O
eterno Beatle, sir Paul McCartney,
está entre nós novamente. Vindo com certa constância em nossa terra brasilis
desde 2010, indo literalmente do Oiapoque ao Chuí. Passagens pela região
Nordeste deixaram um sentimento de dever cumprido para os moradores de lá. Por
aqui em São Paulo, sua última vez foi em 2017. Tocando mais uma vez no Allianz
Parque na região oeste da cidade. Em duas datas consecutivas, terça-feira (26
de março) e quarta-feira (27 de março).
Este que
vos escreve foi no dia 27, aos 76 anos Paul exibe uma vitalidade de dar inveja
aos mais jovens. Trazendo a turnê “Freshen Up” para divulgar seu mais
recente trabalho, “Egypt Station”, lançado no ano
passado. Dele, foram tocadas três canções: “Who Cares”, a vibrante “Come
On To Me” e “Fuh You”.
Mesclando perfeitamente com seu vasto repertorio com o cancioneiro Beatle, individual e ao lado dos Wings, banda que montou ao lado da saudosa
esposa Linda.
Por
volta das oito horas e quinze minutos, as luzes do estádio foram se apagando
gradativamente e nos telões do palco um curta-metragem com imagens da carreira
de McCartney. Seja com os Beatles,
com os Wings e da sua mais que consolidada carreira solo. Musicado com seus
principais hits até o seu final rolando o trecho orquestrado da clássica
“A Day in the Life” dos Beatles. Eis
que surge sir Paul McCartney empunhando
seu contrabaixo Hofner ao lado de Rusty
Anderson (guitarra e vocais), Brian
Ray (guitarra, contrabaixo e vocais), Abe
Laboriel Jr. (bateria e vocais) & Paul
“Wix” Wickens (teclados e
vocais). Juntos já colocam todos para pular com a mítica “A Hard Day’s Night” e “Junior’s
Farm”, essa dos tempos de Wings. Seguidas de “Can’t Buy Me Love”, “Letting
Go” e a nova “Who Cares”.
Bem solto
e animado, explica que tentará falar em português o máximo que puder. Com uma
pitada britânica no meio. É a deixa para “Got
To Get Into My Life” do álbum “Revolver
(1966)” e “Come On To Me” do ultimo
disco solo “Egypt Station (2018)”. Daí
um repertório de quebrar as pernas literalmente com a pesada “Let Me Roll It” e no seu final, uma
homenagem ao guitar hero Jimi Hendrix, onde tocam “Foxy Lady”. Em “I’ve Got A Feeling”, Paul divide os vocais com
Rusty. “My Valentine” é dedicada à
sua esposa Nancy, que está presente ao show. Dando sequencia com Paul ao piano
em “Nineteen Hundred Eighty Five
(1985)” e o tributo a Linda, com “Maybe I’m
Amazed”.
Eles tocam um set no melhor estilo “Acústico MTV” com “We Can Work It Out”. “In Spite of all the Danger”, Paul
explica que essa foi à primeira canção gravada pelos Beatles antes conhecidos
como “The Quarrymen”. Daí, temos “From Me
To You”, “Dance Tonight”, esta
com direito a dança de Abe ao lado da bateria e “Love Me Do”. Mais uma homenagem, agora para John Lennon com “Here Today”. De volta ao piano com a
vibrante “Queenie Eye” e a antológica
“Lady Madonna”. Com o violão a
tiracolo é a deixa para a climática “Eleanor
Rigby” cantada por todos os presentes.
A
recente “Fuh You” se faz presente. Paul traz suas versões para “Being for the Benefit of Mr. Kite” de “Sgt.
Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)” e “Something”
de George Harrison. Ao comentar
sobre elas, se confunde sobre quem as compôs realmente. Com o contrabaixo Hofner
em mãos, ouvimos “Ob-La-Di, Ob-La-Da”,
“Band on the Run” e “Back in the USSR”. A trinca matadora que
fecha a primeira parte do show com a emociante “Let It Be”, a explosiva com direito a fogos de artificio, labaredas
e raios laser “Live and Let Die” e a
balada arrasa-quarteirão “Hey Jude”. Onde
o publico ganhou cartazes com dizeres “Na Na” para cantarem junto a Paul.
Retornando
para o bis, Paul comenta que o show de
hoje é em homenagem aos aniversariantes da noite. Entre eles, Wix. Que ganha um
improvisado “Feliz Aniversário” e já emendam “Birthday” do aclamado “White Album (1968)” dos Beatles e a pesada “Helter Skelter” com McCartney rasgando a
voz como fez nas gravações da época. Encerrando os trabalhos com o conhecido
medley do disco “Abbey Road (1969)”: “Golden
Slumbers”, Carry That Weight” e “The End”. Exibindo muita simpatia e disposição, já disse que está longe de se aposentar.
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