Pular para o conteúdo principal

Tom Hanks é o "CAPITÃO PHILLIPS"

O versátil Tom Hanks está de volta à tela grande com “Capitão Philips (Captain Philips, 2013)”. Dirigido por Paul Greengrass de “Vôo United 93 (2006)” e da franquia Bourne (“A Supermacia, 2004” & “O Ultimato, 2007”). Juntos contam a história do capitão do titulo em uma viagem a trabalho no cargueiro Maersk Alabama, na região marítima próxima a Somália onde foram atacados por piratas somalis. O filme começa com Philips se preparando para viajar e tendo uma conversa com sua esposa Andrea (Catherine Keener) sobre seus filhos e a preocupação com o futuro deles em um mundo em constante mudança. 

De lá, somos levados para o porto onde está atracado seu navio e ele se instalando em sua cabine pessoal. O Maerks Alabama parte com Philips e seu imediato verificando a rota até seu destino final. Enquanto isso, uma tribo na Somália tem sua rotina quebrada com a chegada de contrabandistas chamando os homens de lá para um trabalho como piratas. Assim temos Muse (Barkhad Adbi), uma espécie de líder, que seleciona pessoas para acompanha-lo na ação. 

Tudo corre normal, até a chegada de Muse e sua turma para atacar o navio de Philips. No primeiro ataque, Muse é não bem sucedido, pois o motor de sua lancha improvisada quebra. Assim Philips e sua tripulação ficam atentos para uma nova abordagem. Até que são realmente e daí a calmaria se torna um ambiente tenso devido à personalidade pirada de Muse.  Onde este se mostra sarcástico, dizendo que só quer o dinheiro e que ninguém será machucado, e sádico, querendo exibir força e atitude para seus companheiros ao ameaçar Philips de matar a todos no navio se não for atendido. Dai o vemos o trabalho de Greengrass. 

Já acostumado em filmar em ambientes apertados e com câmera ágil em tom de documentário. Vemos a tensão vivida por Philips ao estar do lado de uma pessoa que só está fazendo isso a mando de alguém no poder de seu país e dizendo toda hora a ele que é só um pescador. Esta é uma frase de duplo sentido dita por Muse. Pois ele pesca dois coelhos de uma vez só. O peixe para sua tribo e os barcos de grande porte para exigir uma recompensa. Greengrass mostra com precisão a forma como foi feito o resgate de Philips pelos SEALS, grupo especial da marinha americana, especializada em situações extremas em pleno mar. 

A performance de Hanks sempre se destaca. Sabendo colocar na medida certa, os momentos de tensão vividos por Philips e o alívio (na cena final) quando é resgatado. Baseado no livro “A Captain Duty” escrito pelo próprio Philips com Stephan Talty, o filme vale a ida ao cinema por mostra como a rotina no mar pode ser mudada, assim como a maré. Onde histórias reais quando bem adaptadas para o cinema se tornam um espetáculo visual impressionante junto ao contexto social vivido pelos seus personagens.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....