No ultimo final de semana (de 24 a 27 de fevereiro de 2022) tivemos o evento “Sinfonia de Cinema: OSESP Toca Trilhas de Filmes & Séries”,a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo tocou a trilha sonora musical de filmes e seriados televisivos que deixaram sua marca na história do entretenimento. Ocorrido na Sala São Paulo por intermédio do Ministro do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia, Fundação OSESP e Meta. Com regência de Wagner Polistchuk, Arcádio Minczuk (Obé), a cantora Manuela Lopez e com apresentação de Marina Person.
A ex-Vj da MTV por seu conhecimento cinematográfico, introduzia as 17 canções que estão no concerto. Para inicia-lo com a popular “Fanfare of 20th Century Fox” de Alfred Newman. Para os cinéfilos de plantão é o tema do logo dos 20th Century Fox. Que agora de chamado de “The 20Th Century Studios”. Logo em seguida temos o marcante tema “Let’s Go” da animação Disney “Frozen (2013)” composta por Kristen Anderson-Lopez & Robert Lopez. A canção fez tanto sucesso na época, mesmo aqueles cansados dela, curtiram esta versão arranjada por Larry Moore. Logo em seguida para manter o clima infanto-juvenil, temos a música de Michael Giacchino para outro desenho Disney “Os Incríveis (2004)”.
Mesclando o jazz dos anos 60 e música clássica tivemos “The Glory Days” e “The Incredits”. O mundo de espionagem é tocado com o clássico “Intriga Internacional (1959)” do mestre do suspense Alfred Hitchcock com o tema principal composto por Bernard Herrmann. Para logo em seguida ouvirmos o icônico tema composto por Monty Norman para o agente com licença para matar “007: The James Bond Theme” com direito a voz de interprete Daniel Craig, “The Name is Bond, James Bond”. A guerra do Vietnã é exemplificada com “Adagio para Cordas” de Samuel Barber para o filme “Platoon (1986)”. Esta tem uma história incomum. Não foi composta diretamente para a película, pois Barber a criou antes disso. Vindo a falecer em 1981, assim não teve oportunidade de sentir o impacto dela no telão do cinema.
O clima de aventura chega com o inconfundível tema composto pelo maestro John Williams para o arqueólogo mais conhecido do cinema Indiana Jones com “The Raiders March” de “Indiana Jones & Os Caçadores da Arca Perdida (1981)”. Agora chegou a vez das series de TV com “House of Cards” e seu tema principal feito pelo jazzista Jeff Beal. Onde a improvisação do jazz e a musica clássica se unem perfeitamente. O escocês John Lunn traz sua peça principal para o seriado inglês “Downton Abbey”. Destaque para o piano clássico. E fechando esta parte com o potente tema de “Game of Thrones” de Ramin Djawadi.
Voltando à sétima arte temos o saudoso Ennio
Morricone (1928 - 2020), aqui ele é representado pelo comovente tema composto para “A Missão (1986)” de Roland Joffé. Que inclusive
foi filmado em nossa terra brasilis, onde mostra como a igreja católica tentou
catequizar os índios guarani e os mesmos sendo massacrados por corsários representados
por Robert De Niro e Jeremy Irons como o jesuíta Gabriel.
Assim temos “The Mission” e “Gabriel’s Oboe”, com arranjo de Henri Mancini. O oboé tocado por Arcádio Minczuk. Impossível não se comprovar com a beleza do que é ouvido. O compositor alemão Klaus Badelt se faz presente com seu trabalho no filme de pirata “Os Piratas do Caribe (2003)” com temas como “The Black Pearl” e “He’s A Pirate”. Para logo em seguido temos medley “The Lord of the Rings Suite Sinfônica” composto por Howard Shore. De repente estamos na Terra Média. Ao seu final temos a ode “In Dreams” interpretado por Manuela Lopez. A ficção cientifica deixa seu recado com a marcante “Assim Falou Zaratustra” de Richard Strauss (1864 – 1949) para o clássico scifi “2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)” de Stanley Kubrick.
Aqui Person conta uma ótima história sobre os bastidores de "2001". Kubrick era conhecido por seu perfeccionismo, sua equipe exaurida pelas horas na sala de edição precisava se motivar. Até que um dos projetistas, fã de música clássica, para manter todos acordados a ouvia. Num dia desses, Stanley adorou isso. Dai a ideia de incluir o tema na cena de abertura do filme e descartando a musica original composta por Alex North. Michael Giacchino retorna com “Star Trek: Além da Escuridão (2013)”. Trazendo sua musica ao lado do tema composto por Alexander Courage para o mítico seriado televisivo dos anos 60.
Brad Fiedel compôs a trilha musical de “O Exterminador do Futuro (1984)” de James Cameron, fecha este ato perfeitamente. Seu arranjo pelo concerto foi feito por Polistchuk & Jirka Kadlec. Para encerrar o concerto com chave de ouro, temos o maestro John Williams em seu trabalho mais popular na sétima arte, a musica composta para a Ópera Espacial de seu criador George Lucas, “Star Wars”. Assim temos “Star Wars Main Theme” e no bis, a poderosa “The Imperial March” com direito a Wagner Polistchuk travestido como o Lorde Negro da Força Darth Vader. Impagável. Para sentir como foi o evento, ele foi transmitido pelo canal oficial da OSESP. Veja abaixo:
Comentários
Postar um comentário