Pular para o conteúdo principal

U2 & O Documentário "FROM THE SKY DOWN (2011)"

Após se estabelecer nos anos 80 com sua sonoridade que mescla letras com consciência politica e amor pela família, os irlandeses do U2 ganhavam o mundo. Depois de uma extensa e exaustiva turnê pelos Estados Unidos e Europa devidamente registrada no documentário “Rattle and Hum (1988)”. Seguida da turnê pela Austrália ao lado do bluesman B.B. King, “Lovetown”, em 1989. Depois de uma parada para descanso, saem de Dublin em direção à Berlim, para repensarem a carreira e a continuidade da banda. Mais exatamente no Hansa Studios. Onde o camaleão do rock David Bowie gravou “Low (1977)” e iniciou a mítica Trilogia de Berlim com “Heroes (1977)” e “Lodger (1979)”. 

Ao lado dos produtores Daniel Lanois e Brian Eno, o segundo estava com Bowie na empreitada berlinense. Eles trabalhavam junto ao U2 desde “The Unforgettable Fire (1984)”. Buscando deixar de lado o tom messiânico que se tornou sua marca registrada, Bono (vocais & guitarra), The Edge (guitarra & teclados), Larry Mullen Jr. (bateria) e Adam Clayton (contrabaixo) adotam o estilo de vida rockstar de seus ídolos Elvis Presley, Jim Morrison e David Bowie. Junto a isso uma nova identidade sonora. Nas palavras de Adam, não foi só isso, o tempo no Hansa Studio os definiu espiritualmente como grupo e valendo até hoje.


Assim temos “From The Sky Down (2011)”. Dirigido por David Guggenheim, realizou documentários como o premiadíssimo “Uma Verdade Inconveniente (2007)” e o elogiadíssimo “A Todo Volume (2008)”. Leva os agora senhores de volta ao estúdio para relembrarem como foram às gravações do álbum que definiu o som e o espirito do U2 de forma definitiva, “Achtung Baby”.  Lançado originalmente em 18 de novembro de 1991. O documentário celebra seus 20 anos, bem como uma edição especialíssima com o disco remasterizado recheada de material inédito e os conhecidos B sides dos singles “One” e “MysterIous Ways” como “Lady with the Spinning Head” e “Salome” por exemplo.


Guggenheim traz imagens da época nos bastidores do estúdio, com declarações do grupo nos dias de hoje. Eles relembram com muito bom humor, a tensão vivida. A criatividade em baixa e todos com algum problema em casa, no caso o divorcio doloroso de Edge. Essa dor é representada na poderosa “Love is Blindness”. Eles buscavam sair da chamada “zona de conforto” estabelecida com “The Unforgettable Fire” e em especial “The Joshua Tree (1986)”. Isso é significativo, já chegaram à cidade no “Dia da Reunificação Alemã (03 de setembro de 1990)”. Onde cada um dá seu ponto de vista sobre Berlim e o tempo dentro do estúdio.


Um dos momentos mais marcantes do documentário é quando se reúnem para gravar “One”. Isso foi determinante para eles, já que as gravações não iam nem para frente nem para trás. O que parecia ser o fim eminente do U2, uma luz surge ao fim do túnel. Iniciada com uma jam, sua letra reflete o momento em que estão vivendo. Dai é um pulo para a inspiração desejada e o sentimento de união de outrora perdido, retornar com força total. Para finalizar “Achtung Baby” em sua cidade natal Dublin. Como bem diz Adam, “Berlim foi o batismo de fogo”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c