Em 2017, o cineasta Rian Johnson chamou atenção do grande publico e critica com “Star Wars: Os Últimos Jedi”, conhecido Episódio VIII da saga do criador George Lucas. O filme divide opiniões até hoje. Muitos gostaram e outros nem tanto assim. Johnson já havia mostrado seu talento em um dos episódios mais impactantes da cultuada serie “Breaking Bad (2008 a 2013)”, “Ozymandias (o 14º da quinta temporada, 2013)”, e a scifi “Looper: Assassinos do Futuro (2013)”. Após a repercussão de “Os Últimos Jedi”, ele nos trouxe o filme de suspense cheio de mistério “Entre Facas & Segredos (2019)”. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2019/12/o-suspense-moda-antiga-em-entre-facas.html
Conhecemos o peculiar detetive particular Benoit Blanc, interpretado pelo James Bond Daniel Craig. Com uma historia cativante cheia de reviravolta, sua continuação era muito esperada. Anunciada pelo canal das redes sociais Netflix para o final deste ano, assim temos “Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery, 2022)”. Aproveitando a pandemia da Covid 19, Rian deixa Blanc enclausurado em seu apartamento e literalmente “pirando o cabeção” com jogos online. Recluso em sua banheira, ele tem a chance de sair dessa rotina ao receber uma encomenda misteriosa.
Antes disso, somos apresentados a ela. Um elaborado convite a uma festa privada na casa do bilionário Miles Bron, feito pelo talentoso Edward Norton (“Clube da Luta, 1999”). Somente seus amigos mais próximos foram convidados. A politica Claire Debella (Kathryn Hahn, a Agatha Harkness de “Wandavision, 2021”); o cientista Lionel Toussant (Leslie Odom Jr., o Sam Cooke de “Uma Noite em Miami, 2020”), este trabalha na empresa de Miles, a Alpha; o influencer Duke Cody (o guardião da galáxia Dave Bautista) e sua namorada Whiskey (Madelyn Cline, da serie “Outer Banks” desde 2020); a decadente socialite “Birdie” Jay (Kate Hudson, a Penny do filme rock’n’roll “Quase Famosos, 2000”) com sua assistente pessoal Peg (Jessica Henwick, a Bugs de “Matrix Resurections, 2021”).
Eles vão até a ilha comprada por Bron na Grécia, juntamente com Blanc. Que está curioso em saber o porquê foi chamado e de ultima hora, chega Cassandra “Andi” Brand (Janelle Monáe de “Estrelas Além do Tempo, 2016”). Ela foi sócia de Miles na Alpha e saiu da parceria de modo abrupto. O motivo da festa é um jogo de seu anfitrião. Entendemos que todos se reúnem anualmente, mas devido à pandemia, isso ficou em stand by. Com a situação mundial se estabilizando, puderam se reencontrar. Miles propõe que eles precisam descobrir quem vai assassina-lo no jantar que celebram sua reunião. Perspicaz como sempre, Benoit acaba com a brincadeira em cinco minutos. Intrigado com sua presença, Bron o questiona. Ele apenas responde que tem a mesma duvida. Assim temos mais uma vez o jogo de gato e rato em “Glass Onion”.
Como em “Entre Facas & Segredos”, Rian traz uma trama onde as aparências enganam. Todos têm seus pecados e possuem diferenças com seu anfitrião. Em meio a isso, há referencias com o nosso dia a dia. Miles é baseado no tresloucado milionário Elon Musk com suas excentricidades e a compra polemica do Twitter. O efeito da pandemia nas pessoas em especial Blanc. Onde seu rápido raciocínio foi afetado, bem como seu olhar investigativo.
O titulo da película “Glass Onion (tradução livre: Cebola de Vidro)”, possui duplo sentido. As camadas de uma cebola revelam a verdadeira persona de Miles. Uma pessoa carismática sem escrúpulos que usa as pessoas a seu bel prazer, onde as cifras monetárias regem essa relação. Assim como seus amigos. É também o nome do bar que todos se conheceram e o titulo da canção dos quatro rapazes de Liverpool. Que convenientemente fecha o filme.
Comentários
Postar um comentário