Os quarto rapazes de Liverpool deixaram seus nomes da historia da musica. Impossível deixar de notar a influencia deles também na cultura. Seja no cinema, na moda e artes de modo geral. Mais recentemente tivemos o documentário definitivo sobre a carreira do Fab Four, “Get Back”, em 2021. Produzido pelo streaming Disney+ e dirigido por Peter Jackson, responsável pela Saga do Anel. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2022/03/o-documentario-get-back-com-os-beatles.html.
E graças à tecnologia usada para restaurar as imagens e sons de “Get Back”, foi possível trazer de volta, John Lennon. Estamos falando da uma ultima gravação feita por Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, com a canção “Now and Them”. Gravada para a minissérie “Anthology” em 1995, uma demo cedida pela esposa de Lennon, Yoko Ono. Na época, ela não foi aprovada por George. Para maiores detalhes no link: https://cyroay72.blogspot.com/2023/11/a-derradeira-cancao-dos-beatles-now-and.html
Mais uma vez o catalogo Beatle é revisado com o lançamento do filme documentário “Let It Be”. Lançado originalmente em 1970 e dirigido por Michael Lindsay-Hogg. Era o ultimo registro com Paul, John, George e Ringo dividindo um estúdio como grupo. Isso foi visto parcialmente em “Anthology” e “Get Back”, o clima entre eles não era muito amigável. Em especial, McCartney e Harrison. Aqui registrado na discordância sobre o acorde de guitarra durante a gravação de “Two of Us”. Posteriormente, entram em acordo para finaliza-la. O clima gélido dos estúdios Twickenham em Londres também não colaborava.
No mesmo ano, chegou a ser sair nas salas de cinemas. Pouco tempo depois da separação oficial da banda. Lançado como home video nos anos 80. Remasterizado pela mesma equipe responsável por “Get Back” com supervisão de Jackson. Vemos como o quarteto estava efervescente criativamente falando. Cada um dava seu ponto de vista sobre a canção de seu irmão de grupo. A ideia inicial era ensaiar para um show que marcaria o retorno dos Beatles aos palcos. Apresentando novas canções como ouviríamos no derradeiro álbum “Let It Be (1970)”, ao lado de canções do repertorio Beatle.
Insatisfeitos com Twickenham, decidem ir para o Apple Studios. Voltam a se animar e de ultima hora, lançam o projeto com o mítico show no terraço do prédio da Apple Corps. Deixando de lado, a ideia das apresentações ao vivo. Com mais de 50 horas de gravações, Lindsay-Hoog resolveu transformar seu registro como um documentário sobre o momento em que os quatro viviam nas gravações.
Aqui temos um dos seus melhores momentos, a recuperação da edição original para a canção “Let it Be” com ângulos alternativos das câmeras. Somadas aos registros de “Dig It” e “Dig A Poney”. O filme documentário ganha seu registro oficial, após varias edições de baixa qualidade. Um legado histórico como Lennon, McCartney, Harrison & Starr exibiam que ainda tinham muita lenha para queimar como grupo. Mas que acharam melhor, seguirem seus caminhos em separado.
Comentários
Postar um comentário