Pular para o conteúdo principal

O Encerramento nos "JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL"


Chegamos ao final da jornada de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) em “Jogos Vorazes: A Esperança: O Final (The Hunger Games Mockinjay Part II, 2015)”. Seguindo de onde parou a primeira parte, a jovem que nunca quis ser o símbolo de uma revolução, sendo medicada após o ataque de seu companheiro de luta nos jogos, Peeta (Josh Hutcherson). Comentamos no link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2014/11/a-esperanca-nos-jogos-vorazes.htmlEscondidos no subterrâneo, onde era o Distrito 13. Katniss junto a Plutarch (Philip Seymour-Hoffman, Oscar de Melhor Ator por “Capote, 2005”) e a presidente do 13, Alma Coin (Julianne Moore, Oscar de Melhor Atriz por “Simplesmente Alice, 2014”) tentam ajudar Peeta a se recuperar da lavagem cerebral e das torturas sofridas na primeira parte. Quando na verdade, eles têm planos para a heroína na luta contra o presidente Snow (Donald Sutherland).


Enquanto isso, Katniss deseja assassinar Snow para justificar todas as mortes que vimos no decorrer da franquia. Se sentindo culpada pelo ocorrido com Peeta, é consolada por Gale (Liam Hemsworth).  Os dois partem em missão para tentar unir os outros distritos contra Snow. Até que Katniss é atingida e acreditando estar morta, Snow tenta usar os meios de comunicação para influenciar as pessoas contra ela e a revolução. No hospital, ela se recupera. Vê Finnick (Sam Claflin) e Annie (Stef Dawson) se casarem. Influenciada por Johanna (Jenna Malone), Katniss resolve ir ao campo de batalha sem que ninguém saiba. Indo contra o conselho dado por Plutarch e em especial Coin. Chegando lá, todos percebem sua presença e fazendo o sinal que se tornou sua marca pessoal.


Liderando os distritos, Katniss e seus amigos se encaminham em direção à capital Panem. Com as peças no tabuleiro, Snow transforma a cidade em uma verdadeira armadilha até sua morada no centro de Panem, o palácio governamental. Está é a trama básica de “Jogos Vorazes: A Esperança: O Final”, mais uma vez dirigida por Francis Lawrence de “Eu Sou A Lenda (2007)”.

Aproveitando a experiência na aventura anterior, Francis nos traz um complemento da visão utópica vivida por todos em Panem e nos distritos. O domínio das mídias sociais para controle das informações. Uma nova ideologia, ao utilizar a imagem de Katniss para influenciar a todos contra o domínio de Snow. E ao mesmo tempo, ascender como uma renovada posição politica para todos. No caso, ilusória, de uma republica mais aberta e democrática.



Apesar ser a mais nova moda em Hollywood, dividir o episodio final de suas franquias em duas partes. Exemplo recente, “Divergente”, “Crepúsculo” e “Harry Potter”. Neste caso, não era necessário. “A Esperança” poderia ter sido um filme mais longo e único, mostrando os eventos finais da revolução e ascensão de Katniss como símbolo. Ao invés disso, Francis aproveita o tempo para exemplificar que essa simbologia funciona exatamente ao contrario. A personalidade forte da personagem se mostra incomodada com a situação e não acredita nisso. Se vendo como manipulada por tudo e por todos. E como as mídias sociais podem ser determinantes na opinião de quem está vendo, lendo e ouvindo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c