É muito comum desde o inicio dos tempos em se falando de arte, a adaptação de romances de sucesso para a tela grande do cinema. Em casos mais recentes, temos a saga do Anel, O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien e a do mago adolescente Harry Potter de JK Rowling. Ou os romances agua com açúcar de Nicolas Sparks como “Diário de uma Paixão (2004)”, “Querido John (2007)” e “O Melhor de Mim (2014)”.
HARRY POTTER
SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 1
SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 2
Junto a isso, temos a saga "Crepúsculo" escrita por Stephenie Meyer, estrelada por Kristen Stewart e Robert Pattinson. E aproveitando o filão
temos os romances voltados para o público infanto-juvenil com as series Divergente de Veronica Roth e Jogos
Vorazes de Suzanne Collins. A
primeira com apenas 26 anos em sua primeira aventura como escritora e a segunda,
uma experiente autora de ficção cientifica.
Segue abaixo o que
falamos sobre as duas franquias de sucesso no cinema.
DIVERGENTE
I
NSURGENTE
NSURGENTE
JOGOS VORAZES
JOGOS VORAZES: EM CHAMAS
JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA PARTE I
Com o êxito das duas empreitadas, os produtores em Hollywood correram atrás de outros sucessos literários como a serie Ender’s Game, sendo um das precursoras. Pois, foi originalmente escrita como conto na revista Analogic Science Fiction & Fact em 1977 e lançada como série em 1985 pelo autor norte americano Orson Scott Card. No final de 2013, ela ganhou uma versão para o cinema estrelada pelo eterno Han Solo Harrison Ford e como Ender temos Asa Butterfield de “A Invenção de Hugo Cabret (2012)”. Se chamou “O Jogo do Exterminador” com direção de Gavin Hood (“X-Men Origens: Wolverine, 2009”).
ENDER’S
GAME: O JOGO DO EXTERMINADOR
As escritoras Kami Garcia e Margaret Stohl tiveram as histórias da jovem bruxa Luna Duchannes e sua paixão avassaladora pelo mortal Ethan na serie iniciada com “Beautiful Creatures (2009)” e levada para o cinema em 2011 com o nome de “Dezesseis Luas”.
DEZESSEIS
LUAS
Ainda em 2013, tivemos a adaptação de “Instrumentos Mortais” da autora Classandra Clare, onde o primeiro livro “Cidade de Ossos (2007)” foi levado para a telona. Inicialmente como uma trilogia literária, devido ao seu sucesso ganhou uma segunda. O filme em questão foi estrelado por Lily Collins (filho do líder do grupo de rock progressivo Genesis Phil Collins), Jonathan Rhys Meyers (“The Tudors, 2007 a 2010”) e Lena Headey (a Cersei Lannister de “Game of Thrones, 2011 até hoje”).
OS
INSTRUMENTOS MORTAIS
No ano passado, tivemos a ficção cientifica “O Doador de Memórias (1993)” escrito por Lois Loury e com os direitos de adquiridos pelo cowboy Jeff Bridges (Oscar de Melhor Ator por “Coração Louco, 2009”). Temos em um futuro distante e o mundo devastado por uma guerra nuclear, a sociedade vive uma realidade utópica onde pessoas tem suas profissões pré-determinadas em um cerimonial ao atingirem à puberdade. Ao mesmo tempo é escolhido um jovem que substituirá o doador do título.
DOADOR
DE MEMÓRIAS
E em setembro de 2014, tivemos a adaptação da saga “Maze Runner: Correr ou Morrer”. Com a história do jovem Thomas preso em um desfiladeiro rodeado por um labirinto que muda de acordo com o ambiente. Escrita por James Dashner, que logo vendeu os direitos de filmagem para 20th Century Fox assim que saiu o primeiro volume em 2009. Que conta atualmente no seu sexto livro. Esta franquia será discutida futuramente.
MAZER RUNNER: CORRER OU MORRER
Comentários
Postar um comentário