Pular para o conteúdo principal

Timothée Chalamet é "UM COMPLETO DESCONHECIDO" chamado Bob Dylan

O mítico poeta Bob Dylan possui uma nuvem de mistério envolta em sua persona. Pouco se sabe sobre seu passado e mesmo seu cancioneiro revela parte dela. O mestre do cinema Martin Scorsese nos brindou sua visão sobre Dylan no documentário “No Direction Home” de 2005 e em 2007, o cineasta Todd Haynes fez o mesmo com “Não Estou Lá”. Com um diferencial, seu enredo era baseado nas canções de Dylan e assim ele foi personificado por vários atores como Christian Bale, Cate Blanchett e Richard Gere por exemplo. Comentamos ambos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2014/01/nao-estou-la-sem-direcao-para-casa.html. Agora chegou a vez de James Mangold, nos brindar sua visão sobre Dylan em “Um Completo Desconhecido (A Complete Unknown, 2024)”. 

Baseado no livro “Dylan Goes Electric (2015)” de Elijah Wald, Mangold o adaptou ao lado do roteirista Jay Cocks, que trabalhou com Scorsese em “Gangues de Nova York (2002)” e “Silêncio (2016)”. Aqui vemos um jovem Robert Zimmerman, interpretado por Timothée Chalamet, chegando a Nova York buscando seu lugar ao sol e noticias de seu maior ídolo na música, Woody Guthrie. Aqui feito por Scoot McNairy, que nos traz uma interpretação silenciosa e marcante. Descobre que ele está hospitalizado em uma instituição no interior de NY. Lá o encontra e ao mesmo tempo, Pete Seeger (Edward Norton). Seu ídolo na folk music e a interação entre eles é imediata. Com o jovem trazendo uma canção (“Song To Woody”) a tiracolo para seu ídolo. 

Pete o hospeda em sua casa e o apadrinha, acreditando no seu potencial. Levando o jovem  ate o berço da folk music em Greenwich Village, para se apresentar. Antes disso, toca em pequenos bares, conhece Sylvie Russo (Elle Fanning, a princesa Aurora da franquia Disney “Malévola”). Os dois começam a namorar e Bob passa a morar no apartamento dela. De volta à Greenwich, Dylan toca após o impactante show da musa folk Joan Baez, com Monica Barbaro (da série Netflix “Fubar, 2023)”no papel. Uma troca de olhares fulminantes, ao mesmo tempo se atraem e se repelem. Eles acabam formando um triangulo amoroso e simultaneamente impulsiona a carreira de Dylan.

Assim temos o mote inicial de “Um Completo Desconhecido”, com Mangold exibindo o início de carreira do jovem Zimmerman. A paixão pela folk music para mais tarde se tornar o artista arrebatador que conhecemos. Como a presença de Sylvie e Joan foram essenciais para isso acontecer. A pedido de Bob, o nome da personagem de Fanning foi mudado. Originalmente é Suze Rotolo. James mostrou o roteiro ao ídolo e com sua benção, o aprovou. Além de compartilhar suas memorias deste período da sua vida. Ao menos, o que se recorda. Sylvie é uma pessoa engajada politicamente, isso acende a chama contestador de Dylan. Elle exibe toda sua sensibilidade e resiliência. Ao mesmo tempo, Joan ajudou a carreira de Bob engatar de vez. 

Aqui Barbaro nos traz sua personalidade tranquila e convicta, onde sua voz é sua expressão de arte. Mas é a atuação de Timothée que se destaca. Cada trejeito, o modo de falar e cantar, capitou a essência de Dylan. Um cara de personalidade perseverante, que passa por cima de todos os obstáculos a frente. Não se importando quem fere no caminho. Isso é exemplificado na relação com Joan e Sylvie. O dueto formado por Timothée e Monica assume os vocais e a segunda faz um bom trabalho sem querer se comparar à sua personagem. 

Norton também chama atenção por fazer um personagem mais sensível do que estamos acostumamos a vê-lo. Assumindo as canções de Seeger com uma desenvoltura exemplar. Inclusive tocando banjo. Um Completo Desconhecido” não busca desmitificar o mito ou explicá-lo. Apenas traz uma pessoa ambiciosa que deseja alcançar o sucesso por seus próprios méritos e não precisa se justificar quem é. Além de não ficar preso a rótulos como nova estrela da musica folk. Exemplificado no ato final ao tocar sua guitarra elétrica no Festival Folk de Newport em 1965 no seu encerramento. Quando estava prestes a lançar o antológico “Highway 61 Revisited (1965)”, deixando o violão de lado para assumir a guitarra elétrica adquirida em Londres.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...