Pular para o conteúdo principal

8x "VELOZES & FURIOSOS"


Quando o assunto é franquia no cinema, entra-se em um terreno perigoso. São muitas que surgem e que não vão adiante. Um exemplo recente é a adaptação do game “Assassin’s Creed” com o mutante Michael Fassbender, que não rendeu o esperado e não deve passar do filme lançado este ano. Um dos raros exemplos e inesperados é o conto de ação “Velozes & Furiosos”. Lançado inicialmente em 2001 com uma narrativa sobre corridas clandestinas de carros e roubo de cargas em meio às estradas na terra do tio Sam. Estrelada pelo viril Vin Diesel e o galã Paul Walker. Já discutimos sobre a franquia, leia mais abaixo:

A FRANQUIA VELOZES & FURIOSOS

O sétimo capítulo saiu em 2015 e poderia ter sido o ultimo. Já que um dos seus principais atores Paul Walker, falecido em um acidente de carro (uma ironia do destino macabra) em 2013.  Ledo engano. O dono da marca Vin Diesel não se fez de rogado e traz a oitava aventura com a “família” do seu personagem Dom Toretto.  Seguindo os eventos vistos anteriormente, Dom e Letty (Michelle Rodriguez) estão em lua de mel no país do finado Fidel Castro, Cuba.

Apesar do clima romântico, Dom não consegue fugir de uma confusão. Numa sequencia de tirar o folego pelas ruas da capital cubana, Havana. Ele ajuda um primo que se endividou com um gangster local. Disputando uma corrida com o carro do primo (uma lata velha) e apostando o próprio, saldar o débito dele. Já seu oponente, tem uma “maquina” literalmente.


Após o ocorrido, Dom e Letty seguem suas vidas. Até que ele encontra na rua, Cypher (a musa Charlize Theron). Aparentemente inocente, ela o ameaça. Desta vez, Dom se intimida e fico preocupado com seu futuro e de sua “família”. Mais tarde, ele é chamado pelo agente Hobbs (Dwayne Johnson) para uma ação que pretende recuperar uma arma de contrabandistas.  Trazendo de volta seu time formado pelo hacker Tej (Ludacris), o sem noção Roman (Tyrese Gibson) e a novata da turma, Ramsey (Nathalie Emmanuel).


Eles são bem sucedidos. Até que Dom vira a casaca. Rouba a arma do carro de Hobbs e a entrega para Cypher. Enquanto Hobbs é preso, porque realizou a missão sem consentimento de seus superiores. Na prisão se encontra com o agente Frank Petty  (Kurt Russell, o pai do guardião da galáxia Peter Quill) e seu jovem parceiro Eric Reisner (Scott Eastwood, o filho do mítico cowboy Clint Eastwood). Diz que há uma alternativa para sua soltura, mas Hobbs não a aceita. Chegando à sua cela, vê quem será seu vizinho. É ninguém menos que Deckard Shaw (o mercenário Jason Staham). Numa clima nada amistoso, a troca de gentileza é mútua.


Para passar o tempo, Hobbs se exercita dentro da cela. Do outro lado, Deckard o chama de “Hércules”. Referencia ao filme de Johnson sobre o herói mitológico. Enquanto isso, a prisão é atacada. Descobre-se depois, que foi Petty a articulou. Para libertar Hobbs. Pois ele quer juntar o time de Dom com a supervisão de Hobbs e a aliança involuntária de Shaw para irem atrás de Cypher. E entender os verdadeiros motivos da “traição” de Dom. Dai temos o mote para “Velozes & Furiosos 8”. 

Lá fora a película se chama “The Fate of the Furious (traduzindo para “O Destino do Furioso”)”. Dirigida por F. Gary Gray, da elogiadíssima cinebiografia “Straight Outta Compton” sobre o grupo de rap norte-americano N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes). Ele já havia trabalhado com Diesel no policial “O Vingador (2003)”, Dwayne em “Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005)” e com Jason & Charlize no filme de assalto “Uma Saída de Mestre (2003)”.


Com sua experiência trouxe agilidade à trama de “Velozes 8”. Com uma história mais complexa que as anteriores, onde no primeiro ato descobrimos o porquê da traição de Dom. E Charlize abrindo seu repertorio artístico. Se mostrando uma vilã à altura do herói. Repetindo o ar de maldade da Rainha Ravenna de “Branca de Neve & O Caçador (2012)” e trazendo de volta o tom e a atitude da personagem Vickers de “Prometheus (2012)”.

O humor crescente entre os personagens é crescente. O elenco exibe uma cumplicidade pouco vista nos dias de hoje. Relembrando os filmes de Danny Ocean e seus Onze Homens. Cientes de suas virtudes e suas falhas, o filme pode ser levado a sério nas suas cenas mirabolantes. Com na chuva de carros controlados a distancia por Cypher nas ruas de Nova York. Ou em seu empolgante ato final, quando Dom e equipe fogem de um submarino em meio a um lago congelado na Rússia.


Brian e Mia são citados, mas não deixa claro porque não aparecem no filme. Deixando no ar, a continuidade das aventuras inimagináveis de Dom e sua família. Vin comentou que a franquia terá 10 filmes. Recentemente a Universal divulgou as datas de estreia de “V&F 9” que chega aos cinemas em 19 de abril de 2019 e de “V&F 10” em 02 de abril de 2021. “Velozes & Furiosos 8” se tornou a maior bilheteria de todos os tempos na estreia de um filme. Arrecadando no final de semana mais de US$ 532 milhões de dólares. Superando o recordista anterior, “Star Wars: O Despertar da Força (2015)” que fez US$ 529 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c