Pular para o conteúdo principal

A 1ª Temporada de "THE SANDMAN (Netflix)"

Desde que foi anunciada a serie do Deus dos Sonhos, Morpheus, mais popularmente conhecido como “Sandman”, a ansiedade tomou conta até daqueles que não conhecem sua história. Ganhou fama com os quadrinhos produzidos por Neil Gaiman, entre os anos de 1989 a 1996.  Onde acompanhamos a jornada de Sonho / Sandman no nosso mundo, sem que notemos sua presença. A não ser quando, vamos para o mundo dele, o Sonhar. Ele é um dos sete irmãos que são proclamados como os Perpétuos. Onde temos o Desejo, o Desespero, o Delírio, a Destruição, o Destino e a Morte. Todos estão conectados a nossa personalidade e compartilhando nossos momentos em vida.  Eles devem cumprir suas tarefas até o fim do universo e consequentemente da vida na Terra. 


Tudo ocorre de acordo, com Sandman indo atrás de uma das suas criações, o Corintío. Ele está fugindo do proposito de seu criador, onde assassina as pessoas que deveria ajudar em seus “sonhos”. De personalidade própria e forte, questiona suas funções. No embate, “Sonho” sente algo e quando vê, está preso num círculo de magia criado por Roderick Burgess. Este deseja capturar a Morte e tê-la sob controle. Caso traga seu filho morto de volta à vida, ele a libertará. Por engano, prende “Sonho”. E tenta fazer o mesmo, porem este resiste. Coríntio descobre as intenções de Roderick e sugere que o prenda em uma redoma de vidro, construída dentro do círculo. Ao mesmo tempo, que esconda os artefatos mágicos dele: o elmo, o saco de areia e o rubi. 


Assim “Sonho” passa décadas aprisionado. Enquanto isso com os poderes adquiridos com os artefatos, Roderick ganha fama como mago do oculto. Como essa premissa inicial, temos a primeira temporada de “The Sandman (2022)”, adaptação da celebre HQ de Gaiman. Produzida pelo canal das redes sociais Netflix e tendo o próprio como um dos responsáveis por finalmente vermos seu mundo fantástico cheio de referências mitológicas e religiosas em formato live action. Ao lado de David S. Goyer, conhecido por ter trabalhado na trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, e Allan Heinberg, eles adaptaram as HQ’s “Prelúdios & Noturnos (1991)” e “A Casa de Bonecas (1991)”, que fazem parte do primeiro arco do personagem. 


Para ser “Sonho”, o Sandman, temos Tom Sturridge. Ele captou sua essência. O tom de voz rouca traz um ar de mistério e tranquilidade, ao mesmo tempo, cativante. Seu olhar mescla perfeitamente a angustia e a raiva quando aprisionado. E a surpresa ao descobrir que o Mundo dos Sonhos, o Sonhar, entregou em colapso na sua ausência, assim como o mundo real. Sua assistente, a bibliotecária Luciene (Vivienne Acheampong), o auxilia na reconstrução. Como Roderick, temos o veterano Charles Dance (o Tywin Lannister de “Game of Thrones”) e Coríntio é feito por Boyd Holbrook. Ele está ótimo como antagonista. Fazendo de tudo para não ser destruir por “Sonho” e manter sua marca como serial killer do momento. O que lhe rende a participação em uma convenção marcada pela dark web sobre assassinos em série.

Descobrindo que há um vórtex que pode acabar com “Sonho” e seu mundo. Aqui ele ganha a persona da jovem Rose Walker (Vanuse Samunyai), ela consegue transitar entre os dois mundos. Vivendo um drama pessoal. Separada do irmão mais novo Jed (Eddie Karanja) e buscando meios de encontra-lo. Já que os pais adotivos não desejam que isso ocorra. Em seus dez episódios, vemos como “Sonho” escapou do seu cativeiro e descobrindo que seus artefatos foram roubados e mais tarde, vendidos. O saco de areia está com a exorcista Johanne Constantine (Jenna Coleman). O elmo foi vendido a um demônio e para recupera-lo precisar ir ao inferno literalmente. 

Lá se encontra Lucifer ou Estrela da Manhã, interpretado por Gwendoline Christie (a guerreira Brienne de “Game of Thornes”), os dois brigam por ele e pela alma do Sandman. Caso perca, viverá eternamente no inferno. Para recuperar o rubi, ele vai enfrentar John Dee (David Thewlis, o professor Remus Lupin da saga Harry Potter). Sua mãe Ethel Cripps foi casada com Roderick Burgess, na juventude, feita Niamh Walsh. Foi ela que roubou os artefatos do Sandman e os vendeu ao melhor preço. Quando mais velha é interpretada por Joely Richardson. Ficando apenas com o rubi, John o levou embora e modificou sua magia. Desgostoso com o mundo, ele deseja usar a joia contra a humanidade. Acredita que com ela, vai acabar com a maldade no coração das pessoas.

Quando realmente vai destruir tanto o nosso mundo quanto o Sonhar. Por não saber fazer o uso correto do rubi. Livre, “Sonho” revê a irmã Morte (Kirby Howell-Baptiste), eles discutem sobre a vida e o final dela. O trabalho deles em relação aos humanos. Ao contrário da imagem conhecida como “ceifador”, a Morte prefere ser vista como uma jovem de descendência africana. Para assim recepcionar o indivíduo de forma naturalmente confortante em sua passagem final. Patton Oswalt faz o corvo Matthew, ele auxilia Morpheus em sua busca e é o contato com Lucienne no Sonhar. O último jedi Mark Hamill em participação especial faz o espantalho com cabeça de abobora Mervyn Pumpkinhead.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...