Pular para o conteúdo principal

MISS JUDI DENCH É "PHILOMENA"


Atualmente os profissionais que atuam na sétima arte, tanto produtores como atores, tem preferido fazer filmes baseado em uma história que realmente aconteceu e/ou está acontecendo. Vide os principais indicados ao Oscar deste ano: O Lobo de Wall Street, 12 Anos de Escravidão, Capitão Phillips e Trapaça, por exemplo.


Agora temos “Philomena (Philomena, 2013)”. Dirigido por Stephen Frears (“A Rainha, 2009”) e estrelado pela eterna M da série James Bond, miss Judi Dench e o comediante inglês Steve Coogan (de “Uma Noite no Museu 1 & 2, 2006 & 2009”). Baseado no livro “The Lost Chid of Philomena Lee” escrito pelo jornalista britânico Martin Sixsmith. Adaptado por Coogan junto ao roteirista Jeff Pope. E ele também é um dos produtores do filme.


Dai temos o conto real sobre o capitulo negro na história de vida de Philomena, quando adolescente (interpretada por Sophie Kennedy Clark) se relacionou com um garoto que conheceu no parque de diversões da sua cidade Roscrea na Irlanda e acabou engravidando dele.


O pai envergonhado com a situação leva Philomena para um internato comandado por freiras, o Sean Ross Abbey. Lá, ela é forçada a trabalhar (praticamente como uma escrava) com o intuito de pagar sua estadia e o nascimento do bebê. Ao nascer, Philomena lhe dá o nome de Anthony.


A instituição é visitada por pessoas que querem adotar as crianças nascidas lá.  Em uma delas, Anthony é levado. Deixando Philomena (Dench) transtornada e angustiada até chegar aos 70 anos, quando resolve descobrir o que aconteceu com seu filho no dia que ele completa 50 anos de vida.



Em meio a isso, temos a história de Sixsmith (Coogan) que acabou de perder o emprego como assessor de imprensa do Parlamento Inglês no governo da era Tony Blair. Deprimido e pensando em escrever um livro sobre a antiga União Soviética. Em uma festa de amigos, Martin é chamado de lado pela garçonete, e pergunta se ele está interessado em uma reportagem sobre interesse social. Pois ela é filha de Philomena.


Martin enxerga uma chance de voltar à ativa. Eles se conhecem no restaurante favorito de Philomena que lhe conta o que aconteceu na sua adolescência. Começam a investigação no internato e já não são bem recebidos pela nova administradora.  Ela diz aos dois, que os documentos referentes à adoção de Anthony foram perdidos em um incêndio ocorridos há anos atrás. O único intacto é referente à entrada de Philomena na instituição, onde abria mão da guarda legal do filho.


Investigando mais a fundo, Martin descobre que a Sean Ross Abbey teve várias visitas de estrangeiros, em especial, americanos. Vendo a possibilidade que Anthony poderia ter ido para os Estados Unidos. Assim partem os dois, para a capital americana, Washington. Com um porem, essas adoções foram pagas. Isto é, Sean Ross Abbey não é uma organização tão idônea quanto parece ser.


No passar dos dias, descobrem que Anthony se tornou Michael Hess. Assessor direto dos Presidentes Ronald Reagan e George W. Bush. Ao conversar com colegas de trabalho dele, descobrem que era homossexual e que havia falecido ao contrair  o vírus HIV, ou seja, AIDS.


Philomena fica triste com a situação. E pede a Martin, ir junto com ela para saber se ele também estava à procura de suas origens.  Assim temos a trama da película. Onde miss Judi Dench está estupenda em seu papel, mostrando porque é uma das grandes atrizes da terra da Rainha. E Coogan, se saindo muito bem como escudeiro de Philomena em sua empreitada.


OBS: A Philomena de verdade se encontrou com o Papa Francisco recentemente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c