O cineasta grego Yorgos Lanthimos sempre trouxe seu olhar para a essência do ser humano. O que nos faz ser o que somos e como nos motivamos. Um bom exemplo é o premiado “Pobres Criaturas (2023)” onde desconstrói o conto “Frankenstein” de Mary Shelley. Trazendo uma metáfora sobre a condição humana, onde a inocência de outrora dá lugar ao pior que uma pessoa pode fazer para outra. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2024/02/as-pobres-criaturas-de-yorgos-lanthimos.html. É o tom imprimido por Lanthimos em seus filmes, uma análise sobre como uma pessoa lida em situações adversas e extremas em sua vida. Assim temos “Tipos de Gentileza (Kind of Kindness, 2024)”. Estrelado por Emma Stone, Jesse Plemons e Willem Dafoe, que nos atuam em três contos distintos. Escritos por Yorgos e Efthimus Fillipou, temos o primeiro “The Death of R.M.F.”. Plemons é Robert que trabalha diretamente para o magnata Raymond, feito por Dafoe, em seu suntuoso prédio.
Este faz pedidos inusitados ao seu funcionário. Por exemplo, sua forma física e outros questionáveis. Como bater um carro em movimento e assassinar o motorista. Caso, ele não morra na batida. Por isso, Robert entra em conflito emocional. Por isso, perde todos os benefícios que tinha com Raymond. Sua principal fonte de renda e presentes inestimáveis como o capacete de Ayrton Senna e a raquete que o ex-tenista John McEnroe quebra numa partida de tênis. Além da esposa Sarah (Hong Shau), ele explica lhe diz a verdade sobre como se conheceram. Raymond exigiu que Robert se aproximasse dela para se casarem. Fazendo com ela o abandone, logo em seguida.
Isolado, Robert entra em desespero. Como seguir adiante, sem a influência emocional e financeira de Raymond. Isso só piora quando conhece Rita (Stone), que o substituiu na empresa. Daí partimos o segundo, “R.M.F. Is Flying”, com Jesse como o policial Daniel que está desesperado com o desaparecimento da esposa Liz (Emma). Ela é uma bióloga marinha e a embarcação dela simplesmente sumiu. Demonstrando sua preocupação com o casal de amigos Neil (Mamoudou Athie) e Martha (Margaret Qualley) e acreditando firmemente que verá Liz em breve. Quando todos diziam o contrário, até o pai dela George (Willem). Ais que ela surge resgatada por um helicóptero. De volta ao lar, o que parece a volta do normal, se mostra perturbador.
Liz tem atitudes que não fazia antes do sumiço. Como comer chocolate, que a primeira comida que ingeriu ao chegar em casa. Ela destetava o doce. E ao colocar suas roupas como sapatos, seus pés estavam inchados e por isso, não cabem mais. Isso levou as suspeitas de Daniel, que começa a levar suspeitas sobre a mulher que está morando com ele. Acreditando ser uma sócia de Liz e criar as mais tresloucadas teorias de conspiração. Surta no trabalho e é afastado. Em casa, passa a não comer. Para desespero de Liz, ela é uma cozinheira de mão cheia. Até que para se convencer que é a sua esposa, pede para ela cozinhar um dos seus dedos. Pois está faminto.
Para bom entendedor, meia palavra basta. Para finalizar temos “R.M.F. Eats A Sandwich”, onde Emma e Jesse formam o casal Emmy e Andrew respectivamente, que buscam um novo messias. A mando do guru Omi (Dafoe) e sua esposa Aka (Shau). Estes criaram um culto com severas regras de higiene e de consumo. Por exemplo, só devem beber agua produzida através das suas lagrimas misturadas à um riacho que passa debaixo da propriedade deles.
Que serve como abrigo para todos os convertidos. Caso deixem de ser puros, vão a uma sauna para suarem até desmaiarem. Aka passa a língua no suor, para determinar se estão purificados ou não. Caso negativo, são expulsos. É o que ocorre com Emily. Porque ela passou a noite com o marido Joseph (Joe Alwyn) e fizeram sexo. Enlouquecida com o fato, procura um meio de voltar e descobre uma pessoa que pode ser quem Omi e Aka procuram. Assim temos as tramas inseridas em “Tipos de Gentileza”. Yorgos traça um perfil de como as pessoas buscam soluções rápidas para seus problemas.
Sejam financeiros, sejam emocionais. Em “The Death”, o personagem de Plemons está tão subjugado por Raymond, tentando tocar a própria vida, não tem êxito. Volta a desesperadamente ao seu encalço para ser perdoado. Já em “Flying”, vemos como um amor genuíno se tornar algo toxico. Daniel se deixa levar pela sua experiência policial a criar as mais loucas teorias sobre Liz, desde que voltou do desaparecimento. Ela por amá-lo incondicionalmente, realiza seus desejos sem questiona-lo. Enquanto “Eats A Sandwich”, vemos como o fascínio e a fragilidade se conectam. Omi e Aka são líderes carismáticos. Fazendo com que pessoas como Emily e Jesse deixam suas famílias para trás, por uma falsa ideologia que acreditam estar fazendo um bem maior para a própria comunidade.
Comentários
Postar um comentário