Aproveitando o último post, continuarem a falar sobre Star Wars, mais especificamente sobre o compositor de sua já clássica e antológica trilha sonora musical original, o maestro John Williams. Nascido em 08 de fevereiro de 1932, natural da cidade de Nova York. Iniciou na carreira musical como pianista de jazz no final dos anos 50 após se formar na Juilliard School. Tocando em clubes jazzísticos, trabalhando como arranjador para Henri Mancini e Alfred Newman. Mais tarde, chamou atenção com trilha musicada do filme “Daddy O (1959)”. Aos poucos, foi ganhando prestigio no meio por sua versatilidade em especial, no jazz.
O VALE DAS BONECAS
Fez a adaptação musical do drama “O Vale das Bonecas (1967)”, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Mais tarde, pelo musical “Adeus, Mr. Chips (1969)”. E finalmente levando a estatueta para casa com “Um Violinista no Telhado (1971)”. Se especializando em trilhas para filmes catástrofes como “O Destino do Poseidon (1972)”, “Terremoto (1974)” e “Inferno na Torre (1974)”.
THE TOWERING INFERNO
UM VIOLINISTA NO TELHADO
Ganhou o grande público e à critica especializada ao trabalhar com o mestre Steven Spielberg. Na aventura baseada em fatos reais “Louca Escapada (1974)” e no suspense marítimo “Tubarão (1975)”, com seu marcante tema musical. Acabou se tornando seu parceiro, onde trabalharam juntos na saga do arqueólogo mais conhecido do cinema Indiana Jones (“Caçadores da Arca Perdida (1981)”, “O Templo da Perdição (1984)”, “A Última Cruzada (1989)” e “O Reino da Caveira de Cristal (2008)”), nos dramas de guerra “O Império do Sol (1987)”, “O Resgate do Soldado Ryan (1998)”, “A Lista de Schindler (1993)” por este ganhou sua quinta estatueta, “Cavalo de Guerra (2011)” e “Lincoln (2012)”.
TUBARÃO
INDIANA JONES
A LISTA DE SCHINDLER
Eternizando no cinema “E.T. – O Extraterrestre (1982)” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)”, a saga dos dinossauros Jurassic Park (1993 e 1997), os dramas históricos “Amistad (1997)” e “Munique (2005)”, o romântico “Além da Eternidade (1989)”, nas comedias “Prenda-me se For Capaz (2002)” e “O Terminal (2004)”, as scifis “A.I. – Inteligência Artificial (2001)”, “Minority Riport: A Nova Lei (2002)” e “A Guerra dos Mundos (2005)” mais a animação “As Aventuras de Tintin: O Segredo do Unicórnio (2011)”.
E.T. – O EXTRATERRESTRE
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU
JURASSIC PARK
Seu
trabalho mais conhecido é a música feita para a saga espacial STAR WARS, do “Criador” George Lucas. A luta de Luke Skywalker e seus amigos
contra o Império Galáctico liderado pelo Imperador Palpatine e seu aliado, o
lorde negro da Força Darth Vader. Ao mesmo tempo, o amadurecimento de Luke de
um rapaz que trabalha em uma fazenda no ponto mais distante da galáxia
(Tatooine) para se tornar um cavaleiro jedi.
A música criada para a trilogia clássica (“A Nova Esperança, 1977”, “O Império Contra-Ataca, 1981” e “Retorno de Jedi, 1983”) está marcada na memória dos amantes da tela grande. Bem como daqueles que não muito ligados no assunto. O tema principal com sua entrada arrebatadora é o maior sinal disso. Junto ao tema da Fox Films “20th Century Fox Fanfarre”. Que não foi composta por Williams e sim por Alfred Newman em 1933. Sem querer se tornou a combinação perfeita, musicalmente falando.
STAR WARS MAIN TITLE
STAR WARS IMPERIAL MARCH
O ano é 1999, George Lucas volta ao mundo de Star Wars para contar a história de Anakyn Skywalker, pai de Luke, e como ele se tornou o icônico vilão Darth Vader. Com uma nova trilogia formada por “A Ameaça Fantasma (1999)”, “O Ataque dos Clones (2002)” e “A Vingança dos Sith (2005)”. Em mais um trabalho épico, vemos a ascensão e queda de Anakyn junto ao fim da ordem jedi liderada por Yoda e Obi-Wan Kenobi.
STAR WARS: DUEL OF THE FATES
STAR WARS: ACROSS THE STARS
STAR WARS: BATTLE OF THE HEROES
Em meio a isso, ainda teve tempo para compor a música do bruxo adolescente Harry Potter em três filmes: “Harry Potter & A Pedra Filosofal (2001)”, “Harry Potter & A Câmara Secreta (2002)” e “Harry Potter & O Prisioneiro de Azkaban (2004)”. Onde a canção “Hedwig’s Theme” foi aproveitada nas continuações “O Cálice de Fogo (2005)”, “A Ordem da Fênix (2007)”, “O Enigma do Príncipe (2009)” e “As Relíquias da Morte Partes I & II (2010 & 2011)”.
HEDWIG’S THEME
Apesar
de seus oitenta anos e saúde fragilizada, Williams
continua ativo. Fazendo poucos trabalhos como “A Menina que Roubava Livros (2011)” pelo qual recebeu sua ultima
indicação ao Oscar. Como o anuncio recente de um novo capitulo da saga (“Star
Wars: O Despertar da Força”) criada por Lucas, havia uma certa dúvida
no ar se estaria na empreitada. O que acabou acontecendo num anuncio oficial da
Presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy
na Star Wars Celebration Europe 2013, confirmou sua presença. De volta à saga, Williams compôs a música para o teaser
trailer, lançado em novembro do ano passado.
Recentemente
foi noticiado que ele já compôs e irá começar a gravar a trilha completa em
abril. Com um diferencial: desta vez, ela será gravada em Los Angeles com uma
orquestra formada por músicos freelancers com quem têm trabalhado em seus
últimos filmes. Vai ser a primeira vez que isso acontece. Pois então todos os
filmes da saga tiveram suas respectivas trilhas musicais gravadas nos estúdios
dos Beatles em Abbey Road, Londres (Inglaterra) com a renomada The London
Symphony Orchestra.
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