Aconteceu no ultimo final de semana na Sala São Paulo, casa da música erudita na terra da garoa, o concerto “Sinfonia Mágica”, numa apresentação fenomenal da nossa Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Mais popularmente conhecida como OSESP. O tema foi a saga do jovem bruxo Harry Potter composta inicialmente pelo maestro John Williams. Um veterano na arte de compor músicas épicas. Como para a saga do criador George Lucas Star Wars e o arqueólogo da sétima arte Indiana Jones. Regida por Wagner Polistchuk e o ator Ícaro Silva como narrador do conto. Eles nos levam ao mundo mágico de Hogwarts.
Antes temos como introdução, “O Aprendiz de Feiticeiro” de Paul Dukas. Que ficou imortalizada na sequencia em que o camundongo Mickey Mouse tentar ser um feiticeiro na icônica sequência na animação Disney “Fantasia (1940)”. Na segunda parte, as luzes se apagam e vemos uma lamparina em meio ao publico é o regente fantasiado de Merlin. Para assim encerrar o tema. Com a batuta em mãos, ele tira o manto e surge como Dumbledore. Para delírio dos presentes, ao fundo “O Mundo Maravilhoso de Harry Potter”. Seguido da popular “Hedwig’s Theme’, ambas de “Harry Potter & A Pedra Filosofal ((2001)” e passando pelos temas de “Harry Potter & A Câmara Secreta (2002)” como “Spiders”.
Para “O Prisioneiro de Azkaban (2004)” temos uma suíte com “Lumos! (Hedwig’s Theme)” e “Mischief Managed”. Destaque para a participação do Coral Infantil da OSESP em “Double Trouble”, composto por crianças de 07 a 13 anos. Com “O Voo do Bicuço (Buckbeak's Flight)”, o maestro dá lugar para Patrick Doyle em “Harry Potter & O Cálice de Fogo (2005)”. Outra suíte com “Voldemort”, “The Quidditch World Cup” e “Hogwarts Hymn”. Agora é a vez de Nicholas Hooper assumir as trilhas musicais de “A Ordem da Fênix (2007)” e “O Enigma do Príncipe (2008)”. A música ganha um tom mais reflexivo, mas que não perde sua majestade. Destaque para "Dumbledore's Army", “The Slug Party”, “Journey to the Cave”, a emocionante “Dumbledore’s Farewell”, das respectivas trilhas.
Aqui temos o jazz “Wizard Wheezes” que não foi utilizada em “O Enigma do Príncipe”. Para fechar Alexandre Desplat, que compôs para “As Relíquias da Morte Parte Um (2010)” e “As Relíquias da Morte Parte Dois (2011)”. Uma tonalidade mais soturna, que não esquece o lado épico. Pois está concluindo a luta de Harry contra Aquele Que Não Se Pronuncia O Nome. Um suíte com as duas trilhas é formado por “Lily’s Theme”, “Farewell to Dobby”, “Obliviate”, “Dragon Flght” e “Battlefield”. Foi literalmente uma noite mágica que reuniu a música de uma das maiores sagas da sétima arte. A OSESP mostra porque é uma das melhores orquestras dos quatro cantos do mundo. E ainda com direito a bis com “Harry’s Wondrous World” e “Hedwig’s Theme”.

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