas da Cidade Maravilhosa.
Don tem um embate com o agente internacional Luke Hobbs (Dwayne Johnson), pura testosterona. Somada a presença de velhos e novos aliados, Roman Pearce (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris), Han (Sung Kang), Gisele (a Mulher-Maravilha Gal Gadot) e Elena Neves (Elisa Pataky) respectivamente. Fique atento que voltaremos a este paragrafo. A turma se deu tão bem que retornou em “Velozes & Furiosos 6 (2013)”. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2013/05/na-sexta-marcha-com-velozes-furiosos.html. Após algumas baixas, como os falecimentos de Gisele e Han, Don e seus amigos enfrentam um novo inimigo, o implacável Deckard Shaw (Jason Statham) em “Velozes & Furiosos 7 (2015)”. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2015/04/sete-vezes-velozes-furiosos.html. Este episódio marcou a despedida de Paul Walker da franquia. Que veio a falecer num acidente automobilístico em novembro de 2013.
Don precisa se aliar a letal hacker Cipher (Charlize Theron, Oscar de Melhor Atriz por "Monster: Desejo Assassino, 2003") para não colocar sua família em risco iminente em “Velozes & Furiosos 8 (2017)”. Mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2017/04/8x-velozes-furiosos.html. Agora o perigo está mais próximo do que Don imaginava. Seu irmão mais novo Jakob (John Cena) que se tornou um mercenário. O passado deles vem à tona e Don se preocupa com a segurança do filho Brian. Nascido de sua relação com Elena em “Operação Rio” e “V&F 6”. Assim temos “Velozes & Furiosos 9 (2021)”. Falamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2021/06/9x-velozes-furiosos-familia-esta-em.html. Dai chegamos a “Velozes & Furiosos 10 (Fast X, 2023)”. Com a família reunida e se juntando a eles, temos a avó de Don, Abuella Toretto, interpretada pela veterana Rita Moreno (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo antológico musical “West Side Story, 1961”).
O
que parecia ser um momento de paz e tranquilidade familiar, ganha novos contornos com a visita
inesperada de Cipher. Ela veio alerta Don e Letty (Rodriguez) que eles correm perigo. Lembra que comentamos
anteriormente sobre o que ocorreu em “Operação
Rio”? Herman tinha um filho, Dante Reyes. Interpretado pelo Aquaman Jason Momoa. Ele veio vingar a morte do
pai e a perda de sua fortuna. Nas sombras, ele conseguiu reconstruir seu império, vindo com tudo atrás de Don e seus amigos. Que inclui uma emboscada para Roman,
Tej, Han e a hacker Ramsey (Nathalie Emmanuel), apresentada em “Velozes &
Furiosos 7”, que estão realizando um trabalho em Roma (Itália). Os dois correm
contra o tempo e chamam os irmãos de Dom, Mia (Brewster) e Jakob (Cena)
para cuidarem do pequeno Brian (Leo
Abelo Perry).
Na ação, são vencidos por Dante e acusados por terrorismo internacional. Tornam-se foragidos com Letty sendo presa e colocada em custodia em um local secreto. Já Dom sem recursos, busca o auxilio de Magdalene Shaw (a Rainha Helen Mirren), a mãe de Deckard. Com seus contatos no submundo, faz com que Dom vá ao Rio de Janeiro. Onde a rixa entre ele e Dante começou. De volta aos rachas pelas ruas do RJ, conhece a irmã de Elena, Isabel (Daniela Melchior, a Cleo Cazo de “O Esquadrão Suicida, 2021”). Assim como ele, é uma corredora. Ao lado deles, temos a Capitã Marvel Brie Larson. Ela faz a filha do sr. Ninguém (Kurt Russell).
Isabel guardou os arquivos de Elena relacionados à família Reyes. Descobre que Dante é inteligente e insano. Por isso, previu todos seus movimentos e estudando a fundo, tudo o que Dom fez ao lado de sua família até hoje. Assim temos o mote inicial de “Velozes & Furiosos 10”. Dirigido agora por Louis Letterrier de “O Incrível Hulk (2008)” e “O Truque de Mestre (2013)”. Como é de praxe, os filmes da franquia possuem sequências empolgantes e extrapolam o imaginário do espectador. A união deles é a força motriz de “Velozes & Furiosos”. Só que agora numa jogada inteligente, Dante os separa. Onde cada um tem sua própria historia até conseguirem se juntar novamente e lutarem contra Dante. Momoa com seu carisma traz o melhor vilão da franquia.
Misto de loucura e sagacidade. Até o eletrizante ato final, onde subjuga Dom e o pequeno Brian numa represa. A conclusão é deixada em aberto, tendo estreia marcada para 2025 no vindouro “Velozes & Furiosos 11”. Com o rumor que pode se transformar em uma trilogia. Diesel nem diz que sim, nem que não. Enquanto isso, temos duas cenas pós-crédito. Na primeira, vemos como Letty e Cipher escapam da prisão no meio da Antártica no submarino visto em “V&F 8”. Junto a ele, a volta de uma personagem dada como morta em “V&F 6”. DICA: Ela é atualmente uma heroína dos filmes da DC. Já a segunda, mais um retorno. Após as desavenças de outrora com Diesel, Dwayne retoma o papel de Hobbs, é o novo alvo de Dante. Foi ele que deu o tiro mortal em seu pai.
Comentários
Postar um comentário