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A MÚSICA NOS FILMES DA MARVEL - PARTE IV & O 8º ANIVERSÁRIO DO BLOG


O Universo Cinematográfico Marvel já é uma realidade na sétima arte. Se consolidando de vez com as indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro deste ano na categoria “Melhor Filme” com a película do rei de Wakanda, “Pantera Negra (2018)”.  E abalando as estruturas das salas de cinema com os filmes de seus principais heróis, “Vingadores: Guerra Infinita (2018)” e “Vingadores: Ultimato (2019)”. Com este ultimo bateu todos os recordes possiveis e imaginaveis com sua bilheteria para se tornar em pouco tempo, a segunda produção cinematográfica mais rentável de todos os tempos. Encostando no primeiro recordista, “Avatar (2009)” de James Cameron.

Elenco, diretor, equipe técnica, um bom roteiro e sua trilha sonora musical original acompanham a jornada deles, sendo os principais fatores para este sucesso avassalador. Com isso dito, para celebrar o oitavo ano deste blog e o Dia Mundial do Rock, vamos comentar os filmes que complementam a Fase III do UCM e o inicio da Fase IV com “Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)”. Para encerrar o arco do Deus do Trovão temos “Thor Ragnarok (2017)”. Sua trilha musical foi composta por Mark Mothersbaugh, líder do grupo new wave Devo. 


Que fez muito sucesso no final dos anos 70 e começo dos 80 com “Whip It” e a regravação da clássica “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos Stones. Mesclando o clássico com o contemporâneo, onde a potencia das cordas e dos instrumentos de sopro interagem perfeitamente com os sintetizadores e os bits eletrônicos. Que dão um tom ainda mais épico na caminhada tortuosa de Thor no filme.

Para a trilha de “Pantera Negra (2018)”, temos Ludwig Goransson. Que trabalhou com Ryan Coogler em “Creed: Nascido para Lutar (2015)”. Goransson mistura a musica instrumental característica para filmes deste novo gênero cinematográfico com o ritmo africano. A percussão, as cordas e os instrumentos de sopro estão em perfeita sintonia.


Em “Homem-Formiga & A Vespa (2018)”, Christophe Beck dá continuidade ao bom trabalho que fez no primeiro filme em 2015 sobre o herói em miniatura. Misto de filme de assalto com o heroísmo atrapalhado de Scott Lang ao lado de Hank Pym e sua amada Hope.


Para compor a música que marca a entrada no UCM de uma das mais poderosas heroínas do Universo Marvel, a “Capitã Marvel (2019)”, temos Pinar Toprak. A primeira mulher a fazer isso. Pegando emprestado o tom patriótico de “Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)” e épico de “The Avengers: Os Vingadores (2012)”. Pinar nos traz uma musica edificante e emocionante para introduzir Carol Danvers. 


O veterano Alan Silvestri foi chamado para compor a musica dos filmes dos Vingadores, “Guerra Infinita (2018)” e “Ultimato (2019)”. Simplesmente arrasador é o que pode ser dito ao ouvir a trilha feita por ele. Tristeza e alegria se misturam perfeitamente na jornada dos Vingadores, antes e depois do estalar de dedos de Thanos. O sacrifício final da Viúva Negra e de Tony Stark tem o acompanhamento ideal para a despedida deles no UCM. E o tom de aventura no confronto final contra o titã louco.


Michael Giacchino, já velho conhecido do UCM, repete o tom musical de aventura adolescente em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)” no novo episodio do cabeça de teia, “Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)”. E proporcionando camadas mais monumentais em sua caminhada para o amadurecimento. Já que o mundo imagina que ele substitua Tony Stark como o herói da Terra.

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