Ao contrário do que aparenta, não é nenhuma frase de autoajuda com duplo
sentido filosófico e sim a junção de três títulos de discos que foram lançados
recentemente no mercado fonográfico brasileiro. Estamos nos referindo a “Get Up (2013)”, parceria do
guitarrista Ben Harper com o gaitista & bluesman Charlie
Musselwhite; já “People, Hell &
Angels (2013)”, é o mais recente álbum póstumo do Deus das seis cordas, Jimi
Hendrix e “Blak & Blu
(2012)” é a estreia de Gary Clark Jr., a mais nova revelação do blues norte-americano. Então, vamos por partes como diria um velho filósofo.
“Get Up” é a entrada de Ben
Harper no mundo do blues e muito bem acompanhado por Charlie Musselwhite. Não é a primeira parceria dele, Harper já tinha feito isso
anteriormente com o grupo vocal cego Blind Boys of Alabama (se você pensou
estilo One Direction, esqueça! Estes são muito mais talentosos). O disco na sua
essência lembra aquele blues feito nas margens dos rios do Mississipi, ou seja,
blues de raiz. Onde Harper abusa do
slide com seu bottleneck e Musselwhite esbanja
toda sua classe na gaita. O destaque fica para as faixas “We Can’t End This Way” e “I
Don’t Believe A Word You Say”.
Já “People, Hell & Angels”, lançado em março deste ano, reúne gravações feitas entre 1968 e 1970. Assim como “Valley of Neptune (2010)”, outro disco com pérolas que não tinha visto a luz do sol e os ouvidos dos fãs até então. Tem como destaques, as inéditas “Somewhere” com Stephen Stills (Crosby, Stills & Nash) no contrabaixo e Buddy Miles na bateria; “Let Me Move You” e “Mojo Man” com Lonnie Youngblood e Albert Allen nos vocais, respectivamente.
Com Gary Clark Jr., tivemos oportunidade de
vê-lo e ouvi-lo antes de “Black & Blu (2012)” sair por
aqui. Em 2011, como o show de abertura da mão lenta de Deus, Eric Clapton. E em
abril deste ano, no festival Lollapalooza. Mostrando vitalidade e versatilidade,
Clark Jr. já diz a que veio com “Ain’t Messin ‘Round”, “When My Train Pulls In” e “Bright Lights”. Ele traz referências de
blues das antigas com algumas pitadas de R’n’B e batidas eletrônicas. Mas sem
sair da sua essência rock’n’roll. Destacando também a ótima versão de “Third Stone From The Sun” de Jimi
Hendrix com “If You Love Me Like You Say”
do bluesman Little Johnny Taylor.
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