Pular para o conteúdo principal

"O MUNDO PERDIDO" de MICHAEL CRICHTON


Sinopse: Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas – além de certos “pequenos clandestinos” – devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra.

Quando Michael Crichton escreveu a história de “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros” não imaginou o impacto que ela teria na época e passados 26 anos do seu lançamento nas melhores livros ao redor do globo (20 de novembro de 1990). Junto a isso, a parceria com o mago Steven Spielberg que a adaptou para o cinema. Causando ao mesmo tempo, o espanto do espectador ao conseguir leva-la à tela grande das salas de cinema e sendo um sucesso arrebatador.

Já comentamos “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros”, leia no link:


Editora Aleph nos trouxe em junho deste ano, a continuação de seu conto jurássico “O Mundo Perdido”, sua primeira edição saiu em 08 de setembro de 1995. E ganhando sua versão para o cinema em 1997, mais uma vez dirigida por Spielberg. A base do filme é mesma, a ida do matemático Ian Malcolm ao Sitio B (Ilha Sonar). Onde a InGen originalmente reproduzia os embriões dos dinossauros encontrados em pedras de âmbar no primeiro livro. Para resgatar sua namorada Sarah Harding, uma paleontóloga especialista em vida selvagem.


Ao ler o romance, vemos grandes diferenças do que foi visto. Aqui conhecemos o paleontólogo Richard Levine fascinado com que descobrindo sobre os eventos no Parque dos Dinossauros na Ilha Nublar. Encontra o Sitio B e decide investigar por conta própria sobre o ocorrido. Chegando lá, percebe que está em perigo está próximo. Sua equipe entra em contato com Malcolm, que resolve ajuda-los no resgate a Levine. Junto a eles, dois jovens alunos de Levine, Arby e Kelly. Do outro lado, vemos Sarah Harding. Aqui sua ex-namorada que trabalha para a empresa rival da InGen, a Byosin. Cada uma com interesses próprios. No decorrer da leitura, vemos que os perigos de uma selva infestada de dinossauros podem ser um fator determinante para o fracasso dos objetivos de ambas.


Crichton nos proporciona uma leitura dinâmica e rica em detalhes. Como no primeiro volume, a parte cientifica bem explicada e de fácil entendimento. O destaque fica para a personagem Sarah. Sua construção mostra como uma pessoa forte (seja fisicamente e na convicção de seus ideais). Sem que perca sua feminilidade. Com uma trama envolvente e mais complexa, Crichton discute sobre a “evolução das espécies”. Uma obra scifi com um discurso sério sobre este assunto. Dando a entender que seu autor não acreditava nesta “evolução”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...