Pular para o conteúdo principal

O "CAFÉ SOCIETY" DE WOODY ALLEN


Woody Allen é um dos mais ativos cineastas da sua geração. Fazendo pelo menos um filme por ano. Nos últimos tempos tem feito películas com seu estilo característico, um humor negro que descontrói seu jeito de ser. Isto é, fazer graça com sua persona. Judeu baixinho, narigudo, feio e um complexo de inferioridade que lhe é característico.

Nos filmes “Um Homem Irracional (2015)” e “Magia ao Luar (2014)” isso é exemplificado nos personagens de Joaquim Phoenix e Colin Firth respectivamente. Com um diferencial, eles têm porte físico. Já o complexo de inferioridade, sem maiores comentários. Agora Allen volta no tempo, mais precisamente nos anos 30 e 40. Na época de ouro da sétima arte, em seu mais novo trabalho chamado “Café Society (Cafe Society, 2016)”.


Onde temos o jovem Bobby Dorfman (Jesse Eisenberg, o Lex Luthor de “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, 2016)”, indo até Hollywood para trabalhar com o tio Phil Stern (o polivalente Steve Carell de “A Grande Aposta, 2015”) como seu assistente pessoal. Stern é um agente de sucesso, cuida da carreira das estrelas de Hollywood. Em meio a isso, conhece a secretaria de Phil, Vonnie (Kristen Stewart, a Bella Swan da saga “Crepúsculo”).

Ela lhe mostra os encantos da cidade. Ambos se apaixonam. Porém, Vonnie está comprometida com Phil. Que está terminando um casamento de 25 anos por causa dela. Fazendo com que Bobby volte a morar com a família em Nova York. Para comandar o nightclub do irmão mais velho Ben (Corey Stoll, o Jaqueta Amarela do filme Marvel “Homem-Formiga, 2015”). Um gangster do bairro em que residem. Passam-se os anos, constitui família. No café que dá nome ao filme, eles se reencontram.


Como não poderia ser diferente, a chama do amor entre eles se acende novamente. Os questionamentos também retornam. A indecisão de Vonnie se larga Phil e foge com o amor de sua vida (Bobby). Ele também pensa como largar tudo que construiu para viver o que deixou para trás. Assim temos o típico filme Allen de ser. Com a eterna discussão sobre sua religião (o judaísmo) é representada com presença dos pais Rose (Jeannie Berlin) e Marty (Ken Stott). Que conversam aos gritos e gestos, que busca se afirmar entre eles. Bem como na sociedade representada pela diferença de classes (ricos e pobres) e aqueles que atingiram o sucesso ou o fracasso pessoal, por exemplo.


Allen capricha na reconstituição de época. Em especial na fotografia, esta foi feita pelo mestre Vittorio Storaro (Oscar de Melhor Fotografia por “Apocalipse Now, 1979” e “O Último Imperador, 1987”). Que capricha nos tons beges e amarelados para a ensolarada Hollywood e nos tons pastéis ao retratar a cidade de Nova York. Em especial no café society, ponto de encontros dos intelectuais locais. O trio Eisenberg, Stewart e Carell nos exibem bem o caminho tortuoso no triangulo amoroso formado por eles. Jesse (este caracteriza de modo espetacular a personalidade de Allen) e Kristen repetem a parceria iniciada nos filmes “Férias Frustradas de Verão (2009)” e “American Ultra: Armados e Alucinados (2015)”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c