Pular para o conteúdo principal

"DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO" com Michael Caine, Morgan Freeman & Alan Arkin


Em meio às novas regras no sistema da previdência social e para os trabalhadores em nosso pais tupiniquim, está entrando em cartaz nas melhores salas de cinema da sua cidade uma película que fala indiretamente do assunto. No caso, estamos falando de “Despedida em Grande Estilo (Going in Style, 2017)” dirigida por Zach Braff do seriado televisivo “Scrubs (2001 a 2010)”.

Ao lado dele, temos o trio de veteranos, sir Michael Caine (o mordomo Alfred da saga do Cavaleiro das Trevas Batman), o homem que conta a história de Deus Morgan Freeman e Alan Arkin (Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Pequena Miss Sunshine, 2006”). Eles são Joe, Willie e Albert respectivamente. Senhores aposentados que estão para perder suas aposentadorias. Pois a empresa em que trabalharam por mais de 30 anos está falido e não tem mais como paga-los.


Logo na abertura do filme, Joe está em seu banco para tentar entender por que seu beneficio não é mais pago e ao mesmo tempo, está preocupado com as hipotecas da sua casa que estão atrasadas. Conversando com o gerente, eles são interrompidos por um grupo de assaltantes. Que só pegam dinheiro dos caixas. O líder do grupo vai até Joe e lhe diz que o país devia cuidar da sua população idosa. Repara que o assaltante tem uma tatuagem no pescoço.


Já na delegacia em seu depoimento ao detetive do FBI Hamer (Matt Dillon da serie de TV “Wayward Pines” desde 2015), encarregado pelo caso, lhe fala sobre a tatuagem. Que é divulgada nas redes sociais. Enquanto isso, ele e seus velhos amigos lutam pelos seus direitos. Joe recebe uma carta do banco, se não quitar as parcelas atrasadas da hipoteca em 30 dias, perde sua casa. Lá moram com ele, a filha e a neta Brooklyn (Joey King).

Preocupado, tem uma ideia inusitada. Lembrando do assalto, resolve fazer o mesmo. Pede ajuda de Willie e Albert, de inicio acham uma loucura. Mas aos poucos, concordam com ele. Como não tem experiência no assunto, Joe recorre ao seu ex-genro Murphy (Peter Serafinowicz). Um traficante de drogas. Que lhes indica Jesus (John Ortiz), dono de petshop. Na verdade, é um habilidoso assaltante de bancos. Entram em acordo, lhe pagando uma parte do roubo, desde que ele planeje nos mínimos detalhes a ação e lhe dando dicas de como fazê-lo sem machucar as pessoas dentro do banco.


Assim temos o mote de “Despedida em Grande Estilo”. Refilmagem de uma película de mesmo nome de 1979, onde o roteiro de Martin Brest foi readaptado e atualizado para nossos dias por Theodore Melfi (que fez o excelente “Estrelas Além do Tempo”), deu um ar de renovação às suas linhas. Uma critica social, onde as pessoas da terceira idade, mesmas aposentadas, ainda tem muita lenha para queimar. E seus direitos não são respeitados. Tanto social como civis. E como o tempo passa para todos nós. Vamos envelhecendo, com as dores nas juntas e já não tem a mesma resistência de antigamente, por exemplo.

O trio Caine (84 anos), Freeman (79) e Arkin (83) mostram uma vitalidade e cumplicidade em cena, que realmente parecem estão juntos há anos. “Despedida em Grande Estilo” também é uma celebração aos amigos de verdade, aqueles que estão conosco nos bons e maus momentos de nossas vidas. E contando com a participação do Doc Brown Christopher Lloyd e de uma das musas do cinema anos 60, Ann Margaret.

Comentários

  1. Ótima resenha! E que ator incrível é o Morgan Freeman! É de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores. Um de seus últimos trabalhos que me surpreendeu muito foi Apenas o Começo mais um de seus filmes com tommy lee jones que é uma parceria maravilhosa e muito bem trabalhada numa comédia que garante boas risadas.É uma boa opção para uma tarde de filmes. Recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Adriana Ruiz. Morgan Freeman é dos maiores atores de todos os tempos. Ele é um profissional que trabalha bem com outros atores. Ele e o cowboy Clint Eastwood,por exemplo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....