Pular para o conteúdo principal

"O JOGO DA IMITAÇÃO"


Filmes que contam sobre os bastidores da Segunda Guerra Mundial são poucos e raros. Normalmente estamos acostumados a ver, películas que contam os dramas vividos pelos soldados no campo de batalha como os clássicos “Mais Longo dos Dias (1962)” e “Fugindo do Inferno (1963)”.


Exemplificando isso, temos “Corações de Ferro” com o galã Brad Pitt. Leia a resenha no link abaixo:



Agora falando sobre o assunto, temos “O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014)”. Drama inglês (que não foi produzido pela Working Title) que conta como o serviço militar e o MI6 (Agencia de Espionagem Britânica – Calma! não é nenhum filme de James Bond) se uniram para formar um time de matemáticos especialistas em decifrar códigos intricados. Mais especificamente a criptografia.


No caso, alemães possuem uma máquina chamada Enigma, que passa mensagens decodificadas para suas forças militares espalhadas pela Europa. Com um detalhe, elas são tão bem elaboradas é quase impossível descobrir qual é seu real significado.


É assim que conhecemos AlanTuring (Benedict Cumberbatch, o Sherlock Holmes da TV), um matemático excêntrico que esconde um segredo pessoal que se torna determinante para seu futuro. Considerado o pai da computação, devido seu intelecto privilegiado pôde criar uma maquina (ele lhe dá o nome de Christopher) capaz de decodificar Enigma e mudar os rumos da Segunda Guerra. Segundo estudos, caso Christopher não tivesse sido criado, ela teria durado mais dois anos.


Baseado em fatos reais, “Jogo da Imitação” foi dirigido pelo norueguês Morten Tyldum (do suspense “Headhunters, 2011”). Além de Cumberbatch, temos no seu elenco a bela Keira Knightley da franquia “Piratas do Caribe”, Matthew Goode (o Ozymandias de “Watchmen, 2009”), Charles Dance (o Tywin Lannister de “Game of Thrones, 2011 até hoje”) e Mark Strong (“Rock’n’Rolla – A Grande Roubada, 2008”).

O filme intercala momentos da vida de Turing em três atos. A adolescência no internato, onde conhece seu melhor amigo Christopher e se descobre sexualmente. Quando estava construindo o decodificador e a corrida contra o tempo para descobrir o segredo das mensagens de Enigma.


E anos depois, como professor em Cambridge e acusado de obscenidade ao se relacionar com uma pessoa do mesmo sexo. Nos anos 50, homossexualismo era considerado crime na Inglaterra.  

Benedict Cumberbatch tem seu melhor momento na tela grande. Balanceando seu tom de voz característico com a gagueira do personagem e seu lado introspectivo por não conseguir se relacionar com a equipe formada por Hugh (Goode), John (Allen Leech) e Peter (Matthew Beard). Só sentindo a vontade na presença de Joan Clarke (Knigthley), por ser a única mulher do grupo, sofre com o preconceito daqueles tempos.


Keira justifica sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante deste ano. Com uma performance sóbria, onde mostrando o carinho pela amizade de Turing. E a indignação com sua situação diante da sociedade da época.


O Jogo da Imitação” ganhou oito indicações para o Oscar 2015: Melhor Filme, Melhor Diretor (Tyldum), Melhor Ator (Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Knightley), Melhor Roteiro Adaptado (Graham Moore), Melhor Trilha Sonora Original (Alexander Desplat), Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c