Passados 36 anos, Tim Burton retorna ao mundo da entidade Beetlejuice para nos trazer o que houve com o personagem após os eventos vistos de “Os Fantasmas Se Divertem (1988)”. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2024/09/o-cult-anos-80-os-fantasmas-se-divertem.html, Assim como Lydia Deetz, revivida por Winona Ryder, agora como a mãe solteira de Astrid, feita pela Wandinha Jenna Ortega. Juntas vivem o luto pelo falecimento repentino do pai de Lydia, Charles. Ao lado delas, sua madrasta delia, com veterana Catherine O’Hara de volta ao papel. Como toda jovem da sua idade, Astrid questiona Lydia sobre o que houve com seu pai Richard (Santiago Cabrera). Dado como desaparecido na América do Sul.
Já que na juventude adquiriu dados de clarividência. Consegue ver e falar com mortos. Por isso, tem o programa televisivo “Ghost House”. Ele é produzido pelo seu namorado Rory (Justin Theroux). Durante a gravação de uma sessão, Lydia tem uma visão sobre Beetlejuice. Ela entra em pânico. Em meio a isso, tenta se reconciliar com a Astrid no funeral de Charles. Este ganha uma ótima sequencia em stop motion, explicando como faleceu. Seu avião caiu no meio do mar e ele sobreviveu. Porem foi atacado por um tubarão.
Enquanto isso no outro mundo, Beetlejuice com Michael Keaton reprisando o papel, possui uma repartição no além. Que cuida de chamadas para exorcizar tanto vivos quanto não-vivos. Tendo o auxilio de Bob e seus semelhantes. Ele é alertado que sua ex-mulher Delores, interpretada pela musa italiana Monica Belucci, está no seu encalço. Pelo chefe de polícia do além Wolf Jackson, feito por Willem Dafoe (“Tipos de Gentileza, 2024”). Aqui mais uma vez, excepcional sequência. Como se estivesse num filme mudo, vemos como os dois se conheceram. Estamos na época da Peste Negra, ele rouba objetos de valor dos corpos em covas rasas. Já ela era uma bruxa que realiza feitiços que sugavam almas. Ele conseguiu derrota-la esquartejando seu corpo.
Porém, ela é ressuscitada e busca vingança contra ele. De volta ao mundo dos vivos, Lydia e Rory resolvem se casar. Ao mesmo tempo, Astrid conhece um rapaz misterioso no seu retorno a Winter Rose. Ele se chama Jeremy (Arthur Conti). Marcam de se encontrar no Halloween, mesmo dia do casamento de Lydia. Mais tarde, ela descobre que o rapaz assassinou os pais e vai ao socorro de Astrid. Já esta percebe que herdou os dons da mãe e é revelada a origem do rapaz. Que lhe promete um encontro com o pai se forem juntos ao mundo dos mortos. Lydia não chega a tempo e fazendo com que evoque por Beetlejuice.
Eles entram em acordo para se casarem e salvar Astrid. Assim temos o mote de “Os Fantasmas Ainda Se Divertem”, agora vamos ao mundo dos mortos. Com Tim soltando toda sua veia artística característica, como se estivesse num clássico filme B. Apesar da cenografia exuberante, ela exala uma notalgia daqueles tempos. Sem parecer datado. O uso de efeitos visuais práticos ao invés dos retoques em CGI ajuda. Keaton retoma o personagem cheio de sarcasmo e carisma. Winona mais velha tem a oportunidade de devolver Lydia.
Uma mulher em conflito se vive seu dia a dia ou se envolve com o sobrenatural. Jenna com a competência de sempre, como um dos novos talentos da sua geração. Ao final, as duas se entendem. Lydia ainda tem visões com Beetlejuice e dando a ideia que ele pode reaparecer inesperadamente. O’Hara surge mais presente e o momento em que reencontra Charles no além é um dos melhores da película. Onde todos partem no “Soul Train” para irem ao paraíso ao som da canção homônima da Soul Train Gang.
Comentários
Postar um comentário