Pular para o conteúdo principal

A Franquia "PÂNICO (SCREAM)"

 

Wes Craven foi um dos maiores mestres do terror e do suspense da sua geração. Nos anos 80 trouxe o espirito maligno que invadia os sonhos dos jovens que viviam na rua Elm, para logo em seguida assassina-los com requintes de crueldade. Estamos falando de Freddy Krueger e a franquia “A Hora do Pesadelo”. Que literalmente aterrorizou a juventude da época (incluindo este que vos escreve) em seus sete filmes, onde tivemos um reboot em 2010. Em meio a isso, Craven incansável nos trouxe “Pânico (Scream)” em 1996.Com uma pessoa fantasiada como a morte e usando uma máscara de fantasma. 

Esta foi inspirada na ilustração “O Grito (1893) ” de Edvard Munch, ligava para suas vítimas e lhes perguntava: “Você gosta de filmes de terror? Qual é o seu favorito? ”. A frase se tornou um chavão na época. Ele passou a ser chamado de “Ghostface”. O mais novo vilão do hall de Wes Craven, que trabalhou ao lado do roteirista Kevin Williamson. Este se inspirou numa série de assassinatos que ficou conhecido como o massacre de Gainesville. Williamson escreveu o roteiro inicial com 18 anos, com uma garota dentro de sua residência recebendo uma ligação. Para longo em seguida, ser atacada por um assassino serial. 


O filme se chamava “Scary Movie”. A ideia foi abandonada, já que Kevin conseguiu que outro roteiro seu fosse produzido. No caso, o suspense “Tentação Fatal” em 1990 que inclusive sentou na cadeira de diretor. Após a empreitada, desenvolveu melhor a história de “Scary Movie”. Depois de várias idas e vindas, sendo advertido pelo alto grau de violência da sua história. Conseguiu que a produtora Miramax o produzisse e avisado para retirar o material mais violento. Porem com a contratação de Craven, o mesmo voltou para as páginas do roteiro. Assim “Scary Movie” começa a se transformar no “Pânico (Scream) ” que todos conhecemos. Uma homenagem ao Slasher dentro do gênero terror. 

Com tripas de fora e jorras de sangue fazem parte de sua trama que homenageia clássicos como “Halloween: A Noite do Terror (1978) ”. Um dado interessante: para escrever o roteiro, Kevin ouvia trilha do filme em busca de inspiração. Tanto que determinados trechos musicais são tocados no decorrer do filme. Como na tensão sequência de abertura, com a jovem Casey Becker, feita por Drew Barrymore, sendo a primeira vítima de Ghostface. O que começa como um bate papo sobre filmes de terror, logo se muda por uma corrida pela própria sobrevivência. Já ela colocou pipoca para esquentar no fogão. Assim o terror chega à cidade fictícia de Woodsboro (Califórnia).

 

Assim conhecemos Sidney Prescott, interpretada por Neve Campbell do seriado anos 90 “Party of Five (1994 a 2000) ”, ela vive o luto pelo assassinato da mãe, cometido por Cotton Weary (Liev Schreiber, o Ray Donovan da série homônimo). Ela tem o suporte da melhor amiga Tatum (Rose McGowan) e do namorado Billy (Skeet Ulrich, o F.P. Jones de “Riverdale, desde 2017”). Em meio a isso, uma onda de assassinatos ocorre pela cidade, cometidos por Ghostface. Como o diretor da escola Himbry (Henry Winkler) é esfaqueado.  Por isso as aulas na escola são suspensas e o namorado de Tatum, Sud (Matthew Lillard) organiza uma festa ao lado com seu melhor amigo Randy (Jamie Kennedy). 

O vice xerife e irmão de Tatum, Dewey (David Arquette) vai até lá para ver se está tudo bem com todos. Em meio a isso, temos a jornalista Gale Wheaters, feita por Courteney Cox (a Mônica de “Friends, 1994 a 2004”), sempre em busca de um furo de reportagem. Este pediu pelo papel já que deseja fazer algo diferente do papel que a marcou. Nas palavras delas: “Deixar de ser a boa menina para ser uma fdp (essa fica para os entendidos) ”.  Assim temos a trama de “Pânico”, que além de prestar tributo aos filmes Slasher, ao mesmo tempo brinca com o gênero. Onde não se leva a sério demais, com as regras básicas para se fazer um filme de terror.  Contando com a participação especial de Linda Blair de “O Exorcista (1973) ” como uma repórter sensacionalista. 


Essa é para os amantes de cinema. Randy e Stu estão discutindo sobre os crimes dentro de vídeo locadora. Um templo para eles. De acordo com o primeiro, a polícia devia ver mais filmes de terror para entender melhor o que está ocorrendo. Em especial “A Morte Te Convida Para Dançar”, onde resolveriam o caso. A empreitada deu tão certo que gerou duas continuações: “Pânico 2 (Scream 2) ” em 1997 e “Pânico 3 (Scream 3) ” em 2000.

Após dois anos dos eventos do primeiro filme, com Sidney tentando levar uma vida normal.  O mal ressurge e Ghostface está atacando novamente. Ela e seus amigos Gale e Dewey correm contra o tempo para descobrirem a verdade. Como de praxe, a cena de abertura é marcada pela morte brutal de Jada Pinkett Smith (sim, a esposa do simpático Will Smith) em uma sala de cinema lotada com os espectadores usando a máscara de Ghost Face. O que impossibilita a identificação de quem comete o assassinato. O que ocorreu virou em Woodsboro virou o filme chamado “Stab”. Literalmente “A Vida Imita A Arte”. 


Já no terceiro, Craven brinca com o que foi criado na franquia. Seguindo o exemplo do cult “Uma Noite Americana (1973) ” de François Truffaut, o filme dentro do próprio filme. Onde estão filmando “Stab 3”, com Sidney, Dewey e Gale interagindo com seus interpretes na película. Onde surge novo assassino, assumindo o manto deixado por Ghost Face. Em 2011 Wes está de volta ao mundo de Ghostface com “Pânico 4 (Scream 4)”. Foi seu último projeto em vida, vindo a falecer em 30 de agosto de 2015, vítima de câncer no cérebro. Aqui estamos dez anos depois, com Sidney se tornando uma escritora de sucesso ao contar sua história de sobrevivência. Retornando para sua cidade natal para ver Gale e Dewey que estão juntos. 

Ao mesmo tempo, voltam a ocorrer novos assassinatos na escola e Sidney se torna a principal suspeita. O filme conta com a participação mais que especial da eterna Princesa Leia Organa Carrie Fisher. Uma das suas últimas aparições no cinema, antes de retomar a carreira em “Star Wars: O Despertar da Força” em 2015. Nos anos de 2015 a 2016 e 2019, tivemos sua versão como série de TV. Levando a trama para a cidade de Lakewood, onde as redes sociais tomam conta da vida de seus habitantes. Em especial os mais jovens. Criando uma conexão entre eles e a onda de assassinatos que ocorrem, junto a um serial killer que se veste como Ghostface. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...