Pular para o conteúdo principal

A minissérie HBO "OS ENCANADORES DA CASA BRANCA"

O escândalo de Watergate ainda rende no mundo do entretenimento. Seja com o clássico “Todos Os Homens do Presidente (1976)” de Alan J.Pakula, baseado na reportagem de Carl Bernstein & Bob Woodward, relatou o que houve na invasão ao escritório do Partido Democrata, durante a corrida presidencial. O então Presidente Nixon estava ciente do fato e pediu a seus assessores diretos coordenarem a ação. As investigações foram mais a fundo e confirmaram o envolvimento de Nixon. Isso causou sua renuncia como Presidente, já que estava concorrendo ao seu segundo mandato. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2020/06/todos-os-homens-do-presidente-1976-com.html


Em 2017, Steven Spielberg nos trouxe “The Post: A Guerra Secreta”, que serve como um preludio para o Watergate. Já que relata o embate entre o jornal Washington Post e o Presidente Nixon, sobre o vazamento de informações sigilosos do envolvimento do governo norte-americano nos conflitos mundiais. Como a Guerra no Vietnã, por exemplo. Para saber mais no link:  https://cyroay72.blogspot.com/2018/01/the-post-guerra-secreta.html. Em meio a isso, a série Star+ “Gaslit (2022)” com Julia Roberts e Sean Penn, que foca no alto escalão do poder na Casa Branca envolvido no escândalo. 

Agora a HBO nos traz a minissérie “Os Encanadores da Casa Branca (The White House Plumbers, 2023)”. Onde temos o ponto de vista dos envolvidos diretos na invasão ao escritório. Baseado no livro “Integrity: Good People, Bad Choices, and Life Lessons from the White House (2007)” escrito por Egil “Bud” Krogh e seu filho Matthew. Bud foi um dos presos pelo ocorrido e sua história foi adaptada por Alex Gregory & Peter Huyck, e dirigida por com David Mandel. Como Bud temos Rich Sommer e ao seu lado, Woody Harrelson (“Han Solo: Uma História Star Wars, 2018”) e Justin Theroux (de “The Leftlovers, 2014 a 2017”) como E. Howard Hunt e Gordon Liddy respectivamente. Ambos foram ex-agentes da CIA e FBI, até que foram designados para uma tarefa pelo governo da terra do tio Sam. Se infiltrar em no escritório do Partido Democrata para obter informações sobre o oponente de Nixon nas eleições, George McGovern.

Os dois devem se reportar ao conselheiro do presidente, o advogado John Dean (Domhnall Gleeson, o General Hux da saga Star Wars). Este lhe incube a tarefa de montar uma força tarefa para colocar escutas no escritório em Watergate, para garantir a vitória de Nixon. Bem como, cuidar dos interesses e a segurança nacional dos EUA. Entre seus homens de confiança temos “Muscolito” Martinez (Tony Plaza) e Frank Sturgis (Kim Coates). Junto a eles, James W. McCord Jr. (Toby Huss), especialista em grampos e escutas. A convivência se transforma numa inusitada amizade entre Hunt e Liddy. Enquanto o primeiro é uma pessoa competente em sua área de ação, já o segundo se mostra peculiar. 

Apaixonado pelo nazismo de Hitler, que se confunde com seu nacionalismo exacerbado. Conhecemos suas esposas Dorothy Hunt (Lena Headey, a Cersei Lannister de “Game of Thrones”), e Fran Liddy, com Judy Geer ("Halloween Kills, 2021"). As duas acabam se tornando cumplices de seus maridos. Em especial, Dorothy. Por ter uma experiência previa, ao prestar serviços administrativos para o exército após a Segunda Guerra Mundial. Ela auxilia Howard nas mais enlouquecidas ações para conseguir se sustentar e seus amigos. Já que é uma operação secreta e pouquíssimos têm conhecimento de sua existência. Ao mesmo tempo, Howard precisa equilibrar a vida familiar, que está à beira de um colapso. Daí temos o mote inicial de “Os Encanadores da Casa Branca”. 

Uma comedia de erros, onde vemos como Hunt e Liddy não tinham a menor noção do que estavam fazendo. Partindo de uma ideologia de extrema direita que não se justifica. Em especial quando se nomeiam como “encanadores”. Como estes profissionais, limpar a sujeira dos canos e restabelecer a ordem das coisas. Quando na verdade, fazem o contrário. Ao invés de realizarem o trabalho que foram contratados, não conseguem efetuar a operação com sucesso. Se consideram “profissionais”, quando realmente se atropelam nos próprios pés. Exemplificado nas sequencias que tentam invadir o prédio, ao colocarem um adesivo na fechadura da porta automática. Para impedir seu fechamento total. Entre idas e vindas, o segurança de lá descobre e o tira.

Evidenciando como o fanatismo à líderes políticos, apenas para justificar os meios. Só traz problemas e uma certa falta de raciocínio por parte dos envolvidos pelo escândalo de Watergate. Seja pelo alto escalão representado por Dean, quanto Hunt e Liddy. Aqui a dupla formada por Woody e Justin, está perfeita. Enquanto Harrelson tenta minimizar as falhas da operação. Theroux já faz o contrário, “mete os dois pés na jacá”.  A lucidez contra a loucura, os dois equilibram isso muito bem. Somada ao medo do “comunismo” no país. Além da excelência reconstituição de época, estamos nos anos de 1972 a 1974. Os figurinos, em especial, e a cenografia estão excepcionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c