Pular para o conteúdo principal

A Verdadeira Origem, "A FREIRA 2"

Depois de acompanhar a maratona do festival “The Town” na cidade de São Paulo, vamos voltar a falar sobre sétima arte. No caso, o novo spin-off da franquia “Invocação do Mal”, “A Freira 2 (The Nun 2, 2023)”. Continuação direta do primeiro filme lançado em 2018. Que na época dividiu opiniões. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2018/09/a-freira-mais-um-novo-capitulo.html. A entidade chamada Valak, ganhou atenção do público na sua breve aparição em “A Invocação do Mal 2 (2016)”, isso foi o impulso necessário para James Wan escrever e produzir este capitulo do universo de “A Invocação do Mal”. Assim estamos na Europa por volta dos anos 50, no pós dos eventos vistos em “A Freira”.


A jovem freira Irene (Tessa Farmiga, irmã de Vera Farmiga) vivendo isolada numa província no interior da França. Próxima dela, o faz tudo Maurice (Jonas Bloquet), trabalhando num internato de jovens noviças. Se você lembra, ele foi possuído por Valak ao final de “A Freira” e exorcizado em “A Invocação do Mal (2013)”. Em meio a isso, mortes brutais têm ocorrido em igrejas do continente europeu. No caso padres e freiras. Levando diretamente a Irene e Maurice. Começando a investigar o internato que está envolto de mistério e atividade sobrenatural, com o auxílio da freira local Debra (Storm Reid, a Riley da série HBO “The Last of Us, 2022”). Juntas, descobrem que uma entidade malévola conhecida de Irene está lá.

[

Assim temos a trama escrita por Akela Cooper e os roteiristas Ian B. Goldberg & Richard Naing com direção de Michael Chavez, que nos trouxe “A Maldição da Chorona (2019)” e “A Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021)”.  Chavez, parceiro de Wan na franquia, já que este retorna apenas como produtor.  Uma história com mais detalhes sobre a origem do mal visto em “A Freira”.  Por estarmos na Europa, o clima soturno das igrejas e locais religiosos ganham destaque. Em especial as sombras e a escuridão dos seus corredores. Locais perfeitos para que Valak se esconda e surja inesperadamente. Como bem vimos excelente sequência na banca de jornal, onde as revistas expostas, retratam sua silhueta. Um ataque surpresa em Irene. 

Isso é devido ao excepcional trabalho do diretor de fotografia Tristan NybyA trama segue a rotina de Maurice dentro do internato e a cada passo dado por Irene em sua investigação vai se aproximando de seu amigo. Situando melhor o conto entre os dois primeiros de “A Invocação do Mal” e a cena pós-credito de “A Freira”. Quando vimos a marca que o jovem está possuído. Comprovando a teoria que Valak necessita de um hospedeiro para sobreviver. Daí o foco inicial em Maurice, especialmente quando conhece a professora do internato Kate (Anna Popplewell) e a filha dela Sophie (Katelyn Rose Downey). Valak enxergando uma oportunidade de expandir seus poderes. 

Fazendo que Irene corra contra o tempo para impedir que isso ocorra. Tessa mais à vontade no papel e formando uma boa dupla em cena com ReidChavez tem a chance de desenvolver melhor a história, bem como seu personagem. Destaque para performance física de Bonnie Aarons como Valak, sua imposição diante de todos assusta o espectador mais desavisado. Auxiliando nos momentos de suspense, quando a entidade emerge das sombras para atacar as pessoas. A tensão só aumenta com o clímax gerado. “A Freira 2” supera o primeiro filme, com um conto mais consistente que deixa os nervos à flor da pele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...