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A Genialidade de um Cara Chamado "PRINCE" Rogers Nelson

O mundo da música sente a falta de um dos seus maiores ídolos. No caso estamos falando do baixinho de Minneapolis Prince. Desde seu falecimento precoce em 21 de abril de 2016, seu vasto catalogo musical tem sido revisado. Em 2018, tivemos o lançamento de “Piano and a Microphone 1983”, contendo nove canções gravadas em uma fita cassete na residência de Prince em Chanhassen (Minessota, EUA) na época das gravações de “Purple Rain (1984)”.

Ele morreu aos 57 anos devido a uma overdose, acidental ou não de fenatil, isso ainda não foi totalmente esclarecido. Seu corpo foi encontrado em sua casa e estúdio Paisley Park na sua cidade natal Minneapolis. Hoje o local se tornou um museu. Troy Carter, responsável pelo catalogo e acessor de Prince, explicou que o formato piano & voz foi idealizado pelo cantor para uma vindoura turnê neste formato. Uma semana antes do ocorrido, ele tinha acabado de fazer uma apresentação em Atlanta. Troy comentou: “Foi simplesmente alucinante ouvir esta interpretação crua e simples. Senti que o passo correto a se seguir era permitir que o mundo ouvisse esta versão”.

Assim surgiu a ideia do lançamento de “Piano and a Microphone 1983”, com a sensação de estarmos do lado de Prince. Bem intimista na canção de abertura “17 Days (lado B do single “When Doves Cry”) o ouvimos pedir ao técnico de som equalizar o volume do som e os ecos da voz. Uma versão rápida da clássica “Purple Rain”, uma demo que já uma ideia do que ela se tornaria. Seguida de “A Case of You” da musa folk Joni Mitchell e o gospel “Mary Don’t You Weep”. 

Canção de origem afro-americana, que se tornou um hino para as gerações nas vozes de James Brown e Aretha Franklin. Sendo o carro chefe do álbum e tocada nos créditos finais de “Infiltrado na Klan (2018)” de Spike Lee. Sobre sua inclusão no filme, Carter relembrou a frase dita por ele, “Acredito que isto é perfeito para o filme”. Completam o disco “Strange Relationship (mais tarde, inclusa em “Sign O’ The Times, 1987”), “International Lover (contida em “1999, 1982”) e as inéditas “Wednesday”, “Cold Coffee & Cocaine” e “Why Butterflies”, destaque para as duas últimas pelo tom suave na voz e no piano.



Já em 2019, tivemos “Originals”. Canções compostas por Prince para outros artistas. Destacando “Manic Monday”, maior sucesso do grupo feminino Bangles em 1986. Ao contrário de “Piano and a Microphone”, ao invés de demos temos as versões finais das canções. Como “Jungle Love” e “Gigolos Get Lonely Too” gravadas pelo grupo The Time de Morris Day, que trabalhou com Prince em “Purple Rain” e “Graffiti Bridge (1990)”. E quatro compostas especialmente para sua parceira musical, a percussionista Sheila E: “Noon Rendezvous”, “Holly Rock”, “The Glamorous Life” e “Dear Micheangelo”. 

Onde a sonoridade Soul and Funk com ares R’n’B, características de Prince se fazem presentes. São quinze canções que exibem toda sua genialidade e versatilidade musical. You’re My Love” feita para o countryman Kenny Rodgers e a cantora pop Martika com “Love ... Thy Will Be Done”. O principal destaque fica para a balada “Nothing Compares 2U”, composta por Prince para o projeto “The Family” em 1985. Ela ganhou notoriedade ao ser gravada pela cantora irlandesa Sinead O’Connor em 1990 e se tornando o grande hit de sua carreira. DETALHE: É a única canção do álbum que não foi composta diretamente para um artista. O saldo final dos dois trabalhos exibe que Prince Rogers Nelson era um artista inquieto com uma criatividade infinita.



"Sex Shooter" -- Apollonia 6, "Apollonia 6" (1984)

"Jungle Love" -- The Time, "Ice Cream Castle" (1984)

"Manic Monday" -- The Bangles, "Different Light" (1985)

"Noon Rendezvous" -- Sheila E., "The Glamorous Life" (1984)

"Make-Up" -- Vanity 6, "Vanity 6" (1982)

"100 MPH" -- Mazarati, "Mazarati" (1986)

"You're My Love" -- Kenny Rogers, "They Don't Make Them Like They Used To" (1986)

"Holly Rock" -- Sheila E., "Krush Groove" (OST) (1985)

"Baby, You're a Trip" -- Jill Jones, "Jill Jones" (1987)

"The Glamorous Life" -- Sheila E., "The Glamorous Life" (1984)

"Gigolos Get Lonely Too" -- The Time, "What Time Is It?" (1982)

"Love... Thy Will Be Done" -- Martika, "Martika's Kitchen" (1991)

"Dear Michaelangelo" -- Sheila E., "Romance" 1600 (1985)

"Wouldn't You Love to Love Me?" -- Taja Sevelle, "Taja Sevelle" (1987)

"Nothing Compares 2 U" -- The Family, "The Family" (1985)


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