Pular para o conteúdo principal

Chris Pine é o novo Jack Ryan em "OPERAÇÃO SOMBRA"

Saindo um pouco do clima de Oscar, temos o novo filme da franquia do agente da CIA Jack Ryan, “Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit, 2014)”. Criado pelo autor norte americano Tom Clancy, falecido em 02 de outubro de 2013. Estrelado pelo capitão Kirk da saga Star Trek de J.J. Abrams Chris Pine, o veterano Kevin Costner, a musa dos filmes de época Keira Knightley e ator shakespeariano Kenneth Branagh, que inclusive dirige a película.

Mais recentemente, ele dirigiu o primeiro filme do Deus do Trovão Thor do Universo Cinematográfico Marvel, em 2011. Em sua quinta aventura cinematográfica, Jack Ryan já foi encarnado por Alec Baldwin (da série de TV 30 Rock de 2006 a 2013) em “A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)”, o eterno Indiana Jones / Han Solo Harrison Ford em dois filmes (“Jogos Patrióticos, 1992” e “Perigo Real & Imediato, 1994”) e pelo canastrão Ben Affleck em “A Soma de Todos os Medos (2002)”.


Agora é a vez de Pine dar vida ao personagem. “Operação Sombra” tem ares de reboot por contar o início de Ryan como espião da CIA. Quando estudava economia em Londres e de lá viu pelo circuito interno de TV, o atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Assim temos um salto no tempo e vemos Ryan em um helicóptero como tenente de uma unidade da marinha americana em missão do Afeganistão. Até ele ser derrubado, Ryan milagrosamente se salva e ainda resgata os tripulantes do helicóptero. Extremamente ferido, é levado com urgência para um hospital e lá conhece a médica residente Cathy Muller (Knightley). E ela fica responsável pela sua recuperação.


Sua ação heroica chama atenção do analista da CIA e oficial da Marinha, Thomas Harper (Costner), que o recruta para ser um analista e trabalhar disfarçado na Bolsa em Wall Street. Depois dos atentados, o governo está de olho em todos os pontos possíveis de ataque em solo americano. 

Estamos nos dias de hoje, Ryan verifica as contas de um magnata russo chamado Victor Cherevin (Branagh) e percebe algumas irregularidades nos seus investimentos em Wall Street. Comunica Harper e o mesmo pede a ele que vá até a Rússia investigar Cherevin. De início, Ryan estranha, pois não é um agente de campo. Isso também causa problemas no seu relacionamento com Cathy, que desconfia de suas atividades fora do trabalho.


Assim começa a história de “Operação Sombra”. Trazendo de volta a antiga rixa entre americanos e russos. A boa e velha Guerra Fria ao lado dela a mais moderna tecnologia. Saem às ogivas nucleares e entram as ações do mercado financeiro mundial onde se cai um grande investidor, outros que estão associados a ele caem junto. Branagh acerta na ação, fazendo da trama de Operação Sombra”, um excelente jogo de gato & rato. 

Assim como em seu personagem, um ótimo vilão e caprichando no sotaque russo. Pine mostra a mesma desenvoltura vista em seu capitão Kirk na Enterprise. Knightley repete sua mocinha com atitude da franquia Piratas do Caribe. E o retorno de Costner, mais velho, se saindo muito bem como mentor de Ryan.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Eterno Lex Luthor do cinema GENE HACKMAN (30.01.1930 - 17.02.2025 R.I.P.)

No último dia 27 de fevereiro (quinta-feira), o mundo do entretenimento foi surpreendido com uma noticia inimaginada. O corpo do ator Gene Hackman e de sua esposa Betsy Arakawa foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé (Novo México). A investigação inicial tinha como premissa um roubo seguido de morte, onde inclusive o cão do casal foi alvejado. Indo mais a fundo, descobriu-se que eles já haviam falecido a mais de nove dias. Mais tarde foi divulgado que o marcapasso no coração de Gene parou de funcionar no dia 17 de fevereiro. Hackman tinha 95 anos e Arakawa , 65 anos.  A investigação está em andamento pela polícia local.  Aposentado desde 2004, em sua última entrevista dada a Larry King disse que não tinha projetos futuros e acreditando que sua carreira como ator havia chegado ao fim na época. Mesmo assim deixou sua marca na sétima arte. ganhador de dois Oscar por Melhor Ator pelo thriller policial “ Operação França ” em 1971 e por Melhor Ator Coadjuvante pel...