Pular para o conteúdo principal

"BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS" NO CINEMA



Está acontecendo na terra da garoa (São Paulo) a exposição que celebra os 80 anos de um dos mais icônicos personagens das HQs, o Cavaleiro das Trevas Batman, a “Batman 80: A Exposição”. Localizada no Memorial da América Latina desde último dia 05 e ficando em cartaz até 15 de dezembro. Este que vos escreve fez uma visita a ela, para saber mais no link abaixo:

VISITA A “BATMAN 80: A EXPOSIÇÃO”


Inspirado por isso, vamos comentar o Homem-Morcego na sétima arte. Pois anteriormente tivemos o mítico seriado televisivo dos anos 60 estrelado por Adam West e Burt Ward, como Batman e o menino prodígio Robin respectivamente. Apesar do seu grande sucesso, a serie tinha uma pegada mais leve do que realmente é a persona de Batman. No final dos anos 80, a Warner resolveu levar o Cavaleiro das Trevas para o cinema. Chamaram Tim Burton para contar sua história e para encarnar Bruce Wayne / Batman tivemos Michael Keaton (“Birdman, 2014”).


Os dois já haviam trabalhado anteriormente em “Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem (1988)”. Filme simplesmente se chamou “Batman”, estreou em 1989 e já encarando seu principal rival, o palhaço do crime Coringa. Interpretado magistralmente pelo insano Jack Nicholson. Atingindo o sucesso esperado, o segundo episódio “Batman: O Retorno” saiu em 1992. Com Burton e Keaton mais uma vez a frente, agora enfrentando o Pinguim e a Mulher-Gato, feitos por Danny DeVito e Michelle Pfeiffer respectivamente. Apesar de tudo, Tim não quis mais seguir com o projeto e deixou o posto de diretor vago. Bem como Michael o que acompanhou. 


Os produtores se apressaram para contratar uma pessoa para assumir posto. O escolhido foi Joel Schumacher e para ser o novo Homem-Morcego foi chamado, Val Kilmer. Que havia se destacado com uma atuação arrasadora como o poeta e líder do The Doors, Jim Morrison em “The Doors (1991)” de Oliver Stone. Juntos fizeram “Batman Eternamente” em 1995 e tiveram como os vilões da vez, o Charada e o Duas Caras, interpretados por Jim Carrey e Tommy Lee Jones. Mesmo após o bom desempenho nas bilheterias, Kilmer também deixou o papel.


Com Schumacher ainda a frente, para o lugar deixado por Val foi chamado o galã George Clooney. Vindo o sucesso como o doutor Doug Ross da serie de TV “E.R. – Plantão Médico (1994 a 2009)” e se juntando a eles, o menino prodígio Robin / Dick Grayson interpretado por Chris O’Donnell (“NCIS Los Angeles” desde 2010) e a Batgirl feita por Alicia Silverstone (do filme teen anos 90 “As Patricinhas de Beverly Hills, 1995”). Eles encaram os vilões Dr. Gelo e a letal Hera Venenosa, encarnados por Arnold Swarzenegger e Uma Thurman. Em 1997, estreou “Batman & Robin”.


Há claras diferenças nos estilos de Tim e Joel. Tim com sua pegada gótica e soturna manteve o tom sombrio. Com uma leve tirada cômica como lhe é característico de seus trabalhos. Como no carismático vilão Max Shrek de Christopher Walker, que consegue manipular o Pinguim e a Mulher-Gato. Já Joel exacerbou isso. Onde os figurinos e a cenografia ganharam cores fortes e vibrantes, bem visto nos vestidos usados por Nicole Kidman em “Batman Eternamente”. Uma legitima femme fatale. Contrastando com o visual esverdeado de Carrey como Charada e o purpura para Jones como Duas Caras. Com isso Schumacher se aproximou no tom mais leve da série dos anos 60. Isso é bem exemplificado na relação entre Bruce e Dick Grayson. Onde suas falas se aproximam dos diálogos de West e Ward.


Apesar das alterações no seu personagem principal, a franquia manteve os interpretes para o mordomo Alfred e o comissário Jim Gordon. Eles foram interpretados pelos veteranos Michael Gough e Pat HingleJuntamente com a trilha sonora musical empolgante e sombria composta por Danny Elfman. E com Elliot Goldenthal mantendo o ritmo. No próximo post, discutiremos a trilogia de Christopher Nolan, o canastrão Ben Affleck assumindo o manto e o futuro do Cavaleiro das Trevas onde foi definido seu novo interprete, Robert Pattinson (o vampiro Edward da saga Crepúsculo). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...