Pular para o conteúdo principal

A História Verídica, "O ESTRANGULADOR DE BOSTON"

Histórias reais sempre são uma boa fonte para a sétima arte. Vide exemplos recentes como “Air: A História por trás do Logo (2023)”, “O Dia do Atentado (2016)” e “Spotlight: Segredos Revelados (2015)”. Com isso dito temos “O Estrangulador de Boston (The Boston Strangler, 2023)”. Lançado pelo canal streaming Star+ / Hulu. Sobre o caso que assustou a cidade de Boston nos Estados Unidos na década de 60. Uma serie de assassinatos de mulheres idosas, encontradas mortas em seus apartamentos, sufocadas e claramente estupradas. Uma repórter do jornal local fazendo uma pesquisa, reparou que em pequenas notícias do próprio periódico e de seus concorrentes, um padrão sobre o assunto. 

Três idosas foram assassinadas com um laço especifico com meias no pescoço da vitima e vestígios de estupro. Assim decide investigar por conta própria em seu tempo livre no jornal. No caso, estamos falando de Loretta McLaughlin, interpretada por Keira Knightley, a eterna Elizabeth Swann da franquia “Piratas do Caribe”. Mesmo contrariando seu chefe e editor Jack, com o veterano Chris Cooper no papel. Quer deixar de escrever sobre o estilo de vida da mulher na cidade. A cada passo dado, Loretta descobre mais do que imagina.  Ao relatar suas descobertas com Jack e o dono do jornal, Eddie Holland (Robert John Burke), ficam incrédulos e divididos se devem ou não, divulga-las no jornal. 

Decidem que ela deve dividir o trabalho com a jornalista investigativa Jean Cole (Carrie Coon, de “Ghostbusters: Mais Além, 2021”). Com experiente no assunto, Jean auxilia Loretta, já que têm informantes dentro da policia de Boston. Juntas reparam que o alto escalão não está dando a importância necessária ao caso. O detetive Connley (Alessandro Nivola), responsável por ele, comenta extraoficialmente a Loretta que não consegue avançar nas investigações por interferência do próprio departamento. 

Com informações mais concretas, a matéria de Loretta e Jean é publicada e o assassino em serie ganha o nome que dá titulo ao filme. Em meio a isso, surge Albert DeSalvo (David Dastmalchian, “O Esquadrão Suicida, 2021”), ele se declara o responsável pelos assassinatos. Loretta investiga mais a fundo e tem acesso aos depoimentos de DeSalvo, percebe que há algo errado. Ele não dá detalhes sobre as cenas dos crimes e não foi reconhecido por uma testemunha. Poucos antes de sua prisão, novas mortes ocorreram, com vitimas mais jovens. De inicio, tudo indicava para DeSalvo, até Loretta acreditava nisso. Posteriormente, descobre que há muito mais no caso do que imaginava. Dai o mote para “O Estrangulador de Boston”.

Além do tom investigativo, Matt Ruskin que escreveu e dirigiu a película, traz o preconceito sofrido por mulheres como Loretta e Jean. Relegadas a época como donas do lar que cuidam de seus maridos e filhos, deixam de lado seus sonhos. Além de estereotipo de sexo frágil e ter certas vantagens ao ir a um ambiente predominante masculino como um bar frequentado por policiais. Com a material ganhou notoriedade nos jornais e aterrorizou Boston, o chefe de policia foi até Jack para acusar Loretta. Onde ela não se identificou quem era e ainda se ofereceu para conseguir informações sobre o caso. Simplesmente revoltante. Uma pena que esta é uma luta constante da mulher, mesmo em pleno século XXI, isso ocorre nas mais diversas esferas do nosso cotidiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...