O Velho Oeste sempre trouxe aquele fascínio com suas vastas planícies e a cavalgada do cowboy em direção do horizonte. Assim tivemos grandes filmes do gênero como “Rastros de Ódio (1956)”, “A Conquista do Oeste (1962)”, “Dança com Lobos (1990)” e exemplos mais recentes “O Regresso (2015)” “Relatos do Mundo (2020)”. Agora é a vez da cineasta neozelandesa Jane Campion se aventurar no gênero com o drama “Ataque dos Cães (The Power of the Dog, 2021)”. Produzido com o canal das redes sociais Netflix, a película é seu mais recente trabalho desde 2009 em “Brilho de uma Paixão”. Adaptando o romance de mesmo nome do escritor Thomas Savage, lançado em 1967.
Aqui temos o conto sobre dois irmãos George (Jesse Plemons, o Todd Alquist de “Breaking Bad”) e Phil Burbank (o mago supremo Benedict Cumberbatch), eles administram a fazenda de gado dos pais, que chamam carinhosamente de “O Velho (Peter Carroll)” e “A Velha (Frances Conroy)”. Possuem características distintas. Quanto George é um homem refinado e educado; já Phil é o típico cowboy norte-americano, ríspido, mal-educado, xinga o irmão quando pode e evita tomar banho. Estamos em 1920. O Oeste já foi desbravado, os brancos dominam e a população indígena sobrevive como pode.
No caminho da fazenda dos Burbanks, há uma estalagem. Administrada pela viúva Rose Gordon, feita pela eterna Mary Jane Kristen Dunst, e sempre contando com o auxílio do filho Peter (o jovem mutante Noturno Kodi Smit-McPee). Em uma das viagens, George e Phil se hospedam lá. O primeiro se encanta por Rose, já o segundo não perde a chance para tirar sarro com algo que lhe desagrada. Peter é um artista faz desenhos em seu caderno. Aproveita a página de uma revista e faz uma rosa para decorar a mesa de jantar da estalagem. Por ser rude, Phil não entende a beleza da peça e Peter lhe diz que é uma sua criação.
O cowboy
cai na risada e não perde a chance de ridicularizar Peter. Rose viu e não gostou,
para não perder seus clientes, chora em silencio na cozinha. George percebe que
há algo errado e a consola. É o momento para se aproximar e mais tarde pedi-la
em casamento. Já o irmão segue sua vida como vaqueiro sem amigos e extremamente
grosso com seus empregados. Estes já estão acostumados e apenas cumprem suas
ordens. Mais tarde, George o informa sobre seu casamento. Phil se sente traído e
deixa bem claro que isso o desagradou. Com o passar do tempo, a convivência entre
eles, vai se tornando conveniente. Onde cada um fica no seu canto. Rose se adaptando
a vida de uma mulher com posses e Phil reprovando de longe sua presença na casa
dos Burbanks. Junto a isso, a chegada de Peter que testemunha tudo isso.
Daí a trama para “Ataque dos Cães”. Diferentemente do que é visto nos filmes do gênero, Campion opta por mostrar as relações humanas. Onde o desejo do ser humano é sua força motriz. Jesse exibe toda fragilidade de seu personagem. Apesar de culto teme morrer sozinho e a mostra quando se declara agradecido à Rose por estar junto dele. Mas é Phil que representa a maldade em pessoa. Sempre é o momento para ridicularizar a cunhada. Como por exemplo, ela tocava piano no fosso do cinema em que trabalhava, na era do cinema mudo. Pressionada por George, volta a tocar. Sozinha na casa, treina e se incomoda com a presença de Phil que fica no seu quarto. A espreita, ele a observa. Ao tentar tocar a partitura, Rose simplesmente não consegue. De longe, Phil aprendeu a melodia e a toca perfeitamente.
É uma
atuação silenciosa, baseada em gestos e olhares acompanhados de perto pela
lente de Jane. Cumberbatch mostra a competência e saindo da sua zona de conforto
como herói do UCM. Se necessário, solta toda acidez de suas palavras para que
for seu alvo. Neste caso, Rose e mais tarde Peter. Como este, a desavença de
início vai se tornando uma improvável amizade. Onde Phil enxerga um relacionamento
próximo como o que teve com seu mentor, o finado Bronco Henry. Que ganhou um
memorial no curral da fazenda com a sela de cavalo que usava e as esporas de suas
botas. Kodi com seu olhar
introspectivo traz uma persona misteriosa que vai se desenvolvendo nas sombras
e que no ato final se revela quem é realmente. “Ataque dos Cães” é
dividido em cinco atos.
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