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O SOM DA CIDADE por DAVE GROHL

Ao contrario do que parece, não é nenhuma frase com sentido filosófico e sim, o nome de um documentário sobre rock que acaba de sair por aqui. É “Sound City: Real to Reel (2013)”, sobre o mítico estúdio de gravação na cidade de Los Angeles e berço de clássicos do rock como “After The Gold Rush (1971)” de Neil Young, “Damn the Torpedoes (1979)” de Tom Petty & the Heartbreakers, “Fleetwood Mac (1975)”, “Working Class Dog (1981)” de Rick Springsfield, “Holy Diver (1983)” do Dio, “Nevermind (1991)” do Nirvana, “Rage Against The Machine (1992)”, “Unchained (1996) de Johnny Cash, “Rated R (2000) do Queens of Stoned Age e "Death Magnetic (2008)" do Metallica.


Escrito e dirigido pelo líder do Foo Fighters, Dave Grohl. Prestando tributo a um dos estúdios mais conhecidos nos EUA e que infelizmente teve que fechar suas portas em 2011. Até então tinha como endereço a Cabrito Road 15456, era muito mal localizado, desorganizado e sujo por dentro. Sua história se confunde com a da música como um todo. Pois antes era uma fábrica de amplificadores Vox coberta por um carpete marrom em suas paredes.


Recheado por depoimentos de músicos e produtores como Tom Petty, Neil Young, Trent Reznor (Nine Inch Nails), Rick Rubin, Butch Vig, Josh Homme (Queens of Stone Age), Lars Ulrich (Metallica) que gravaram lá bem como Paula Salvatore (gerente do estúdio de 1981 a 1990), Nick Raskulinecs (office-boy e hoje um dos melhores produtores da nova geração) e Keith Olsen (engenheiro de som e produtor de artistas como Heart, Starship, Whitesnake, Ozzy Osbourne e Scorpions) que trabalharam no Sound City.


A melhor história fica sobre a mesa de som Neve 8028. Desde sua criação pelo engenheiro Rupert Neve e sua instalação no Sound City, dito pelos próprios como estar dentro da Enterprise (a icônica nave de STAR TREK). Todos são unânimes em dizer que a mesa deixa o som da bateria mais cristalino e puro. Fazendo com que a gravação fique mais analógica possível, isto é, sem qualquer tipo de manipulação na mixagem final na música em si. Depois do seu fechamento, a mesa foi comprada por Grohl, instalada na sua casa em seu estúdio particular, o Studio 606. O Quartel General da sua banda, os Foo Fighters.  


Sound City: Real to Reel” é  um testemunho de um capítulo da história do rock nos Estados Unidos, onde clássicos discos foram gravados lá e deixando um legado para a música. Dave Grohl mostra sua versatilidade como artista, atacando como diretor e roteirista. E no final, como não poderia ser diferente, ele compõe e toca nas canções inéditas feitas para o documentário. Destaque para a sessão de gravação de “Cut Me Some Slack” com o Beatle sir Paul McCartney, com uma guitarra saída do game Guitar Hero, com os remanescentes do Nirvana Krist Novoselic (contrabaixo), Pat Smear (guitarra) e Dave Grohl (bateria). E o tema "Mantra" com Grohl, Josh Homme e Trent Reznor.


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