Nos últimos anos, o poeta Bob Dylan tem se dividido em duas frentes de trabalho. Lançando álbuns autorais como o mais recente, “Rough and Rowdy Days (2020)” e revisitando seu passado musical com a série “Bootleg”, que chega a dezessete volumes. Vamos comentar os volumes 15, “Travellin’Thru (1967 – 1969) featuring Johnny Cash”, e 16, “Springtime in New York (1980 – 1985)”. Em janeiro último, saiu o 17º, “Fragments: Time Out of Mind Sessions (1996-1997)”. Este iremos comentar em breve. Voltando aos seus antecessores, em “Travelin’ and Thru” ouvimos outtakes dos álbuns “John Wesley Harding (1967) e “Nashville Skyline (1969)”. Como por exemplo, “As You Went One Morning” e “To Be Alone With You” respectivamente. Destaque fica para a inédita “The Western Road”, catalogada no livro “Recording Sessions”, lançado em 1995, com o título “Blues”.
O melhor fica para a parceria com o homem de preto Johnny Cash, até então registrada de forma não oficial. Agora ela se torna publica neste volume e sentimos como Cash está à vontade com a presença de Dylan. “One Too Many Mornings”, “Careless Love”, o medley “Don’ Think Twice, It’s All Right” / “Understand Your Man” e “Wanted Man”, exemplificam isso. Somada a presença dele no “Johnny Cash Show” com “I Threw It All Away”, “Living the Blues” e “Girl from the North Country”, esta em dueto com Johnny. Encerrando ao lado de Earl Scruggs em canções como “East Virginia Blues”, registradas no documentário “Earl Scruggs Performing with his Family and Friends (1971)”.
Saindo da fase áurea de Dylan, vamos agora para sua fase nos anos 80. Compreendendo os discos “Shot of Love (1981)”, “Infidels (1983)” e “Empire Burlesque (1985)”, temos o momento que fez uso da sua guitarra com uma sonoridade mais crua. Ao contrário do som daqueles tempos. Assim temos o volume 16, “Springtime in New York (1980 – 1985)”. Recém-saído da fase cristã, mr. Zimmerman aposta num material mais visceral. As gravações datam entre outubro de 1980, antes do lançamento de “Shot of Love”, indo até março de 1985, durante as gravações de “Empire Burlesque”. Destaque para “Let’s Keep It Between Us” que foi gravada por Bonnie Ratt e as covers de “We Just Disagree” de Dave Mason, “Sweet Caroline” conhecida pela versão de Neil Diamond e clássica “Fever”, o rei do rock Elvis Presley já gravou sua versão.
O restante do material temos versões alternativas de canções como “Price of Love”, a marcante “Jokerman” e “Blind Willie McTell”. Esta última ficou de fora de “Infidels”, sendo lançada oficialmente mais tarde. Ao lado das duas versões de “Don’t Fall Apart On Me Tonight”, que exibem a versatilidade de Dylan em mudar o arranjo e o andamento de suas canções. Ainda temos “Someone’s Got A Hold of my Heart” que se tornaria “Tight Connection to my Heart” de “Empire Burlesque”. Somada a potente “When The Night Comes Falling From The Sky” com suas versões lenta e rápida, “License To Kill” e “Enough is Enough” tocadas ao vivo, e a épica “New Danivlle Girl” que se tornou “Brownsville Girl”.
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