Na última segunda-feira (21 de outubro de 2024), o mundo do heavy metal foi surpreendido com a morte do lendário vocalista da primeira formação da Donzela de Ferro, vulgo Iron Maiden, Paul Di’Anno. Além de ser conhecido por isso e pelas inúmeras turnês em nosso país tupiniquim. Estava afastado para cuidar de um velho problema de saúde que quase o tirou dos palcos. Que lhe trouxeram problemas de mobilidade. Uma cirurgia no joelho e o tratamento na Croácia, pareciam trazer bons resultados. Que infelizmente não se confirmaram. Paul veio a falecer em sua residência em Salisbury na Inglaterra. A causa do seu falecimento ainda não foi divulgada. Ele gravou os dois primeiros álbuns do Iron Maiden. O homônimo de estreia em 1980 e “Killers” em 1981.
Além do lendário EP "The Soundhouse Tapes" de 1979. Enquanto muitos imaginam que clássicos do metal como “Running Free”, “Sanctuary”, “Remember Tomorrow”, “Prowler” e “Charlote The Harlot”, foram gravados pelo seu substituto, Bruce Dickinson. Quando na verdade, eles ganharam a voz de Di'Anno. Aqui uma história engraçada, dois nunca se encontraram. Apesar das suas declarações após ser dispensado do IM, eles jamais se falaram. Até que em maio de 2022, ele vai a um show do Iron Maiden na Croácia. Se preparando para a cirurgia, numa cadeira de rodas conversa com Steve Harris. Com quem fez as pazes e o encontro com Bruce. Segundo o próprio, as animosidades de outrora já não existem mais. Graças ao empresário do IM, Rod Smallwood, Paul pode vê-los.
Junto a isso, o grupo quitou os valores que restavam para sua cirurgia. Di’Anno saiu do IM, devido ao seu comportamento abusivo de álcool e drogas, formou a própria banda que durou apenas um álbum lançado em 1984. Depois tivemos a Gogmagog em 1985 e a Battlezone, formada com o guitarrista DeeRal. Foi seu projeto mais duradouro e lhe deu o destaque merecido no Metal. Deixando um pouco de lado a aura de ex-vocalista do IM. Sua carreira solo deslanchou.
Ele possuía dupla cidadania, com pai brasileiro. Por isso, sua paixão pela nossa terra brasilis e o Corinthians. Morou por aqui na sua juventude. O clube paulista de futebol soltou uma nota em suas redes sociais. Steve Harris escreveu uma declaração no instagram do Iron Maiden. Destacando a presença de Paul e diz que ele foi essencial para que o grupo se tornasse o que é hoje. Um dos ícones do Heavy Metal e uma das bandas mais influentes da sua geração. Apesar da saúde frágil, Di’Anno se manteve ativo. Seu último projeto foi o Warhorse, ao lado dos guitarristas Hrvoje Mdiraca e Pupacic “Pupi” em 2023.
Sem deixar de mencionar os trabalhos com músicos brasileiros como o Nomad com os guitarristas Paulo Turin e Chico Dehira somada a cozinha formada por Felipe Andreoli (contrabaixo) e Aquiles Priester (bateria) em 2000. Mais tarde os dois últimos integrariam o Angra. E em 2011 o Rockfellas, banda formada com o finado Canisso (Raimundos) no contrabaixo, o guitarrista Marcão (Charlie Brown Jr.) e o batera Jean Dorabella, que tocou no Sepultura. Em 2015 com a turnê “The Beast is Back” tocou com o grupo formado pelos brasileiros Vinnie Tex (guitarra), Thiago Velasquez (contrabaixo) e Braulio Drumond (bateria).
Comentários
Postar um comentário