O
eterno beatle Paul McCartney é
incansável. Seja em turnês constantes, seja lançando álbuns ou edições
especiais de seus trabalhos mais memoráveis. Como mais recentemente “Flaming Pie (1997)”, que ganhou uma versão
luxuosa contando com cd’s, livro e litografias. Isso ocorreu anteriormente com “McCartney (1970)” e “McCartney II (1980)”, por exemplo. Aproveitando
isso, chegando a seu novo trabalho, simplesmente chamado “McCartney III (2020)”. Devido
à pandemia e por fazer parte do grupo de risco com seus 78 anos. Paul se isolou
em sua fazenda em East Sussex, localizada no litoral sudeste da terra da Rainha, para
compor e gravar o disco.
Inspirado
por uma canção (“When Winter Comes”)
composta em 1992, Paul deu inicio aos trabalhos. Tido como o fim de uma trilogia
iniciada com “McCartney” e “McCartney II”. O que não ser levado em
conta pelo momento que estamos vivendo, já ambos exibem um retrato de ruptura para ele. No caso, o
primeiro com o fim dos Beatles e o segundo com o encerramento das atividades ao
lado dos Wings. Que possui em comum é o espirito de individualidade e compromisso
pessoal com a própria musica.
Mas não se conectando diretamente a eles, Paul deixa bem claro que quer experimentar e ao mesmo tempo, manter o atual estilo musical de sua carreira solo. O isolamento social e o distanciamento, fez com que McCartney pudesse criar canções como a que abre o álbum, a acústica instrumental “Long Tailed Winter Bird”, seu riff marcante dá o tom e prepara o ouvinte para uma experiência diferenciada do que se tem escutado de McCartney em seus últimos discos, os excepcionais “Egypt Station (2018)” e “New (2013)”. Comentados nos links abaixo:
EGYPT
STATION
https://cyroay72.blogspot.com/2018/10/a-estacao-egipcia-de-paul-mccartney.html
NEW
https://cyroay72.blogspot.com/2013/10/as-boas-novas-de-sir-paul-mccartney.html
“Find My Way” é o primeiro single e traz a sonoridade que bem conhecemos de Paul. Já “Pretty Boys” tem sua letra como referencia os tempos dos quatro rapazes de Liverpool em seu inicio de carreira. “Women and Wives”, tem tom reflexivo. “Lavatory Lill” puro blues. “Deep Deep Feeling” é totalmente experimental. Bites eletrônicos e um clima r’n’b, canção prima de “Appreciate” de “New”. “Slidin’”, poderoso blues rock que entraria fácil no “White Album (1968)” dos Beatles. Violão retorna com a marcante “The Kiss of Venus”.
“Seize The Day”, pegando emprestada a frase dita por Robin Williams em “Sociedade dos Poetas Mortos (1990)”, é Paul sendo Paul. “Deep Down” segue com a proposta musical de “Deep Deep Feeling”. “Winter Bird / When Winter Comes” encerra os trabalhos com Paul narrando seu cotidiano ao lado da família, trabalhando na fazenda durante a passagem de estação do outono para o inverno. Compondo, gravando e produzindo, McCartney nos traz um álbum consistente, intimista e bem ao seu estilo musicalmente falando.
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