Pular para o conteúdo principal

O Documentário "VAL (Amazon Prime Video)"

Val Kilmer, junto a Sean Penn e Tom Cruise, se tornou uma das referencias como ator. A diferença em relação aos dois últimos, é que Val não conseguiu obter o mesmo sucesso na carreira. Enquanto Penn se transformou em um dos maiores atores de sua geração e vencedor de duas estatuetas do Oscar como Melhor Ator em “Sobre Meninos & Lobos (2003)” e “Milk: A Voz da Igualdade (2008)”. Já Cruise provou ser além de um “belo sorriso”, exibindo carisma e versatilidade em “Rainman (1988)”, “Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)” e na franquia “Missão: Impossível”. Enquanto isso, Kilmer teve vários altos e baixos na carreira. Como por exemplo, a atuação excepcional como Jim Morrison em “The Doors (1991)” de Oliver Stone, Doc Holliday no faroeste “Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993)” e com Robert De Niro em "Fogo Contra Fogo (1995)". Dividindo opiniões como Cavaleiro das Trevas em “Batman Forever (1995)” e ao lado da lenda do cinema Marlon Brando no duvidoso “A Ilha do Dr. Moureau (1996)”.


Surgido nos clássicos anos 80, com a comedia “Top Secret! Confidencial (1984)”, o aéreo “Top Gun: Ases Indomáveis (1985)”, este ao lado de Cruise, e a fantasia “Willow: Na Terra da Magia (1988)”, Val a partir daí, resolveu documentar a própria carreira com horas de filmagem em vídeos caseiros de 16mm feitos por ele, os irmãos e amigos próximos. Junto a isso, testes de câmeras para os filmes citados anteriormente. Em especial o vídeo gravado por ele e enviado a Oliver Stone, quando se preparava para ser Jim Morrison. Assim temos o documentário “Val (2021)”, produzido pela A24 e dirigido por Leo Scott & Ting Poo, aqui eles revelam a faceta de um profissional que lutou pela manutenção da carreira. E em 2017, teve que lutar contra um câncer na garganta. 

Superado com sessões de quimioterapia e radioterapia, somada a cirurgias que resultaram em um aparelho de traqueotomia colocado em seu pescoço. Onde perdeu o tom vocal que o marcou. Quando ele mesmo explica os motivos pela sua opção estava entre comer, respirar e falar, arrepia os pelinhos do corpo. Junto a isso, maquiagem pesada para disfarçar os efeitos. Aqui Kilmer se desnuda em seus 40 anos de carreira, onde as vitórias se igualam com as derrotas. Mesmo assim perseverou. Scott comentou em uma entrevista: “Val sempre disse que não o via como um documentário. Ele o via como um filme estrelado por Val Kilmer como o personagem principal. Na história de sua vida, e todos nós concordamos com esse sentimento”.


E numa sinceridade que você sente a dor dele, Val nos relata sobre a perda da mãe durante a produção do documentário: “Meu irmão Wesley e minha mãe estão vivos no filme. Ver aquela filmagem, os filmes e a arte criados por Wesley no contexto do resto da história é extremamente significativo. Perdi minha mãe durante a filmagem, então fico cada vez mais emocionado a cada visualização. Há risos. Há lágrimas”.

Val” é um retrato honesto e não apenas descontrói a imagem de outsider de Kilmer, exibe como a fama e a fortuna são efêmeras. Iludem como a magia do cinema, mas que se deixar levar por isso, as consequências são severas. O destaque fica com a presença do filho Jack Kilmer, que escreveu o roteiro, e é a voz do pai quando este não consegue falar. E aos 61 anos, Val se mostra sem medo e pleno sobre sua persona.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...