Pular para o conteúdo principal

A Saga Financeira "WALL STREET"

Aproveitando a estreia da nova produção Marvel, "Homem-Formiga", vamos falar sobre um dos atores principais que dá vida ao personagem que cria o herói em miniatura, no caso o cientista Hank Pym. Aqui vivido por Michael Douglas. Douglas, conhecido por seu filho de Kirk Douglas, o Spartacus do cinema. Teve seu maior momento na carreira quando ganhou o Oscar de Melhor Ator por “Wall Street: Poder & Cobiça (Wall Street, 1987)”. Um filme que discutia sobre os bastidores de Wall Street e mostrava os executivos da época, conhecidos por yuppies, ostentando riqueza e belas mulheres ao seu lado. Dirigido por Oliver Stone, recém-saído da consagração pelo filme pessoal sobre a guerra do Vietnã, “Platoon (1986)” onde levou para os Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor. 


Desta vez, ele retrata de forma acida e original o que rola dentro da maior bolsa de valores do globo. O pai de Stone trabalhou como corretor em Wall Street, que lhe contou alguns "causos". Assim ele escreveu junto a Stanley Weiser, a história do jovem corretor Buddy Fox (Charlie Sheen, antes de se tornar o tresloucado do seriado de TV “Two and a Half Men, de 2003 a 2011”) que vai trabalhar na firma Jackson Steinem & Co. para se encontrar com o magnata e multimilionário Gordon Gekko (Douglas). Fica maravilhado com o mundo vivido pelos colegas de trabalho. Festas suntuosas onde dinheiro não é problema, com tudo o que há de melhor. Sem deixar de mencionar, lindas mulheres que estão lá ao seu dispor.


Assim Buddy tenta se aproximar de Gordon, com uma proposta para ele. A empresa aérea Blue Stars Airlines que o pai Carl (Martin Sheen) trabalha está para ser vendida, só que a informação não vazou ainda. Daí Buddy propõe a Gekko, compra-la antes e fazer um grande negócio. Este vê uma oportunidade, antes de aceitar a proposta de Buddy, eles começam a negociar. Buddy precisa realizar umas operações, por debaixo dos panos, para Gordon. Ele pensará a respeito da sua proposta. No caso, Buddy tem que espionar potenciais clientes como sir Lawrence Whitman (Terence Stamp), CEO de uma corporação inglesa e descobrir o que ele pretende fazer por aqui.


Desse modo, Bud e Gordon trabalham. Com o rápido enriquecimento de Bud e Gordon usando sua influência sobre ele para adquirir informações privilegiadas sobre as operações financeiras do mercado. Usando métodos ilegais e antiéticos. Em meio a isso, Bud se envolve com a amante de Gordon, a decoradora de interiores Darien Taylor (Daryl Hannah, a assassina de um olho só de “Kill Bill Volumes I & II, 2003/04”). Em “Wall Street”, Stone mostra com inteligência e sagacidade como o mundo das finanças funciona em seus bastidores, onde a troca de informação rege o mercado. Mas que podem trazer graves consequências para quem está envolvido. Pois esse tipo de negociação é considerado crime e os responsáveis podem ser presos.



Já em 2010, Stone volta ao mundo das finanças com “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps)”. Gordon cumpriu seu tempo na prisão (fraude, lavagem de dinheiro e extorsão). Do outro lado conhecemos o jovem corretor da bolsa Jake Moore (o filho de Indiana Jones Shia LaBeouf) e se especializou em fontes naturais de energia como forma de investimento.

Um dos seus projetos é sobre um grupo de pesquisa na Califórnia que usa a teoria sobre o uso do mar como fonte de energia. Ele namora a filha de Gordon, Winnie (Carey Mulligan de “O Grande Gatsby, 2013”). Enquanto isso, ele lança o livro “Ganância é boa?”. Dá palestras em faculdades de economia e administração ao redor do território norte-americano. Se tornando um best seller.


Em uma das palestras, Jake está presente e tenta conversar com Gordon. Ele espera usar seus conhecimentos e contatos para conseguir investidores para seu projeto de energia renovável. Para isso acontecer, Gordon pede a ele tentar convencer Winnie a voltar conversar com o pai. Mais tarde, vemos o empresário e mentor de Jake, Louis Zabel (Frank Langella de “Frost/Nixon, 2008”) tendo que vender sua companhia a preço de banana para outra corporação dirigida pelo novo queridinho das finanças em Wall Street, Brettton James (Josh Brolin, o Thanos do Universo Cinematográfico Marvel).  


Mais tarde, Zabel se suicida. Fazendo com que Jake busque por vingança pelo ocorrido. Para isso, precisa da ajuda de Gordon também. Esta é a trama básica de “O Dinheiro Nunca Dorme”, aproveitando a crise da bolsa em 2007, onde quase levou os Estados Unidos à falência e afetando seus principais investidores ao redor do globo. Mostra como o tráfico de informações e a influência dos que tem mais poder podem definir o futuro de uma nação. Ao mesmo tempo, é uma película sobre a busca do perdão em nome da família. Quando Gordon enxerga uma volta por cima ao mundo de Wall Street e a reconciliação com Winnie após o que aconteceu com a família depois de sua prisão (o divórcio, a falência financeira e a morte do filho por causa das drogas). 


E Jake tentando ajudar a mãe Sylvia (Susan Sarandon, Oscar de Melhor Atriz por “Os Últimos Passos de um Homem, 1995”) em seus problemas com dinheiro. Foi também um dos últimos trabalhos do veterano Elli Wallach, que atuou nos clássicos westerns “Sete Homens & Um Destino (1960)” e “Três Homens em Conflito (1966)”. Como nos filmes do mestre do suspense Alfred Hitchcock, Oliver Stone faz uma ponta como corretor da bolsa. E Charlie Sheen volta para dar as caras como Buddy Fox.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c