Stieg Larsson era conhecido como um grande
jornalista político em sua cidade natal, Estocolmo (Suécia). Bem como um ativista,
denunciando organizações racistas e neofascistas. E trabalhando como causas
sociais. Fundou a revista de cunho sócio-político “Expo” e é coautor de “Extremhögern”,
sobre a política de extrema direita de seu país.
Junto
a isso, se tornou um autor de livros de sucesso com a trilogia “Millennium”.
Sobre a hacker detetive Lisbeth Salander, que auxilia o jornalista Mikael Blomkvist
(alter ego de Larsson). Este fundou e administra a revista “Millennium”, que denuncia fraudes políticas e econômicas na Suécia. A saga
originou três romances, “Os Homens que não Amavam as Mulheres
(2005) ”, “A Menina que Brincava com Fogo
(2006) ” e “A Rainha do Castelo de Ar (2007) ”.
Apesar
no sucesso da série, Larsson não o viveu. Veio a falecer de ataque cardíaco em
2004. Seus editores vendo seu potencial, venderam seus direitos para o cinema.
A produtora Yellow Bird os adquiriu. Sendo os três livros filmados de uma vez
só. Seguindo o exemplo de Peter Jackson para as sagas do Anel (“O Senhor dos Anéis”) e “O Hobbit”. Para ser Lisbeth temos Noomi Rapace. Que mais tarde dividiria a cena
com Robert Downey Jr. em “Sherlock
Holmes: Jogo de Sombras (2011)” e estrelaria o prelúdio da franquia Alien
em “Prometheus (2012)”.
Para
ser Blomkvist temos o sueco Michael
Nyqvist. Ele é o vilão Kurt Hendricks em “Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011) ”. Com direção de Niels Arden Oplev e adaptação pelos
roteiristas Nikolaj Arcel & Rasmus
Heisterberg, nos introduzem o mundo cibernético e underground vivido por
Lisbeth. Ela está sob a tutela do Estado, pois sua mãe vive em estado
vegetativo em uma instituição psiquiátrica. E seu pai foi queimado vivo por ela
quando menina.
Enquanto
isso, Mikael é acusado de falsificar informações sobre o bilionário empresário
Hans-Erik Wennerström em uma matéria na “Millennium”.
Por isso, perde todas suas economias no processo, vai ter que cobrir um tempo
na prisão e ainda pode perder seu bem mais precioso, a revista. Acompanhando o
assunto, Lisbeth é contratada para pesquisar sobre a vida de Mikael e encontrar
se há algo incriminador em sua vida. Ela descobre que Mikael tem um caso com
sua editora Erika Berger (Lena Endre).
Nada além disso e mantendo seu padrão de vida de acordo com suas convicções.
Ela
trabalhou para Dirt Frode (Inglar
Hirdwall), advogado das empresas Vanger. Que pertence a Henrik Vanger (Sven-Bertil Taube) e está
diretamente ligada à investigação de Lisbeth sobre Mikael. Pois vai chama-lo
para tentar descobrir o que houve com a sobrinha Harriet. Desaparecida em 1966
no almoço anual da família. Henrik acredita que ela foi assassinada por um
membro de sua família. Diz a Mikael, três dos seus irmãos eram nazistas e que o
assassino dela envia litografias para ele em seu aniversário. Sendo que este
era o presente dado por Harriett antes de seu sumiço.
Já Lisbeth
vive um drama pessoal. Seu tutor legal sofre um AVC. Ela gostava dele, pois lhe
dava autonomia para cuidar da própria vida. Seu substituto Nils Bjurman (Peter Andersson) não tão condescendente.
Querendo controlar totalmente sua vida. O incomodo de Lisbeth está estampada em
seu rosto. Percebendo isso, Bjurman a provoca e a intima. Em um dos momentos
mais fortes da película (e do livro), ele a chama para ir ao seu apartamento. Dizendo
que vai lhe entregar o dinheiro que precisa, quando na verdade pretende
aprisiona-la e estupra-la.
Mikael
dá inicio à investigação e repara que pequenos detalhes fugiram da percepção da
policia local. Alguns deles, escritos no diário de Harriet. Com isso pede a
Frode uma assistente. Este indica Lisbeth, responsável pelo dossiê a respeito
dele. Surpreso, Mikael quer entender o que houve e vai ao encontro dela. Iniciando
uma improvável e produtiva parceira. Assim temos o mote para “Millennium:
Os Homens que não Amavam as Mulheres (Män
som hatar kvinnor, 2009)”.
MILLENNIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM
AS MULHERES
Um conto
inteligente e instigante, prendendo a atenção ao acompanhar passo a passo da
investigação de Mikael e Lisbeth sobre o desaparecimento de Harriet. Onde encontram
a verdade dos fatos e algo que pode surpreender o espectador mais desatento. Seguindo
com “A
Menina que Brincava com Fogo (Flickan
som lekte med elden, 2009)”, dirigido por Daniel Alfredson e com roteiro de Jonas Frykberg. Rapace e Nyqvist retornam e desta vez, o foco da
história é o passado de Lisbeth. Em meio uma matéria investigativa sobre
prostituição e trafico de mulheres para a revista, dois jovens repórteres são mortos.
Ao mesmo tempo, Bjurman também é assassinado. As evidencias mostram que eles
foram vitimas da mesma arma de fogo e as digitais apontam para Lisbeth.
Ela
está foragida. Mikael busca por provas para sua inocência. Separados, mas ao
mesmo tempo, encontram evidencias de quem está atrás das acusações contra
Lisbeth é seu próprio pai. Que ambos acreditavam estar morto. Seu nome é Alexander
“Zala” Zalachenko (Georgi Staykov),
um velho espião russo dos tempos de Guerra Fria. Este é protegido por Ronald
Niedermann (Micke Spreitz) e por
seus contatos no governo sueco. Um gigante loiro que não sente dor e mais tarde
é revelado como meio-irmão de Lisbeth. Em um desfecho tenso e emocionante, ela
reencontra seu passado.
MILLENNIUM: A MENINA QUE BRINCAVA COM
FOGO
Com Lisbeth
e Zalachenko, ambos feridos mortalmente, como visto em “A Menina que Brincava com Fogo”. São levados de helicóptero para o
hospital mais próximo. Os dois estão em quartos separados e com vigilância 24 horas. Durante sua recuperação, Lisbeth se prepara para enfrentar
o julgamento que pode determinar seu destino pelo resto de sua vida em “A
Rainha do Castelo de Ar (Luftslottet
som sprängdes, 2009)”. Alfredson
retorna a cadeira de diretor e o roteiro escrito a quatro mãos por Frykberg & Ulf Ruberg.
Onde
o dr. Peter Teleborian (Anders Ahlbom)
tenta provar que Lisbeth está ainda mais insana. Quando estava aos seus
cuidados na clinica e precisa de tratamento urgente. Mikael chama sua irmã e
advogada Annika Giannini (Annika Hallin)
para cuidar da defesa de Lisbeth. Já ele investiga o passado de Zalachenko e percebe
que está se envolvendo com pessoas dentro dos altos escalões do poder no país e
não querem seus nomes envolvidos no assunto. Do lado de fora, Niedermann prepara uma surpresa para a meia-irmã.
MILLENNIUM: A RAINHA DO CASTELO DE AR
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