Dito isso,
vamos relembrar uma das películas que enaltecem o jornalismo investigativo. No caso,
“Todos
os Homens do Presidente (All the
President’s Men, 1976)”. Baseado no livro de mesmo nome, escrito pelos jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward, sobre o escândalo de Watergate que causou a renúncia do
Presidente Richard Nixon, que tinha acabado de se reeleger na época. Isso ocorreu porque o
vigia Frank Williams viu luzes e atividades suspeitas no prédio vizinho ao que
trabalhava. Que no caso, era a sede do Partido Democrata. Chamando a
polícia. Ao chegarem, descobrem que pessoas ligadas a CIA e ao FBI, estavam destruindo
documentos oficiais relacionadas a lavagem de dinheiro e espionagem. Onde Nixon
tinha ciência disso e fez uso deles para conseguir chegar ao segundo mandato
presidencial.
A riqueza de detalhes em “Todos Os Homens do Presidente” é de deixar o espectador mais desavisado sem folego. Pois cada passo dado por Carl e Bob em busca da verdade, é visto e revisto para termos a certeza daquilo que estão investigando. A principal fonte é chamada de “Garganta Profunda”, que praticamente dá a deixa para eles descobrirem tudo. E só Bob está autorizado a se encontrar com ela. No caso, ele. Ocorrendo sempre em locais de pouca circulação de pessoas e bem escuros.
Assim Pakula, ao lado do trabalho de edição por Robert L. Wolfe, nos proporciona um thriller eletrizante exemplificado em dois sequencias chaves. Quando Carl pressiona uma das funcionárias que trabalha no escritório invadido e consegue dela, as iniciais dos nomes dos mandantes. Em um plano sequência, Bob ao telefone na redação do “Post”, tenta conseguir informações sobre um cheque de valores astronômicos para a campanha de reeleição de Nixon. Por isso, a segurança pessoal deles é colocada em risco. Mesmo assim, a sede deles pela verdade fica acima disso.
O diretor de fotografia Gordon Willis capricha nos tons sombrios para os encontros entre Bob e o "Garganta Profunda" nos estacionamentos de shoppings. Bem como no figurino usado por Dustin e Robert feitos a dedo por Bernie Pollack. Completam o elenco, os veteranos Jason Robards (“Philadelphia, 1993”) como editor do “Post”, Ben Brandlee (onde ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante daquele ano); Martin Balsam (“12 Homens & 1 Sentença, 1957”) é Howard Simons; Jack Warden (“Enquanto Você Dormia, 1995”) faz Harry M. Rosenfield e Hal Holbrook (“Na Natureza Selvagem, 2007”) é o “Garganta Profunda”.
Comentários
Postar um comentário