O basquete é um esporte apaixonante na terra do tio Sam. Praticamente a mesma adoração que temos em nossa terra brasilis com o futebol. Mais recentemente tivemos a polemica serie HBO “Lakers: Hora de Vencer” que conta com o time dos Los Angeles Lakers ascendeu no final dos anos 70 e início dos 80. Que revelou o talento de Magic Johnson e o ressurgimento do astro da época Kareem Abdul-Jabbar. Bem como a continuação da animação “Space Jam: O Jogo do Século”, que em 1996 trouxe o mítico Michael “Air” Jordan jogando ao lado de Pernalonga e os Looney Tunes. E em 2021 tivemos “Space Jam: Um Novo Legado” com LeBron James. Foram comentados nos links abaixo:
LAKERS: HORA DE VENCER
https://cyroay72.blogspot.com/2022/05/a-1-temporada-da-serie-hbo-lakers-hora.html
SPACE JAM: O JOGO DO SÉCULO (1996)
https://cyroay72.blogspot.com/2021/07/os-looney-tunes-lenda-do-basquete.html
SPACE JAM: UM NOVO LEGADO (2021)
https://cyroay72.blogspot.com/2021/07/pernalonga-os-looney-tunes-estao-de.html
Agora chegou a vez de Adam Sandler prestar sua homenagem ao esporte. Como todo bom norte-americano e de origem judia, adora basquete e estrela o drama “Arremessando Alto (Hustle, 2022)”. Repetindo a parceria de sucesso com a Netflix, como na tragicomédia “Joias Brutas (2020)”, que trouxe uma nova faceta dramática ao seu repertorio. Discutimos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2020/02/joias-brutas-netflix-com-adam-sandler.html.
Saindo da sua zona de conforto em filmes como “O Paizão (1999)” e “Gente Grande (2010)”. Agora é o olheiro do time de basquete Philadelphia 76ers Stanley Sugerman, que além de correr o país atrás de novos talentos, roda o globo atrás de um grande jogador para a equipe. E em uma de suas viagens encontra o jovem Bo Cruz, feito por Juancho Hernangomez. Espanhol de origem e sem qualquer tipo de conhecimento sobre o esporte. Uma pessoa comum, como você e eu.
Pela sua estatura, Stanley enxerga em Cruz um talento a ser lapidado e a possibilidade de se transformar num astro da NBA. Ele o indica para o Philadelphia 76ers, que não possui a mesma visão que Stanley e acaba sendo dispensando. Mesmo assim, persiste e com seus conhecimentos sobre basquete, treina Bo. Mostrando como ele pode se inserir no esporte e ser a revelação imaginada por Stanley. Já que possui as aptidões físicas e técnicas para isso acontecer. Daí o mote inicial de “Arremessando Alto”.
Uma declaração de amor ao basquete de Adam e com direção de Jeremiah Zagar, que exibe os bastidores do esporte. Baseado ou não em fatos reais, vejamos a relação de Stanley e Bo evoluir no decorrer da película. A desconfiança inicial vai se transformando uma relação de cumplicidade e afeto, no melhor estilo pai & filho. Isso reflete diretamente no relacionamento com sua esposa Teresa, interpretada por Queen Latifah, e a filha Alex (Jordan Hull). Mesmo formando um casal improvável, Sandler e Latifah, é visível que os dois funcionam bem juntos.
Por causa do
trabalho, passa muito tempo fora de casa. Vendo que isso está o afastando de
sua família, busca um meio de se reconectar com elas. Assim Sandler tem oportunidade de mesclar sua
veia cômica característica com a dramaticidade vista em “Joias Brutas” e em outros trabalhos mais sérios como “Tá Rindo Do Quê? (2009)” e “Homens, Mulheres e Filhos (2014)”.
Junto a ele, temos as participações especiais de veteranos e novas estrelas da NBA como Julius “Dr. J” Erving, Charles Barkley, Shaquille O'Neal e Anthony Edwards. Este último, o jovem armador do Minesota Timberwolves faz o rival falastrão de Bo, Kermit Wilts, precisa supera-lo para se profissionalizar. Um dos acertos da pelicula, são as sequencias da peneira, lá conhecidas como "draft". Dai vemos o talento de Juancho, Anthony e de outros jogadores como eles. Kyle Lowry e Tyrese Maxey por exemplo. O veterano Robert Duvall faz o dono do 76ers, Rex Merrick, e Ben Foster é seu ambicioso filho Vince. Este representa bem o lado obscuro do esporte, onde o dinheiro fala mais alto que as convicções e o olhar apurado de uma pessoa como Stan.
Comentários
Postar um comentário