Wes Craven ficou mundialmente conhecido como o mestre do terror e do suspense nos anos 80 com a franquia “A Hora do Pesadelo”. Já nos anos 90, continuou a aterrorizar o público com “Pânico” em seus quatro filmes. Onde temos um assassino serial vestido como a morte e usando uma máscara de fantasma. Que passou a se chamar de “Ghostface”. Esta foi inspirada na obra “O Grito (1893)” de Edvard Munch. Craven veio a falecer em 30 de agosto de 2015, “Pânico 4” de 2011 foi seu último trabalho em vida. Em 2022, o personagem criado por ele ao lado do roteirista Kevin Williamson, retornou para trazer o medo de volta à cidade fictícia de Woodsboro (Califórnia). Com uma nova turma para recontar sua história em uma nova perspectiva. Para saber mais nos links abaixo:
A FRANQUIA PÂNICO
https://cyroay72.blogspot.com/2022/01/a-franquia-panico-scream.html
PÂNICO
https://cyroay72.blogspot.com/2022/01/em-panico-scream-ghostface-esta-de-volta.html
Com os diretores Tyler Gyllett e Matt Bettinelli-Olpin ao lado dos roteiristas Guy Busick e James Vanderbilt, revisando o material de Wes e Kevin para nos trazer o conto sobre as irmãs Tara e Samantha Carpenter, feitos por Jenna Ortega (a Wandinha da série homônima da Netflix) e Melissa Barrera respectivamente. E o passado da segunda está intrinsicamente ligado aos eventos ocorridos nos primeiros filmes da franquia. Onde os sobreviventes dos ataques de Ghostface, Sydney Prescott (Neve Campbell), Gale Wheaters (Courtney Cox, a Mônica do icônico seriado televisivo “Friends”) e o policial local Dewey (David Arquette) a ajudam a enfrentar Ghostface e reviver o próprio passado. Os três retornam aos papeis que marcaram suas carreiras no cinema.
Agora deixando para trás o que viveram em Woodsboro, Tara está em Nova York para cursar a faculdade. Já Samantha foi junto para protege-la. Ao lado delas, os gêmeos Chad (Mason Gooding) e Mindy (Jasmin Savoy Brown). Eles também foram para lá e fazer o curso universitário. Tara divide o apartamento com Quinn (Liana Liberato). Já Mason tem como novo amigo Ethan (Jack Champion) e Mindy está namorando Anika (Devyn Nekoda). Como é de praxe da franquia, temos uma tensa e sangrenta sequência de abertura. Que sempre envolve uma linda mulher, neste caso, Samara Weaving (“Casamento Sangrento, 2019”). Ela faz a professora do curso de cinema Laura em um encontro às escuras.
O que
de início parece ser uma paquera por celular, vai se torna um jogo de gato e
rato. Com o pretendente se revelando como Ghostface e ataca mortamente Laura. Descobrimos
sua nova face, o estudante Jason (Tony
Revolori, o Flash de “Homem-Aranha:
Sem Volta ao Lar, 2021”). Ele é aluno do curso que Laura lecionava e com
seu colega de quarto Greg, decidem dar continuidade ao legado de sangue
iniciado pelo pai de Samantha, Billy Loomis (com Skeet Ulrich de volta ao papel). O Ghostface original e como visto
anteriormente, trouxe os filmes “Facada”,
baseado nos eventos ocorridos em Woodsboro.
Como já dissemos anteriormente, “A Vida Imita A Arte”. Jason descobre do pior modo que Greg está morto e seu corpo esquartejado guardado na sua geladeira. Posteriormente é assassinado por um novo Ghostface. Enquanto isso, Samantha está tentando superar o ocorrido, passando com o terapeuta Christopher Stone (Henry Czerny). Tara quer dar continuidade a sua vida e esquecer o que houve em Woodsboro. Porém, o que parecia ser uma vida normal para a jovem que deseja ingressar na vida acadêmica, o terror está de volta para assombra-la. Assim Samantha, Chad e Mindy precisam se unir novamente para lutarem com essa nova ameaça. Gale está na cidade e vai ao auxilio deles.
A notícia corre sobre a morte de Jason e Greg. O primeiro é conhecido de Tara, e detetive encarregado pelo caso é o pai de Quinn, Wayne Bailey (Dermot Mulroney de “O Casamento do Meu Melhor Amigo, 2005”). Em tempos de redes sociais, a imagem de Samantha é destruída. Responsabilizada pelo o que ocorre em 2022, com a morte de seu namorado Richie. Já que por causa de seu parentesco com Loomis a consideram culpada e tentando manter seu legado de sangue. Em um dos melhores momentos de “Pânico IV (Scream VI, 2023)”, é quando Mindy, um amante e estudante de cinema, revisa as regras e as teorias para fazer um bom filme de terror e suas continuações. E como personagens chaves podem ser descartados. Citando inclusive o último jedi Luke Skywalker.
Assim temos o mote para o novo episódio da franquia. Onde saímos da bucólica Woodsboro e ganhamos a cidade grande, com a Big Apple Nova York. Expandindo seus horizontes, pois estamos na semana do Halloween. Por isso, há muitas pessoas fantasiadas como Lobisomem (visto no streaming Disney+ “Lobisomem na Noite, 2022”), Pinhead, Pennywise, Jason Voorhees, Michael Myers, David Bowie e claro, Ghostface. Com a repercussão do caso, há um em cada esquina de NY. O perigo fica à espreita. E como em “Pânico V”, ele está mais próximo do que Samantha e Tara imaginam. Tendo como cenário o claustrofóbico metrô de Nova York e as esquinas escuras entre seus prédios. Suspense e medo à flor da pele.
Neve não voltou, sem um acerto entre ela e os produtores sobre seu salário. E a mesma justificou que encerrou definitivamente sua participação em 2022. Para os fãs, a película é um deleite. Além de Courtney, temos a presença de Hayden Panettiere reprisando seu papel como Kirby Reed de “Pânico IV”. Agora é uma agente do FBI. Somado há um altar homenageando Ghostface, dentro do cinema visto em “Pânico 2 (1997)”, com todos objetos que marcaram a história da franquia. Desde a fantasia usada por Loomis e seus seguidores, passando pela camiseta usada pelo tio Randy (Jamie Kennedy) de Chad e Mindy, quando foi morto pelo serial killer em “Pânico V”. Local perfeito para o eletrizante embate no ato final entre Samantha e Tara contra o vilão da vez. DETALHE: O espectador mais desatento, pode ser surpreendido. E se você tiver paciência, há uma cena pós-crédito. Curta e direta sobre o Universo Cinematográfico Marvel.
Comentários
Postar um comentário