Pular para o conteúdo principal

O Prelúdio dos JOGOS VORAZES em "A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES"

O best seller de Suzanne Collins de 2010, “Jogos Vorazes”, ganhou sua versão cinematográfico em 2012. Para viver a heroína do Distrito 12 foi chamada Jennifer Lawrence, que iniciou a luta contra o presidente e ditador de Panem, Coriolanus Snow com o veterano Donald Sutherland no papel. A película repetiu o sucesso nas livrarias, para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2012/03/jogos-vorazes-o-reality-show-chega-tela.html. completando a saga com “Em Chamas (https://cyroay72.blogspot.com/2013/11/os-jogos-vorazes-estao-em-chamas.html)” e “A Esperança” foi dividido em duas partes, “Parte I” (https://cyroay72.blogspot.com/2014/11/a-esperanca-nos-jogos-vorazes.html) e “O Final” (https://cyroay72.blogspot.com/2015/11/jogos-vorazes-esperanca-o-final.html). Uma grande lacuna que a franquia deixou foi como o impiedoso Snow chegou ao poder em Panem e a origem de seu ódio pelo Distrito 12. Ciente disso, Collins escreveu “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (The Hunger Games: The Ballad of Songbirds & Snakes)” em 2020.


Fazendo com que a produtora responsável pela franquia, prepara-se sua adaptação para o cinema. Os roteiristas Michael Arndt e Michael Lesslie se responsabilizaram pela tarefa. Contando com o retorno de Francis Lawrence na cadeira de diretor. Já que realizou “Em Chamas”, “A Esperança: Parte I” e “A Esperança: O Final”. Eles nos levam a 64 anos antes dos eventos vistos em “Jogos Vorazes”. No caso, sua 10ª Edição. Bem diferente das versões que vimos nos filmes. O glamour vivido por Katniss e seus concorrentes não existia. Os tributos de cada distrito eram tratados como animais, colocados em uma jaula. Como animais em um zoológico. Antes vemos um jovem Coriolanus “Coryo” Snow estudando na capital Panem. Aqui ele é interpretado por Tom Blyth. Ele vive com a prima Tigris, vivida por Hunter Schafer (a Jules da impactante série HBO “Euphoria, desde 2019”), e a avó (Fionnula Flanagan). 


Praticamente sem posses, Snow busca um meio para ascender em Panem. Ele e outros estudantes são indicados para serem mentores dos tributos para os Jogos Vorazes. Já que o mesmo não tem atingindo os índices de audiência das primeiras edições. O reitor da sua escola Casca Highbottom (Peter Dinklage, o eterno Tyrion Lannister de “Game of Thrones”) e criador intelectual dos Jogos, com quem possui uma rixa pessoal. Seu pai Crassus e ele eram grandes amigos. Porém, brigaram e animosidade passou para Coryo. Este fica responsável por Lucy Gray Baird (Rachel Zegler, do remake “West Side Story,  2021)”, do Distrito 12. Uma jovem inquieta e rebelde, mostrando a que veio na sua seleção ao cantar “The Hanging Tree”. A canção que se tornou o hino da saga de Katniss e aqui temos sua origem. Como vimos anteriormente, os outros distritos têm seus tributos. 


Todos vão em direção à capital. A cientista e organizadora dos Jogos, dra. Volumnia Gaul (Viola Davis, a Amanda Waller do extinto Universo Estendido DC no cinema), deseja saber a opinião de Coryo e dos outros estudantes sobre o intuito do programa. Responde que são uma representação sobre a guerra que houve no passado e como ela devastou o mundo. Já Gaul diz que a verdadeira intenção é intimidar os distritos menores, exibindo o poder e exuberância de Panem. Assim Coryo enxerga uma chance de ascender social e politicamente para atingir seus objetivos. Ao mesmo tempo, recuperar a gloria do passado familiar. 

Já que o pai era considerado um militar importante e essencial para o fim do conflito entre a capital e os distritos. Daí o mote inicial de “Jogos Vorazes: A Cantina de Pássaros & das Serpentes (2023)”. Numa trama que traz de volta o sentimento da utópica sociedade, que vive num mundo paralelo em Panem. A riqueza e fartura de poucos, contrastando a dura realidade dos distritos mais distantes da capital. Onde praticamente possuem pouquíssimos recursos para sobreviver. Além de trazer como o reality show dos Jogos, tinham um ar mais nocivo e cruel. Os tributos considerados como animais a serem abatidos. Bem diferente do glamour vivido por Katniss e seus amigos quando estavam na arena dos Jogos. Este novo episódio da franquia, exibe como chegaram a isso. 


Como mentor, Coryo tem a ideia para atrair mais audiência, já que os índices estão baixos. Adicionando uma proximidade do público e os tributos, onde estes exibem seus talentos. Aumentando audiência, eles começam a torcer por aqueles que mais simpatizam. Isso é exemplificado com Lucy. Uma cantora talentosa e carismática. Ela chama atenção de Coryo e os dois se aproximam. Junto a isso, entendemos como ele se tornou o implacável presidente que conhecemos. Uma pessoa boa na sua essência, como bem diz Tigris. O filme é dividido em três atos, neles vemos como Coryo vai se transformando. Corrompendo os próprios ideais e sacrificando amigos verdadeiros como Sejanus Plinth (Josh Andrés Rivera).

Justificando a marcante frase dita por Sutherland, “São as coisas que mais amamos que nos destroem”. Coryo abriria mão de tudo que sempre desejou, status e fortuna, pelo amor de Lucy. Esta se mostra uma alma independente e que abre seu coração para poucos. Ela viu quem era realmente seu mentor. De longe uma pessoa boa e confiável, mas que na verdade, a iludiu e a usou para conseguir vantagens. Exemplificado no ato final de “A Cantiga de Pássaros & das Serpentes”, eles chegam a fugir de tudo e de todos. Porém, Lucy nos revela a verdadeira faceta de Coriolanus. Manipuladora e egocêntrica. O hilário apresentador dos Jogos Vorazes feito anteriormente por Stanley Tucci, agora na sua versão jovem é interpretado por Jason Schwartzman


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c