Tom
Clancy é um dos mais celebrados autores do gênero ação e espionagem. Seus
livros são sucesso de público e crítica. Seu principal personagem é Jack Ryan,
que foi adaptado para o cinema e encarnado por Alec Baldwin em “A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)”; o
eterno Han Solo / Indiana Jones Harrison Ford em duas oportunidades, “Jogos Patrióticos (1992)” e “Perigo Real & Imediato (1994)”; o
canastrão Ben Affleck em “A Soma de Todos
os Medos (2002)” e Chris Pine em “Operação
Sombra: Jack Ryan (2014)”.
Comentamos o ultimo no link: https://cyroay72.blogspot.com/2014/02/chris-pine-e-o-novo-jack-ryan-em.html. Junto a isso, Ryan ganhou uma serie produzida pelo canal Amazon Prime Video estrelada por John Krasinski com duas temporadas. Para saber mais nos links abaixo:
JACK RYAN 1ª TEMPORADA (2018)
https://cyroay72.blogspot.com/2018/10/tom-clancys-jack-ryan-1-temporada-2018.html
JACK RYAN 2ª TEMPORADA (2020)
https://cyroay72.blogspot.com/2020/04/tom-clancys-jack-ryan-2-temporada-2020.html
Em mais uma produção da Amazon Prime baseada em um conto escrito por Tom Clancy, temos “Sem Remorso (Without Remorse, 2021)” com o Adonis Creed Michael B. Jordan a frente do elenco. Ele é o soldado das Forças Especiais John Kelly. Ele acaba de retornar para casa, depois de uma missão de resgate, onde membros da CIA haviam sido feitos reféns por terroristas. Após o sucesso da operação, ele e sua equipe descobrem que na verdade eram ex-militares russos. Que faziam parte do Serviço de Segurança Nacional de lá.
Passado certo tempo, seus parceiros de batalha são assassinados pelos russos em retaliação ao que houve. Até chegarem à sua casa, vitimando sua esposa Pam (Lauren Gordon) gravida. John consegue sobreviver e um dos agressores foge. Porem ele vê seu rosto. Enquanto isso, sua melhor amiga e comandante, a tenente Karen Greer (Jodie Turner-Smith de “Queen & Slim: Os Perseguidos, 2020”) investiga como os russos descobriram a identidade de John e sua unidade. Assim é chamada pelo Secretário de Defesa Thomas Cay (Guy Pearce) e o militar reformado que participou do resgate Robert Ritter (Jamie Bell, o Bernie Taupin de “Rocketman, 2019”) para trocar informações a respeito.
John vai atrás de um provável suspeito na embaixada russa. Na ação, é preso. Assim planeja sua vingança. Daí o mote inicial para “Sem Remorso”. Dirigido pelo italiano Stefano Sollima e o livro de mesmo nome foi adaptado por Taylor Sheridan e Will Staples. Este último escreveu a história do game “Call of Duty: Modern Warfare 3”. Já Stefano e Taylor retomam a parceria iniciada na franquia “Sicario”, onde vemos os bastidores das operações da CIA fora do solo norte-americano, na sua luta contra terroristas e narcotraficantes.
Com uma trama engenhosa, o trio nos traz o melhor da literatura de Clancy. Cheia de reviravoltas e onde não podemos confiar naquele que deveria nos transmitir isso. A interação da dupla formada por Jordan e Turner-Smith, quando colocada em ação é excelente. Como todo bom filme de espionagem e com a experiência de Sollima somada a de Sheridan, temos sequencias de ação explosivas e tiros para todos os lados. Juntos já demonstraram isso em “Sicario: Dia do Soldado (2018)”, onde a câmera acompanha seus protagonistas passando ao espectador uma sensação real do que está vendo. Michael carismático, exibe ótima desenvoltura física em cena. Sai o tempestivo Adonis Creed e surge o soldado de elite John Henry, de pensamento rápido e ágil em seus movimentos.
Comentários
Postar um comentário