Antes
de aventurar com carros possantes junto a belas mulheres e a pose de macho
alfa, o viril Vin Diesel nos brindou
com um personagem enigmático na ficção cientifica com toques de terror “Eclipse
Mortal (Pitch Black, 2000)”
escrito pelos irmãos Jim & Ken Wheat
junto ao diretor e roteirista David
Twohy. Estamos no século XXVII, aqui Diesel
é Richard D. Riddick. Ele é um foragido da justiça e está sendo levado para
a prisão em uma nave cargueiro chamado Hunter-Gratzner. Seus tripulantes estão
em animação suspensa e são despertados ao serem atingidos por fragmentos de um
cometa. Fazendo com que ela caia em um planeta deserto e aparentemente sem
qualquer tipo de ser vivo.
Só quando anoitece, as criaturas mais perigosas de lá surgem e atacam os sobreviventes da queda. Entre eles Riddick, o caçador de recompensas William J. Johns (Cole Hauser), a piloto Carolyn Fry (Radha Mitchell), o religioso Imam (Keith David) e a jovem Jack (Rhiana Griffith). Eles conseguem abrigo em uma estação abandonada e estão à procura de peças para reparar a nave.
Riddick é dotado de uma força sobre-humana e sua visão é melhor à noite. Pois foi submetido a uma cirurgia ilegal quando estava preso, fazendo que ela seja perfeita na escuridão. Descobre que as criaturas são chamadas de Bioraptors. Vivem nas profundezas do planeta e são sensíveis à luz, podendo vir a superfície quando ocorre um eclipse a cada 22 anos que dura trinta dias.
ECLIPSE MORTAL
O
filme conseguiu certo sucesso no circuito alternativo norte americano e chamou
atenção do público que curte uma boa ficção cientifica com um quê de suspense e
terror. Fazendo com que Twohy e Diesel produzissem o curta animado “A
Fúria de Riddick (The Chronicles of
Riddick: Dark Fury, 2004)”. Que conta os eventos ocorridos após “Eclipse Mortal” e introduzem as
aventuras a serem contadas em “A Batalha de Riddick (The Chronicles of Riddick, 2004)”.
Dai temos Riddick ainda em fuga, vivendo no gélido planeta UV-6 e sendo perseguido pelo caçador de recompensas Toombs (Nick Chindlund). Em uma sequência de tirar o folego, Riddick escapa e se dirige para Hellion Prime, a origem do pedido de recompensa por sua cabeça. Lá encontra um velho conhecido, o religioso Imam. E descobre que Jack esteve à sua procura e acabou se tornando uma contrabandista. Agora está presa na prisão Crematoria.
Conhece também Aereon (miss Judi Dench, a M da franquia James Bond), líder da raça chamada Elementais. Que vivem em Hellion Prime e estão ameaçados pelos Necromongers, liderados pelo Lord Marshall (Colm Feore). Uma raça que vive no subverso do espaço infinito à procura de novos adeptos. Quem se opõe é exterminado. Ao mesmo tempo, Riddick descobre que sua origem veio dos Furyans. Que foram dizimados pelos Necromongers por não aceitá-los como raça dominante. Havendo ainda uma profecia onde o Lorde Marshall era desafiado por um Furyan e consequentemente morto pelo mesmo.
A BATALHA DE RIDDICK
No ano de 2013, Diesel volta a viver o personagem em “Riddick 3 (Riddick)”. A película começa de onde terminou a segunda parte de suas crônicas. Com o Lorde Marshall morto, Riddick lidera os Necromongers. Sempre com um olho nas costas, pois Vakko (Karl Urban, o Bones de Star Trek de J.J. Abrams) conspira contra ele pelo domínio sobre os mesmos. Ele tem algo que interessa Riddick, a localização exata de seu planeta natal, Furya.
Numa emboscada, Riddick é deixado em um planeta hostil e habitado por criaturas predadoras e mortais. Passa-se o tempo, Riddick se acostuma com sua natureza selvagem até que visualiza um meio para sair de lá. Uma estação abandonada por caçadores de recompensa e que ainda tem energia suficiente para enviar uma mensagem para quem estiver mais próximo e assim resgata-lo.
É quando surgem uma turma de caçadores liderada por Santana (Jordi Mollà) e um grupo de militares renegados com o coronel Johns (Matthew Nable) à frente deles. Sem perceberem estão presos ao planeta, por causa de uma tempestade tropical que causa uma escuridão e chuva constantes. Que traz à tona os demônios da lama, com uma estrutura corporal parecida com a de um escorpião. Começa uma corrida contra o tempo para a sobrevivência de todos, com Riddick mostrando porque é tão mortal quanto as criaturas que o ameaçam.
RIDDICK 3
Comentários
Postar um comentário