Pular para o conteúdo principal

A Ópera Mexicana "EMILIA PEREZ"

O narcotráfico mexicano sempre rendeu boas histórias na sétima arte. Como exemplo recente temos a franquia “Sicario” que traça um retrato bem realista sobre a guerra contra as drogas nos EUA. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2018/06/sicario-dia-do-soldado.html. Agora o cineasta francês Jacques Audiard entra de cabeça no tema com “Emilia Perez (2024)”. Ao contrário do que estamos acostumados, vemos a advogada Rita Mostro Castro, vivida pela guardiã da galáxia Zöe Saldaña, em seu caótico cotidiano. Vivendo de pequenos casos nos tribunais da cidade do México. 

Até que recebe uma ligação inesperada. Se encontrar com um cliente misterioso que lhe oferece uma oportunidade que deixará sua vida estabilizada. Financeiramente falando. Descobrindo que vai  se encontrar com o implacável traficante de drogas Juan “Manitas” Del Monte, interpretado pela atriz trans Karla Sofia Gáscon. Este com uma proposta bastante inusitada. Ele deseja fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Que ele tem o dinheiro disponível para o procedimento. Mas quer total discrição e ninguém pode saber o que está fazendo. Caso ela consiga achar um médico que faça a operação e obedeça as condições impostas, Rita terá uma saúde financeira invejável. 

Ao mesmo tempo, esconder da família, o ocorrido. Em especial, sua esposa Jessi (Selena Gomez de “Only Murders in the Building”) e os filhos pequenos. Manitas garantiu o futuro da família, lhes deixando uma boa herança. A operação é bem sucedida. E Manitas é declarado morto. Passados quatro anos, Rita vai a um jantar em Londres e conhece Emilia Pérez. As duas conversam até que a primeira descobre com quem está falando. É Manitas finalmente assumindo sua verdadeira faceta. Solicitando seus serviços mais uma vez. Ela deseja se reunir com sua família, apresentada como uma prima distante de Manitas. 

Ainda vivendo o luto, Jessi suspeita de suas intenções. E ao mesmo tempo, se sente aliviada com a morte do marido. Para viver com quem sempre amou, Gustavo Brun (Édgar Ramirez). Já Emilia busca por redenção pelos atos de Manitas, quando era o traficante. Pessoas que o traíram eram assassinadas sem qualquer remorso. Seus corpos eram esquartejados, queimados vivos e os restos enterrados em valas comuns. Com o auxilio de Rita, abre uma ONG que auxiliam os familiares a encontrarem seus restos mortais e enterra-los com dignidade. Dai o mote inicial de “Emilia Pérez”, Audiard exibe um país devastado pela guerra contra as drogas. A partir do ponto de vista de quem o faz. E as pessoas comuns vivem a margem de uma sociedade privilegiada.

Os afortunados estão acima de tudo e de todos. O destaque fica para a trilha musical, mesclando tempero latino com o bites eletrônicos da dupla Clémence Ducoll e Camille. Casados na vida real, comentam que precisaram se reinventar musicalmente para trazer o Jacques idealizou para o filme. Zoe e Karla soltam a voz em “El Mal”, e Selena relembra a carreira musical na balada “Mi Camino”. “Emila Peréz” trazendo à tona, um país dominado pela corrupção de uma política local que pouco faz para mudar isso. Ao mesmo tempo, vemos a personagem principal tentando deixar para trás uma vida de crime. Para recomeçar do zero, como sua verdadeira persona. Karla exibe essa transição perfeitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...