Pular para o conteúdo principal

"OLHOS DA JUSTIÇA"



Remake de filmes estrangeiros que fizeram sucesso na terra do tio Sam, já virou uma tradição. No caso, estamos falando do elogiadíssimo drama argentino “O Segredo dos seus Olhos (2009)” de Juan José Campanella, que inclusive levou a estatueta do Oscar como Melhor Filme Estrangeiro daquele ano.

Por aqui se chamou “Olhos da Justiça (The Secret in Their Eyes, 2015)”. O roteiro foi adaptado por Billy Ray, que se destacou no meio cinematográfico com trabalhos em “Capitão Philips (2013)”, o primeiro filme da franquia “Jogos Vorazes (2012)” e no autoral “Preço de uma Verdade (2003)”.


Na cadeira de diretor, Billy Ray assume a história do agente FBI Ray (Chiwetel Ejiofor do polemico “Doze Anos de Escravidão, 2013”) que trabalha num caso há mais de treze anos. O assassinato da filha de sua parceira e amiga, Jess (Julia Roberts, Oscar de Melhor Atriz por “Erin Brokovich: Uma Mulher de Talento, 2000”). Nutrindo uma paixão platônica e correspondida por Claire (Nicole Kidman, Oscar de Melhor Atriz por “As Horas, 2003”), advogada da Procuraria Geral.

Com certas mudanças no roteiro original, onde o sistema jurídico da Argentina é criticado de forma sutil. A ação da historia funciona em duas linhas temporais, uma 2002 e outra nos dias de hoje. O atentado de 11 de setembro ainda está nos corações dos norte americanos e a CIA está em busca de células terroristas ao redor do país.


Mais especificamente em Los Angeles. Ray é transferido de Nova York para lá e vai trabalhar na unidade chefiada por Jess junto aos agentes Bumpy Willis (Dean Morris, o detetive Hank da serie de TV “Breaking Bad, 2008 a 2013”) e Reg Siefert (Michael Kelly de “Evereste, 2015”). Eles investigam uma mesquita que possa haver pessoas envolvidas nos atentados e podem atacar a cidade.

Em meio às investigações, eles recebem a informação de um assassinato no estacionamento da mesquita. Chegando lá, Ray é o primeiro a ver o corpo. E percebe ser a filha de Jess, Carolyn (Zoe Graham). Ela foi brutalmente violentada e jogada dentro de uma caçamba. Ao saber disso, Jess entra em desespero.


Obcecado, Ray faz de tudo para achar quem fez isso a Carolyn. Durante a investigação, ele encontra o assassino. Ele se chama “Pac Man” Marzin (Joe Cole). Mais tarde, descobre também que este é informante da CIA e tem informações sobre uma célula terrorista que irá atacar a cidade a qualquer momento. Ganhando assim, imunidade por parte deles.

Em uma perseguição empolgante, Ray e Bumpy capturam Pac Man, durante um jogo de beisebol. No interrogatório, junto a Claire, Pac Man se mostra como o responsável pela morte de Carolyn. Mas por determinações internas, ele sai livre e pela porta da frente. Fazendo com que Ray seja mandado de volta à Nova York.


Passados os anos, estamos em 2015. Ray continua reunindo provas contra Pac Man. Até que volta a LA e se encontra com Claire, agora como chefe da Procuraria.  Jess continua atuando como agente de campo. Bumpy, por causa de um ferimento, está na parte burocrática. E Siefert, de estagiário passou a chefe do setor que trabalhava com Jess.

Ele juntou provas suficientes para acusar Pac Man pelo assassinato. Mesmo assim, Claire está preocupada com o desenrolar, se o caso for reaberto. Em especial, para Jess. Esta é a trama básica de “Olhos da Justiça”. Onde o trio formado por Ejiofor, Roberts e Kidman tão o tom da película. Fora o bom trabalho na edição de cenas (os flashbacks e os dias atuais) de Jim Page.


Destacando a musa do cinema Julia Roberts, que transmite toda dor da personagem pela perda da filha e a frieza ao encontrar o assassino bem como engolir a seco, a burocracia do sistema judiciário age em relação ao caso. Isto é, ajudando aqueles que juraram colocar atrás das grades pelos crimes hediondos cometidos. Mostrando também todo desgaste físico que sofre por causa disso.


DICA DESTE QUE VOS ESCREVE: Se você assistiu a versão original, vai reparar algumas semelhanças com a norte-americana. A sequência no jogo de beisebol foi feita, na verdade, em um estádio de futebol. E a quase refilmagem integral da cena do interrogatório entre Ray, Claire e Pac Man. Ray soube aproveitar bem as melhores partes do roteiro escrito por Campanella e Eduardo Sacheri.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c