Se estivesse vivo, o camaleão do rock David Bowie (08.01.1974 - 10.01.2016) completaria na data de hoje (08 de janeiro de 2021) 74 anos. Porém o destino quis algo diferente para ele. Há cinco anos atrás, dois dias depois de completar 69 anos, veio a falecer. Após uma longa lutar contra um câncer de fígado. Em meio a isso, lançou um trabalho com canções inéditas na época chamado “The Next Day (2013)””. Logo em seguida, tivemos a coletânea “Nothing Has Changed (2014)” com a então nova canção “Sue (Or in a Season of Crime)” e último álbum gravado pouco antes de sua saúde piorar, “Blackstar (2016)”. Tendo sempre ao seu lado o produtor Tony Visconti, seu parceiro musical.
Responsável por manter vivo o legado de Bowie, ele supervisionou diretamente o lançamento que celebra os 50 anos do antológico disco “The Man Who Sold The World” de 1970. Os dois trabalhavam juntos desde o clássico álbum de Bowie, “Space Oddity (1969)”. Lançado em novembro de 2020 e chegando por aqui em nossa terra brasilis. Esta edição vem com o conceito originalmente imaginado por David, a capa em estilo cartoon desenhada por Michael J. Weller, onde vemos um cowboy passando na frente de uma instituição psiquiátrica Cane Hill. Junto a outro título, “Metrobolist”: Nine Songs by David Bowie”.
Ele chegou a ser lançado desse modo na terra do tio Sam. O resto de mundo e na terra da Rainha temos a mítica capa com Bowie usando o vestido masculino “Mr. Fish”, feito por estilista Michael Fish. Onde vemos a tendência do camaleão em abordar a androgenia e um repertorio mais rock’n’roll do que em seus primeiros trabalhos. “The Man Who Sold The World” marcou o início da parceria com o guitar hero Mick Ronson, com quem gravou “Hunky Dory (1971)”, The Rise and The Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972)”, “Alladin Sane (1973)” e "Pin Ups (1973)".
Visconti que produziu o álbum na época disse que a canção “After All” não precisou ser trabalhada, já a versão remasterizada de 2015 está perfeita em suas palavras. Sobre a sessão de fotos com o vestido no Hasson Hall, Mike Weller comentou: “Há uma história escondida nas cartas do jogo espalhadas pelo tapete, David jogou um baralho de 52 cartas no ar como se estivesse ‘lançando as runas’, mas, em uma quebra significativa das adivinhações do tarô dos anos 60, com I Ching, etc., ele lança runas usando um pacote de quatro naipes e muda o trajeto masculino, junto com a Carta do Futuro, da mão direita para a esquerda, significando uma nova década e uma nova era cultural”.
Até então esta sessão permaneceu guardada, só liberada agora na nova versão do disco. Bowie sobre o desenho de Weller comentou em ano de 2000: “Mick Weller criou esse tipo de desenho animado de aparência muito subversiva e incluiu algumas coisas bastante personalizadas. O prédio, no fundo do desenho, na verdade era o hospital onde meu meio-irmão permaneceu. Então, para mim, teve muita ressonância pessoal sobre isso”.
1. THE WIDTH OF A CIRCLE (2020 MIX)
2. ALL THE MADMEN (2020 MIX)
3. BLACK COUNTRY ROCK (2020 MIX)
4. AFTER ALL (2015 REMASTER)
5. RUNNING GUN BLUES (2020 MIX)
6. SAVIOUR MACHINE (2020 MIX)
7. SHE SHOOK ME COLD (2020 MIX)
8. THE MAN WHO SOLD THE WORLD (2020 MIX)
9. THE SUPERMEN (2020 MIX)
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