Agora ele e seus amigos, o contrabandista Han Solo (Harrison Ford), o wookie Chewbacca (Peter Mayhem), a Princesa Leia Organa (Carrie Fisher) e os droids C3PO (Anthony Daniels) e R2D2 (Kenny Baker), estão juntos à Aliança Rebelde no gélido planeta Hoth, que no momento serve de esconderijo para eles. Já que estão em busca de aliados e equipamento para sua luta contra o Império Galáctico de Palpatine e Vader.
Enquanto isso, Vader varre a galáxia atrás de Skywalker. Impressionado com a grande presença da Força em Luke, ele deseja leva-lo para o Lado Negro como seu aliado. Em seu Super Star Destroyer, o imponente “Executor”, envia sondas espaciais para encontrar a localização da base rebelde. Já Luke e Han exploram o planeta. Separados, o jovem é atacado pela criatura das neves, o Wampa. Enquanto Solo de volta a base, se encontra com Chewie para terminar os reparos na Millenium Falcon. Já Leia está preocupada, pois Luke não retornou.
Preso na caverna do Wampa, Luke usa seus “poucos” conhecimentos da Força, consegue sair de lá e derrotar o monstro com seu sabre de luz. Ferido e perdido em meio a tempestade de neve, tem uma visão de Obi-Wan que lhe diz para ir ao sistema Dagobah e achar o mestre jedi Yoda (Frank Oz). Em seu ímpeto, Han sai em busca do amigo. É neste momento, que eles se encontram. Bastante machucado, Han o ajuda até serem resgatados pela patrulha de Snowspeeder.
Como de costume, foi produzido (de forma quase independente) e escrito por Lucas, que dividiu a história com os roteiristas Lawrence Kasdan & Leigh Brackett. Passou a cadeira de diretor para Irvin Kershner. Isso fez bem para a película, apesar da supervisão direta de George, Kershner teve a liberdade artística necessária para dar continuidade ao conto de fadas moderno (palavras do próprio) de Lucas. Ao contrário do clima de aventura espacial de “Uma Nova Esperança”, foi adicionado um contorno mais soturno e adulto. Com Luke entendeu seu papel no conflito entre o bem e o mal. Sendo determinante, sua escolha ser um cavaleiro jedi em sua dura jornada de aprendizado ou se torna um sith, optando pelo caminho mais fácil para atingir seus objetivos.
Conhecemos novos personagens como Lando Calrissian, interpretado por Billy Dee Williams. Um velho conhecido de Han, que administra a Cidade das Nuvens no sistema Bespin. E os famigerados caçadores de recompensa como IG-88, Bossk, Dengar e o mais famoso deles, Bobba Fett (Jeremy Bulloch). Visualizamos pela primeira vez a figura de Palpatine, A cena em que conversa com Darth Vader via holograma, eles discutem a importância de converter Luke para o Lado Negro. Ele foi feito originalmente por Clive Revill. Mais tarde foi substituído por Ian McDiarmid. Seu interprete definitivo na saga, na versão lançada em DVD da edição especial em 2004.
Juntamente
com uma história rica em detalhes com o poderio e o domínio da galáxia pelo Império,
graças a imagem imponente de Darth Vader. Entendemos melhor como a doutrina
Jedi é complexo e é preciso abrir mão de uma vida normal para se tornar um
cavaleiro jedi. Sendo necessário, total comprometimento do aprendiz. O treinamento
imposto por Yoda a Luke, faz com que este reflita sobre seu potencial. Exemplificado
na sequencia dentro da caverna onde luta com Vader e ao derrota-lo cortando sua
cabeça, surge detrás da máscara, seu rosto. Já visualizando seu futuro, caso se
torne um agente do mal como bem diz Yoda.
A música é um fator muito importante na saga. Sendo praticamente mais um personagem. A trilha musical composta pelo maestro John Williams é de encher os olhos de lágrimas pela emoção que ela nos faz sentir. O tema “Imperial March (Darth Vader’s Theme)”, exibe toda imponência do personagem igualmente do Império com sua frota e exército. A empolgante “The Asteroid Field” quando a Millenium Falcon é perseguida pela frota Imperial em meio a um campo de asteroides. Somada a “Yoda and the Force”, suave e impactante ao mesmo tempo. Yoda mostra à Luke que é preciso acreditar para ter a Força plenamente dentro de si, ao tirar seu X-Wing afundado no pântano de Dagobah.
Sem contar a antológica cena em que o jovem aprendiz descobre uma triste verdade sobre sua pessoa. Onde Darth Vader diz a mitica fala: "Eu Sou Seu Pai!". O cavaleiro jedi Anakin Skywalker que se rebelou contra a Ordem Jedi e se tornou um Sith. Assim vemos nossos heróis literalmente sofrendo o “pão que o diabo amassou” para escaparem do Império. Han foi congelado em carbonite e levado por Boba Fett até Jabba The Hutt em Tatooine. Para recolher a recompensa imposta por ele pela cabeça de Solo.
A Aliança Rebelde de Leia está em frangalhos e Luke ainda está aprimorando seus ensinamentos como Jedi, precisa achar o equilíbrio entre suas emoções. Jamais se deixando levar pela raiva, já que está ciente da verdade dos fatos. Lucas inteligentemente colocou na medida certa: drama, romance, humor, aventura e suspense. Deixando um “gostinho de quero mais” para o final em “Episódio VI: Retorno de Jedi”, lançado em 25 de maio de 1983 nos Estados Unidos.
Comentários
Postar um comentário