Pular para o conteúdo principal

"DESTACAMENTO BLOOD (Netflix)" de Spike Lee


Spike Lee sempre deixou bem claro sua luta contra o racismo sofrido aos descendentes afro-americanos como ele. Seu principal trabalho, o cult “Faça A Coisa Certa (1989)” é o maior exemplo disso. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2020/06/faca-coisa-certa-1989-de-spike-lee.html . Destacando inclisive a polemica cinebiografia do líder politico Malcolm X em 1992, o filme familia "Crooklyn (1994)" e mais recentemente com “Infiltrado na Klan (2018)”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado do ano. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2018/11/infiltrado-na-klan.html . 

Agora ele resolve se aventurar nos campos de batalha no Vietnã com “Destacamento Blood (Da 5 Bloods, 2020)”. Numa parceria com o canal das redes sociais Netflix, com o conto fictício de um grupo de soldados formados por negros. Eles são liderados por Stormin’ Norman feito pelo Pantera Negra Chadwick Boseman e tem ao seu lado Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock Jr.). 

Em uma missão são emboscados pelo exercito vietcongue, conseguem subjugá-los. Tinham que entregar barras de ouro para aqueles que os confrontaram. Resolvem fazer um pacto. Informar o comando do exercito que a operação foi bem-sucedida e assim escondem o ouro para buscarem mais tarde. Com o objetivo de entrega-lo aos seus semelhantes. Já que consideram a opressão dos brancos, injusta com os mesmos.

Porém são encurralados novamente. Durante o confronto, Stormin’ é atingido mortalmente. Paul, Otis, Eddie e Melvin sobrevivem. Enterram o corpo de seu líder como uma marcação para pegarem o ouro em uma nova oportunidade. Um salto no tempo, estamos em 2020. Os agora veteranos com autorização do Pentágono e do governo vietnamita, são autorizados a retornar. Com o pretexto de levar os restos mortais de Norman ao seu país e familiares. 

Eles se autodenominam “Bloods”. Onde mantiveram o vinculo de amizade e se tornaram mais do que amigos. Paul se mostra como o mais afetado com o que passou no conflito. Tem sonhos recorrentes com Norman e exibe uma instabilidade emocional latente. Já Otis é o novo líder do grupo. Centrado e medico formado, possui um contato no Vietnã, a empresária Tiên (Lê Y Lan). Ela irá ajuda-los a converter o ouro em dinheiro. 

Esse trabalho será feito pelo agiota Desroche, interpretado pelo veterano ator francês Jean RenoApesar da experiência de campo, a idade chega para todos. Tem o auxilio do guia local Vinh (Johnny Trí Nguyen). Que os leva um ponto próximo de onde pode estar o ouro e o corpo de Norman. E marcando com eles um ponto de encontro para leva-los de volta ao aeroporto. Inesperadamente o filho de Paul, David (Jonathan Mayors), se junta. Já que está preocupado com a saúde mental do pai.


Aqui Spike opta por exibir o pós-guerra vivido por seus personagens. Mesclando com o discurso politizado que já é lhe uma característica. Por meio de flashbacks, os Bloods relembram o que passaram nas densas selvas e imensas plantações de arroz do Vietnã. Junto a isso, vemos o primeiro soldado afro-americano morto no país, bem como os confrontos com a Klu Klux Kan nos EUA.

Nessas sequencias, não temos as versões rejuvenescidas de Paul, Otis, Eddie e Melvin. São os próprios interpretes, sem maquiagem e efeito visual por computador. Isso ajuda a conecta-los com o espectador. Quem dita suas ações é Norman, a versão de Lee na frente das câmeras. Ao mesmo tempo, critica abertamente a franquia "Rambo" e Chuck Norris, por transformarem a Guerra do Vietnã em entretenimento. Deixando de lado a verdade dos fatos.


Lee usa e abusa das referencias dos filmes do gênero. A irmandade do cult “Franco Atirador (1978)”, “Platoon (1986)” traz a experiência de estar no Vietnã, os traumas do pós-guerra de “Nascido em Quatro de Julho (1989)” e “Apocalypse Now (1979)”. Neste ouvimos o clássico “Ride of the Valkyries” de Richard Wagner, com os soldados norte-americanos atacando um vilarejo vietcongue. 

Já em “Destacamento Blood”, vemos os Bloods atravessando os pântanos vietnamitas num passeio de barco. A jornada deles é pontuada musicalmente por seis canções do álbum “What’s Going On (1971)” de Marvin Gaye como a faixa titulo e “What’s Happening Brother”, por exemplo. A trilha musical é composta por Terence Blanchard, parceiro musical de Spike.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c