Pular para o conteúdo principal

"O Quê Agora?!?!" ... "Um Concerto Para Banda & Orquestra"

Diferente do que se imagina, não é nenhuma reclamação e sim uma constatação. É uma tradução livre dos nomes de dois álbuns que acabaram de sair em nossa terra brasilis. “Now What (2013)” é o novo disco de uma das maiores bandas de rock dos anos 70, o Deep Purple. E o segundo, é o último trabalho gravado pelo ex-tecladista do grupo em vida, Jon Lord (falecido em 16 de julho de 2012), “Concert for Group and Orchestra (2012)”. “Now What” é o trabalho recente do DP com canções inéditas produzidas por Bob Ezrin, responsável pelo maior sucesso nas paradas musicais dos mascarados do KISS, "Destroyer (1976)". O disco segue a linha musical do último álbum deles, “Rapture of the Deep (2005)”.


Com canções como “Hell to Pay” e aponta para novos horizontes como no ska de “All The Time in the World”, o blues de “Body Line” e no tributo a Jon Lord, “Uncommon Man”. Uma peça musical de tons épicos. Bem o som característico do grupo no single “Vincent Price” com destaque para o órgão de Don Airey (mítico tecladista responsável pela antológica inrodução de “Mr. Crowley” de Ozzy Osbourne e substituto de Lord desde sua saída do DP em 2002).

O tom do álbum segue uma característica musical desde a entrada de Steve Morse (guitarra) no DP em 1994. Onde o som deles ganha novos contornos com o blues, jazz rock e uma pitada de rock progressivo, além do seu tradicional hard rock com os riffs cortantes de Ritchie Blackmore (guitarrista fundador do grupo). O que deixa suas “viúvas (fãs xiitas de Blackmore)” de cabelos em pé. E uma triste verdade, a voz do eterno “Silver TongueIan Gillan já não é mais a mesma. Roger Glover (contrabaixo) e Ian Paice (bateria) continuam formando uma das melhores "cozinhas" do mundo do rock.


No caso de Jon Lord, depois de sair do Deep Purple, ele enveredou para a música clássica. Dando ênfase à sua peça musical “Concert for Group & Orchestra” composta com a banda em 1969 em sua formação clássica, a MK II, com Gillan, Glover, Paice, Lord & Ritchie Blackmore. Juntamente com Malcolm Arnold & a The Royal Philharmonic Orchestra. Nos anos de 2000 & 2001, quando ainda estava no DP, fez uma turnê mundial para comemorar os 30 anos da obra.

incluindo passagem em nossa terra brasilis no Via Funchal em 07 de setembro daquele ano com a Orquestra Jazz Sinfônica regida por Paul Mann e a participação especial de Ronnie James Dio. E em 02 de maio de 2009, na Virada Cultural da cidade de São Paulo, Lord retorna para uma apresentação ao ar livre na Avenida São João com a Orquestra Sinfônica de São Paulo com a regência do maestro Rodrigo Carvalho. No ano passado, Jon gravou a versão definitiva de sua peça clássica. Dividida em três atos:

Moviment I: Moderato Alegro

Moviment II: Andante, com a participação de Bruce Dickinson, onde se ouve um lado mais lírico na sua performance. Ao contrário das canções no Iron Maiden. Sai Blackmore e entra o feeling blueseiro de Joe Bonamassa. 

Moviment III: Vivale – Presto, conta com o virtuosismo das seis cordas de Steve Morse.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...